Familiares
Os espíritos familiares, ou simplesmente familiares, são figuras místicas concebidas no folclore britânico da Idade Moderna, criados ou convocados no intuito de servir a seus mestres como escravos domésticos, ajudantes, espiões ou companhias, geralmente relacionados às bruxas em adição à sua própria magia e feitiçaria.
E, em Castlevania: Symphony of the Night, eles não são nada diferentes da concepção folclórica, exceto, talvez, pelo fato de que, na superstição, eles pareçam ter uma maior afinidade com o aspecto animal, enquanto no game eles possuem formas de monstros próprias do jogo.
Conhecendo a família
Agora que já nos relembramos dos familiares e de sua natureza, vamos entrar em detalhes sobre cada um deles. Os familiares de Castlevania são convocados através de cartões encontrados por Alucard, em diversos lugares do castelo, passando a ser utilizados pelo mesmo a partir de então. O protagonista só pode usar um familiar de cada vez, é verdade, mas cada um deles tem uma função bem específica e diferente dos demais.
O fantasma (Ghost) é um familiar com a aparência de uma caveira flutuante envolta em chamas azuis. Na verdade, na cultura japonesa, as chamas azuis representam, por si só, os espíritos daqueles que já se foram. E o familiar fantasma tem grande utilidade para Alucard. Basta invocá-lo e ele começará a perseguir os inimigos da tela, em busca de absorver suas energias vitais. Ele não é muito rápido, mas, em níveis mais altos, pode reverter a energia que absorve para Alucard, tornando-se um verdadeiro sugador de sangue.
A espada (Sword) tem a aparência de uma espada que flutua sem um corpo para lhe sustentar, o que já seria o suficiente para assustar a maioria daqueles que cruzassem com Alucard, mas ela, ainda por cima, é capaz de atacar sozinha, causando grandes quantidades de dano aos inimigos. Nos primeiros níveis, sua pontaria será horrenda mas, conforme vai progredindo, sua pontaria e seu dano vão aumentando até o momento em que ela é capaz de limpar uma sala inteira sozinha. A partir do nível 50, ela também permite que Alucard a use como uma arma, tornando-se a espada mais forte do jogo. Ela também é capaz de se multiplicar e atacar todos os inimigos próximos utilizando a magia Sword Brothers.
O demônio (Demon) possui a aparência de um pequeno demônio roxo, com asas, chifres e até uma lança. Ele parece só atacar os inimigos quando está com vontade, e não vai muito longe de Alucard para fazê-lo, mas é capaz de lançar algumas magias para ajudá-lo - quando quer. Um momento muito interessante do jogo é quando você precisa apertar um botão que está do outro lado da parede: basta colocar o diabinho perto de lá que ele soltará um sonoro "Oh! A switch!" e apertará o botão para você.
A fada (Faerie) é o único familiar que não é voltado para o ataque, mas isso não a torna menos útil. Ao contrário, ela é capaz de curar Alucard de condições especiais e, até mesmo, recuperar seus pontos de vida, utilizando os itens do inventário do protagonista sem que o jogador precise sequer pensar em chamar o menu. Ela também parece ser bastante ligada a ele, já que fica se lamentando toda vez que o jogador permite que Alucard morra.
Finalmente, o morcego (Bat) é um familiar em forma de morcego, que voa constantemente seguindo seu mestre. No entanto, ele não é muito rápido nessa tarefa, e nem muito forte em seus ataques. Ele solta uma exclamação toda vez que vê um inimigo, e voa em seu encalce para atacá-lo. Um fato interessante é que, se Alucard assumir, ele mesmo, a forma de morcego, o familiar irá se apaixonar por ele, soltando um coração, e irá segui-lo muito mais de perto. Inclusive, se Alucard possuir a habilidade de soltar bolas de fogo na forma de morcego, toda vez que o fizer, o familiar o copiará. Em níveis mais altos, o familiar é capaz de chamar outros morcegos para ajudá-lo, mas todos têm a mesma função.
Por toda a história de Castlevania, os familiares têm sido grandes ajudantes dos protagonistas. E os familiares de Symphony of the Night destacam-se entre eles, pela variedade e habilidade. E você, leitor, já jogou o game protagonizado por Alucard? O que achou dos familiares? Ou já jogou algum outro game onde também era possível convocar espíritos para ajudá-lo? Use seus comentários para complementar este artigo!