Veterano de guerra
A paixão de Igarashi pelos jogos eletrônicos não pode ser datada, pois o desenvolvedor tinha como objetivo entrar para a indústria desde a faculdade e assim que concluiu seu curso procurou emprego na área. Seu primeiro emprego seria em algum outro estúdio de desenvolvimento, porém um desentendimento com o departamento de recursos humanos causou sua demissão logo em seu primeiro dia de trabalho.Depois deste episódio, um de seus professores na faculdade o convidou para trabalhar consigo na Konami, que naquela época - IGA entrou para a empresa em 1990 - já tinha emplacado o primeiro Castlevania. Depois de passar pelos exames admissionais da empresa, Igarashi passou a integrar a equipe como programador. Já imaginou o que seria da franquia hoje se o desenvolvedor não tivesse sido demitido do seu primeiro emprego?
O primeiro jogo no qual o desenvolvedor teve seu nome inserido nos créditos foi em Dettana!! TwinBee, lançado para TurboGrafx, e nos créditos após encerrar o jogo, o famigerado apelido que perdura até hoje já estava presente. O momento de virada na carreira do produtor veio após o lançamento de TokiMeki Memorial, um simulador de namoros que fez considerável sucesso comercial em terras nipônicas. Com este trunfo em mãos, Igarashi pediu à Konami que o transferisse para a equipe responsável pelos jogos da série Castlevania, da qual já era fã a bastante tempo.
Primeiro trabalho: revolução
Após cumprir seu objetivo, era hora de pôr a mão na massa. Agora como diretor assistente, IGA deu novo ar à série com Castlevania: Symphony of the Night, lançado para o primeiro console de mesa da Sony. Uma das principais mudanças em relação aos títulos anteriores foi a criação de um mapa unificado, abandonando a já saturada fórmula de jogo em fases, aproximando o jogo a outros clássicos como Metroid (NES), produzido pelo lendário Gunpei Yokoi.Este também foi o primeiro Castlevania onde não morríamos ao cair em um precipício, o que com certeza deve ter agradado aos fãs que não eram muito bons nos pulos. Aliado aos dois fatores já mencionados, foi também implantado um sistema tirado dos famigerados RPGs, e também pela primeira vez os Belmont passaram a contar com pontos de vida.
Capa européia do revolucionário episódio de Castlevania |
Um retorno com decisões polêmicas
Entre a saída do desenvolvedor e seu retorno, quatro jogos da série Castlevania foram lançados: Castlevania Legends (GBC), Castlevania 64 (N64), sua sequência para o mesmo console Castlevania: Legacy of Darkness e Castlevania: Circle of the Moon (GBA). Durante este tempo, a mudança mais notável na série foi a conversão do 2D para o 3D nas versões para o console de mesa da Nintendo, que não alcançaram sucesso, sendo criticados pela mídia especializada e rejeitados pelo público. Devo ter sido um dos únicos a gostar destas versões.Outra das decisões polêmicas do produtor foi a exclusão dos quatro títulos mencionados anteriormente da linha temporal oficial da série. Enquanto Circle of the Moon e os títulos lançados para o Nintendo 64 passaram a ser tratados como spin-offs, Castlevania Legends foi excluído totalmente da cronologia. O motivo para estas exclusões foi para que a história de Castlevania pudesse seguir uma ordem temporal lógica e sem confusões.
As inovações não pararam por aí
Durante o período que IGA comandou a série, a franquia ganhou mais inovações que vieram a complementar o estilo consagrado por Symphony of the Night, como o sistema de coletar a alma dos inimigos para resolver enigmas e, claro, arrasar com seus inimigos em Aria of Sorrow (GBA) e sua continuação Dawn of Sorrow (DS). Também contou com a presença da segunda protagonista feminina, Shanoa, de Order of Ecclesia (DS). Devido à exclusão de Castlevania Legends - que foi o primeiro título a contar com uma personagem principal - da cronologia oficial, Shanoa pode ser considerada a única heroína a existir na história.Koji Igarashi permaneceu como produtor da franquia durante nove anos e lançou treze jogos para diferentes sistemas, sendo dois deles remakes e um deles até fora do gênero comum, Castlevania: Judgement (Wii) trouxe os heróis e vilões de diferentes épocas da saga para se digladiar em combates 3D.
Que tal uma partidinha de Castlevania: Judgement? |
Jogos em que participou
Jogos da série Castlevania:- Castlevania: Symphony of the Night (PS)
- Castlevania Chronicles (PS)
- Castlevania: Harmony of Dissonance (GBA)
- Castlevania: Aria of Sorrow (GBA)
- Castlevania: Lament of Innocence (PS2)
- Castlevania: Dawn of Sorrow (DS])
- Castlevania: Curse of Darkness (PS2/XB)
- Castlevania: Portrait of Ruin (DS)
- Castlevania: Order of Shadows (Mobile)
- Castlevania: The Dracula X Chronicles (PSP)
- Castlevania: Order of Ecclesia (NDS)
- Castlevania Judgment (Wii)
- Castlevania: The Adventure ReBirth (WiiWare)
- Castlevania: Harmony of Despair (XBLA)
- Detana!! TwinBee (Turbografx)
- Gradius II (Turbografx 16)
- Tokimeki Memorial (TurboGrafx-16)
- Tokimeki Memorial: Forever with you (PS/Saturn)
- Elder Gate (PS)
- Nano Breaker (PS2)
- Otomedius Excellent (X360)
- Leedmees (X360)
Apesar de possuir jogos fora da série Castlevania, nenhum deles obteve semelhante sucesso. Fã apaixonado dos jogos 2D, um dos desejos do produtor é de que os jogos bidimensionais permaneçam vivos entre os novos gamers. Já conhecia o famoso produtor, que já chegou até a comparecer em eventos portando um chicote? Sabia que um dos ídolos do desenvolvedor é seu colega de trabalho, Hideo Kojima? Será que ele retorna à série ou virá com algo totalmente novo? Compartilhe conosco sua opinião!
Revisão: José Carlos Alves