O primeiro detalhe a ser observado é o tempo de desenvolvimento. Programado inicialmente para ser lançado no ano passado, o jogo enfrentou alguns problemas, por isso só agora temos a primeira demo disponível, ainda em estágio pré-beta. Esse é um ponto que a Epifânica fez questão de ressaltar, o objetivo é obter um feedback de alguns elementos de jogabilidade desenvolvidos até aqui, e o programa ainda está com diversos bugs e elementos ausentes.
Mapa dos controles da demo. |
Bom, vamos a demo. A começar pelos controles, há duas opções disponíveis, GamePad (preferencialmente de Xbox 360) ou teclado e mouse. A jogabilidade claramente foi criada tendo um controle tradicional em mente, o que justifica o uso de círculos para selecionar magias e itens com o analógico. Infelizmente não pude testar essa configuração pois o arquivo responsável pelos comandos do controle não executaram no meu computador, então usei o teclado e mouse, o que acaba sendo bastante desconfortável, devido à posição e quantidade de teclas necessárias para realizar todos os movimentos.
Para jogar, os seguintes requisitos são necessários, e devem refletir o que veremos na versão final:
Windows
- Intel Core 2™ Duo ou melhor.
- Microsoft ® Windows ® XP (32-bit), Windows ® Server 2003 (32-bit), Windows Server 2008 (32-bit), Windows Vista ® (32-bit), Windows 7 (32 bit e 64 bit) ou Windows 8.
- 2 GB de RAM, Geforce 7000 series ou placa gráfica compatível melhor.
Mac OS
- Intel Core 2™ Duo 1.83 GHz ou melhor.
- Mac OS X v10.6, v10.7 ou v10.8.
- 2 GB de RAM, Geforce 7000 series ou placa gráfica compatível melhor.
Linux
- Intel Core 2™ Duo ou melhor.
- Cliente Linux compatível com Flash Player Standalone para Linux.
- 2 GB de RAM, Geforce 7000 series ou placa gráfica compatível melhor.
Menu com o visual no mundo da luz |
e no mundo da escuridão. |
Como mencionado anteriormente, essa demo é de uma versão pré-beta e ainda apresenta vários bugs. O jogo chegou a travar uma ou duas vezes, e o acesso aos menus com a tecla ESC é problemático. Além disso, os menus de armas e magias não estão funcionando ainda, com apenas um modelo de espada disponível para uso. A demo também não apresenta nenhum detalhe da história do jogo, que gira em torno de Sephius, primeiro híbrido de criatura da luz e da escuridão. Todo o mundo do jogo referencia essa divisão dualística, o que inclusive respinga no design do jogo. Na demo isso pode ser percebido através dos menus e barras de status, que mudam de aparência dependendo de qual dos lados o personagem está (luz ou escuridão).
A Luz da Escuridão lembra bastante os jogos da Vanillaware, como Odin Sphere e Muramasa: The Demon Blade, tanto no estilo artístico quanto na jogabilidade. Os cenários e design 2D apresentados na demo estão bem interessantes, mas a resolução baixa afeta a bastante a beleza do jogo.
Imagens da cutscene da demo. |
Há três modos disponíveis na demo para testarmos: Sandbox, The Pillars e Zone of Oblivion, cada um focado em um aspecto diferente da jogabilidade. Todos são precedidos pela mesma cutscene, com partes animadas, muito bonitas, por sinal, intercaladas com imagens estáticas. Apesar de não revelar detalhes do enredo, ela apresenta elementos de conflitos que podemos esperar no produto final, além de iniciar com uma narração em Sansico, a língua ficcional criada para o game.
Sandbox
The Pillars
Na defesa, há dois tipos de escudo, físicos e místicos, cada um adequado para um tipo diferente de ataque. Eles não são indestrutíveis, caso o jogador receba muitos ataques eles quebrarão.
Uma das mecânicas chave é o conceito de essência, que assume a forma de uma fumaça colorida. Há mais de um tipo e elas são responsáveis por evoluir o nível do personagem, recuperar HP, etc. A principal forma de obter essência é absorver a que é deixada por um inimigo após ou durante sua morte. Quanto mais tempo se passar antes de absorvê-la, mais ela se dissipará e menos efeito terá, o que pode ser um problema caso você esteja no meio de uma luta contra vários monstros (a absorção não é automática e não é possível lutar ou se defender enquanto ela ocorre).
Zone of Oblivion
Essa é a seção mais próxima do formato final do game, apresentando uma fase com alguns inimigos (especialmente uma espécie de água-viva voadora) e diversos elementos de plataforma. Cair de grandes alturas causa danos no personagem, o que pode ser um problema caso você não efetue o salto corretamente. Em certos momentos é necessário aplicar determinada magia em uma espécie de receptáculo para liberar passagens, mas fora isso não há maiores obstáculos.Esta primeira demo é interessante para conhecermos melhor a proposta de A Luz da Escuridão, especialmente sua jogabilidade, mas ainda resta um longo caminho até a versão final. Lembrando que esta é uma demo pré-beta exclusiva para colaboradores do projeto no Kickstarter. Futuramente existem planos para o lançamento de uma demonstração pública. Quem possuir interesse pode buscar mais detalhes no manual (em inglês) e na descrição (em português) disponibilizados no site da Epifânica.
Revisão: Leandro Fernandes