Atravessar cavernas e monstros em busca dos cálices é sua missão em Dangerous Dave (DOS)

em 18/03/2013

Se você é uma pessoa que gosta de jogar no computador, certamente tem diversas opções de games à sua disposição. Você pode usar lojas v... (por Gabriel Toschi em 18/03/2013, via GameBlast)


Se você é uma pessoa que gosta de jogar no computador, certamente tem diversas opções de games à sua disposição. Você pode usar lojas virtuais, como a Steam e a Origin, baixar jogos grátis pela internet, jogar online e até comprar em mídia física. Mas teve uma época que não era tão fácil assim, se nem jogos eletrônicos existiam, imagina no computador, onde esta indústria também estava engatinhando. Por incrível que pareça, no DOS, entre muitos jogos, um se destacou por altas doses de nostalgia em muitas pessoas. Sim, vamos falar de Dangerous Dave!

Dave, Dave... Sua mãe nunca te ensinou a não entrar em lugares estranhos?

Por mais que eu não seja da época do lançamento desse jogo, feito pelo programador John Romero, em 1988, foram horas e horas perdidas neste clássico game de DOS. Sua missão é guiar Dave, o protagonista, pelas dez fases que compõem o jogo, no melhor estilo plataforma. Para conseguir chegar até o fim da fase, era necessário coletar um cálice dourado (que era como uma chave) e entrar em uma porta de madeira. Isto se não tivesse coisas no meio do caminho pra te atrapalhar como sempre.


Desde chamas de fogo amorosas (“amor é fogo que arde sem se ver”, entenderam?), passando por algas roxas asssasinas, até um líquido azul que parece água mas também te mata ao encostar, você vai ter um pouquinho de trabalho até chegar no bendito cálice. Ainda bem que você tem alguns itens para te ajudar, como um jetpack e até uma arma (é necessário pressionar o Ctrl para atirar - passei duas horas tentando descobrir isto enquanto criança).

Aí, essa é a maldita arma. Ctrl: nunca se esqueçam.

Desculpa... mas funciona com Konami Code?

Por mais que não pareça, Dangerous Dave é difícil, ou, pelo menos, um pouco. Posso equiparar, sem medo, sua dificuldade com a de SMB: The Lost Levels. Existem algumas fases onde você deve ter uma precisão cirúrgica para conseguir passar, ou, simplesmente, pular pra cair certo em um único pixel de chão. Isso sem contar os inimigos que se escondem atrás dos obstáculos. Ah sim, você só tem três vidas pra terminar.



Nostalgia ou não, Dave é um ótimo clássico do DOS e vale a pena ser jogado. Tenho certeza que você nunca mais vai se esquecer do corredor onde Dave passava entre uma fase e outra, de tantas vezes que é necessário passar por ele até o fim do jogo. E aí leitores, quais são suas lembranças deste game?

Revisão: Leonardo Nazareth
Siga o Blast nas Redes Sociais
Gabriel Toschi
sempre com projetos criativos, estranhos ou os dois ao mesmo tempo. desenvolvedor de software, game designer e escritor sobre as coisas que eu gosto.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).