Prévia: Game of Thrones: Ascent (Social)

em 14/02/2013

Anteriormente, tivemos a oportunidade de conferir conosco como seria um jogo perfeito da aclamada obra literária As Crônicas de Gelo e Fo... (por Filipe Salles em 14/02/2013, via GameBlast)

Anteriormente, tivemos a oportunidade de conferir conosco como seria um jogo perfeito da aclamada obra literária As Crônicas de Gelo e Fogo, popularmente conhecida pelo nome de sua série televisiva da HBO, Game of Thrones. Hoje trazemos para vocês a prévia de Game of Thrones: Ascent, que será lançado neste ano para o Facebook e vem prometendo revolucionar a forma de se jogar os famosos "joguinhos de Facebook". Confira no GameBlast!

Nunca foi tão fácil ser um nobre

Mesmo que no reino de Westeros e no continente de Essos exista uma grande diversidade de classes sociais e profissões, como soldado, mercenário, escravo, servo, entre outros, em Game of Thrones: Ascent você inicia como um nobre, com sua própria casa e bandeira, e deverá escolher qual das grandes casas será a sua suserana.

Atualmente as famílias disponíveis são: Stark; Lannister; Baratheon; Greyjoy e Targaryen. Embora os Stark, Lannister e Baratheon estejam na briga central pelo trono de ferro, apoiar a causa Targaryen deve possibilitar uma mecânica diferente de jogo, já que, como um nobre em Westeros, você deverá se curvar ao desejo do Trono de Ferro, mesmo que ele esteja ocupado por um usurpador. Jogar como Greyjoy também pode ser interessante, pois os habitantes das Ilhas de Ferro possuem uma cultura diferente dos outros reinos, com mais ênfase na vida ao mar e a pilhagem do que a posse de terras em si, tanto que o lema de sua casa é "Nós não semeamos".

Ser ou não ser? Eis a questão

As interações sociais estão entre uma das principais características de Game of Thrones: Ascent. Esqueça o “mande um presente inútil com uma notificação chata para todos da sua lista do Facebook” e reserve espaço para conflitos morais e éticos e também uma boa dose de traição enquanto luta por poder nas terras de Westeros, e esse fator pode ser convidativo aos jogadores hardcore.

Você poderá ver seu alinhamento no canto inferior direito da tela
Falando nos conflitos em si, o novo título possui um sistema interessante de alinhamentos, no qual suas ações poderão influenciar três diferentes fatores: sua religião, que balançará entre os velhos e os novos costumes, o seu senso de dever, se ele será para com sua família ou para com seu reino ou como você é visto pelo restante do reino, podendo ser considerado leal e verdadeiro ou se você será considerado um mentiroso cheio de astúcia e habilidade.

Dentro das mecânicas de jogo, podemos adquirir influência através de batalhas, estabelecimento de um comércio forte ou tecendo uma rede de intrigas, utilizando-se dos métodos mais escusos para se conseguir poder. Como os próprios nomes já dizem, é através desses instrumentos que você será reconhecido como uma força nos Sete Reinos, ganhando poder e conquistando influência.

O que você acha de se casar com a minha filha que você nunca viu na vida?

Não apenas uma realidade dos livros da série, mas também um antigo costume da sociedade medieval em geral, o casamento com outras casas nobres - que serão representadas por outros jogadores como você - também é uma opção a ser utilizada dentro do jogo para assegurar poder e aumentar sua esfera de influência; inclusive, será possível combinar o casamento de seus filhos com filhas de outras casas nobres, ou vice-versa.


Além disso, será possível ao jogador entrar em alianças - que funcionam da mesma forma que as já conhecidas guilds, presentes em qualquer MMORPG que se preze - e também de estabelecer pactos secretamente com outros jogadores, contanto que essas alianças possam gerar ainda mais poder. Apenas tome cuidado, pois no jogo dos tronos, ou você vence ou você morre.

Na hora de fazer o serviço sujo

Para executar as mais diferentes tarefas dentro de seu feudo e por todo o reino, será necessário obter espadas juramentadas ao seu serviço, que irão embarcar em diversos tipos de aventuras (as famigeradas quests), desde comandar seu exército a um território inimigo ou estabelecer um acordo comercial com outros jogadores. Para isso, cada uma de suas espadas terão habilidades distintas e serão melhores em executar um tipo de ação do que outra. A não ser que você prefira ver seu melhor comandante morto por tentar espionar um jogador adversário.

Para atrair novas espadas juramentadas ao seu serviço, você precisará de muitos veados de prata e dragões de ouro e, para que isso aconteça, você poderá desenvolver o seu território e colher os tributos de sua população, ou enviar seus fiéis heróis cavaleiros em missões para arrecadar ainda mais dinheiro e recursos. Além de contar com uma ajuda amiga, principalmente se for interessante para seu amigo que você cresça em poder.
Além da moeda de jogo, será necessário também adquirir diferentes recursos, como madeira e ferro, para que você possa produzir ferramentas, armas e materiais que poderão ser comercializados com os jogadores afim de atrair ainda mais ouro para si.

Ainda não há muitas informações à respeito da parte sonora do jogo, porém algumas imagens do jogo foram liberadas em seu website recentemente que você pôde conferir algumas delas durante este texto. As ilustrações do jogo lembram bastante o tipo de desenhos utilizados em jogos de tabuleiro e cartas que seguem o gênero fantasia medieval, como por exemplo o jogo de tabuleiro Small World e o próprio jogo de cartas colecionáveis da série Crônicas de Gelo e Fogo.

Game of Thrones: Ascent está prometendo uma complexidade jamais vista anteriormente em jogos sociais, o que pode converter muitos jogadores hardcore a se aventurar pelo Facebook à procura de conquistar o doloroso Trono de Ferro. Será que esta jornada em Westeros valerá a pena? Está pronto para entrar no papel de um nobre westerosi e defender o seu reino? Ou será que tomá-lo para si é mais interessante? Compartilhe conosco!

Game of Thrones: Ascent (Social)
Desenvolvimento: Disruptor Beam
Lançamento: 2013
Expectativa: 4/5

Revisão: Rafael Becker


Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.