Item Box: Caderno Mágico (Scribblenauts)

em 17/02/2013

Você sempre quis alguma coisa quando era criança e não podia ter. Sim, sabemos disso e não precisa negar. Agora imagina se você pudess... (por Gabriel Toschi em 17/02/2013, via GameBlast)

Você sempre quis alguma coisa quando era criança e não podia ter. Sim, sabemos disso e não precisa negar. Agora imagina se você pudesse conseguir qualquer coisa que quisesse nessa época... apenas por escrever isso em um lugar? Tipo uma lista de desejos que se realizaria, de qualquer forma. Maxwell, o protagonista da série Scribblenauts, possui esta facilidade pelo simples fato de ter um caderno... mágico! Vamos conhecer um pouco mais sobre esse artefato em mais um Item Box.
Atenção! Esse texto contêm spoilers do começo da trama de Scribblenauts Unlimited. Sim, apenas o começo, então se já conhece essa parte da história ou se preocupa apenas com o final, continue a ler sem medo.

“Como ele é?” “Um Death Note ao contrário, só que de desejos.”

Objetos! Em todo lugar!
Por mais estranha que possa parecer, esta comparação com o Death Note é totalmente válida. No anime, ao escrever o nome de alguém no caderno, ela teria sua morte premeditada. Com Maxwell, as coisas ficam um pouquinho mais legais (e consideravelmente opostas): escreva o nome de qualquer objeto no caderno e ele simplesmente ganhará vida, na sua frente.

Sendo peça-chave na jogabilidade da série, o Caderno Mágico de Maxwell está disponível desde os jogos de DS (Scribblenauts e Super Scribblenauts) até o último lançamento, Scribblenauts Unlimited, para 3DS, Wii U e PC. Fisicamente, bem simples: uma capa verde, acompanhado de um lápis amarelo e vermelho; porém, com um poder infinito dentro dele! Quer dizer, infinito se não existissem as patentes.

Por motivos que, obviamente, fogem de explicação dentro do universo do jogo, não é possível produzir objetos que venham de nomes próprios e nomes de empresas. Quer dizer, mais ou menos: com o lançamento de Unlimited e de seu “editor de objetos”, é possível escrever uma TARDIS em vez de uma máquina do tempo e funcionar.

Fique bem claro que isto era um antílope.
Além disso, desde Super Scribblenauts, é possível dar adjetivos aos objetos (até mesmo os que não foram criados pelo caderno). Assim, não seria de nada estranho você escrever “dragão alado colossal colorido neon corajoso brilhante mágico” e sair a coisa mais bizarra da história. Maxwell deve se divertir muito com tudo isso. 

Também quero! Onde vende?

Por incrível que pareça, a origem do caderno era muito estranha quando foram lançados os primeiros jogos da série Scribblenauts. Maxwell simplesmente tinha o caderno e usava aquilo para conseguir Starites, sem nenhum motivo “aparente”. Em Unlimited, porém, finalmente foi esclarecido de onde surgiu esse artefato mágico.

Os pais de Maxwell são dois grandes aventureiros aposentados e visitaram todo o mundo em busca de tesouros antigos. O Caderno Mágico que foi concebido ao filho é, na verdade, um destes artefatos, entregue em conjunto com um Globo de Teletransporte, capaz de levar Maxwell e sua irmã Lily para qualquer ponto do mundo.

A Pergunta Fundamental da Vida, do Universo e Tudo Mais devia ser "quantos filhos eles tiveram": foram 42!
Assim, pelo jeito, não deve ser tão fácil encontrar um exemplar dando sopa por aí. Mas bem que seria muito legal ter o mesmo poder de Maxwell. Se tivesse um Caderno Mágico, o que iria fazer com ele, hein?

Revisão: Jaime Ninice 

sempre com projetos criativos, estranhos ou os dois ao mesmo tempo. desenvolvedor de software, game designer e escritor sobre as coisas que eu gosto.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.