O Reino de Guardiana em perigo
A premissa do jogo é bem simples. Tudo começa quando você, um aprendiz de guerreiro do reino de Guardiana, está praticando suas habilidades com a espada quando você e mais um grupo de jovens guerreiros do reino são escolhidos pelo Rei para investigar um ataque a um templo próximo ao Reino. Afinal, por que não enviar um grupo de novatos para resolver um problema, não é?
Logo de cara você irá perceber vários elementos que hoje são comuns em jogos de estratégia por turnos. Afinal, Shining Force foi um dos primeiros do gênero para consoles, portanto o seu ritmo é um tanto lento comparado com os de hoje, mas não deixe isso lhe assustar pois a jogabilidade é sólida e logo você se vê preso ao jogo, querendo evoluir mais seus personagens e vencer as próximas batalhas.
A arte do jogo continua boa, considerando que o mesmo foi lançado a duas décadas. Os vários personagens são bem representados, embora com poucos detalhes para diferenciar os da mesma classe. Além dos clássicos guerreiro, cavaleiro e arqueiro, por exemplo, também é possível recrutar um lobisomem, um velhinho que voa com uma máquina especial e um hamster, para citar alguns.
Os cenários também possuem uma boa variedade. Indo de florestas e montanhas para cavernas e barcos, há variação suficiente para não entediar ninguém. Além disso também há uma boa quantidade de inimigos como orcs, feiticeiros e polvos, e sempre é bom ter cuidado ao encontrar inimigos novos.
Montando sua Equipe
Ao todo o jogo oferece 30 personagens que você pode recrutar ao longo de sua aventura para compor sua equipe. Como já comentei antes há várias classes diferentes e personagens inusitados, o que permite a você formar uma equipe clássica com guerreiros e magos ou uma completamente diferente com ninjas, robôs e lobisomens. Mas calma, para recrutar vários dos personagens do jogo é necessário prestar atenção no que é dito pelas pessoas e explorar as cidades. Oi, explorar? Não é um jogo de estratégia? Bom, vamos com calma.
Da para entender quem é de qual classe aí? |
É importante explorar para conseguir novos personagens. |
Uma prosa com o padre e pronto, você evoluiu de classe. |
Ao longo de oito capítulos, espere passar por umas 30 batalhas que podem exigir um pouco de sua paciência e algumas que vão exigir bastante de sua capacidade estratégica. Não é considerado um jogo difícil, os inimigos não são muito espertos e a falta de penalidade ao morrer facilita o jogador tomar decisões sem pensar muito. Porém, o fato dos turnos serem de acordo com a agilidade faz com que o jogador tenha que tomar mais cuidado em determinadas batalhas. O jogo foi relançado para diversas plataformas, sendo possível adquiri-lo de forma digital no Virtual Console do Wii ou na Steam para o Windows, e também de forma física para o X360 e PS3 na coletânea Sonic's Ultimate Genesis Collection.
Shining Force foi um dos jogos responsáveis por tornar a franquia uma das grandes da Sega. Com boa arte, e uma jogabilidade sólida, o jogo se sustenta muito bem até os dias de hoje. Portanto, é hora de tomar a espada para se tornar o herói e liderar a sua 'Shining Force' contra o vilão Darksol.
Revisão: José Alves