Análise: One Million Monkeys (Android/iOS)

em 09/01/2013

Contar histórias sempre foi algo inerente ao ser humano, seja para passar conhecimentos, seja como mera forma de entretenimento. E uma bri... (por Ok em 09/01/2013, via GameBlast)

Contar histórias sempre foi algo inerente ao ser humano, seja para passar conhecimentos, seja como mera forma de entretenimento. E uma brincadeira muito divertida que você pode fazer em uma roda de amigos, sem precisar de nenhum tipo de equipamento, é começar uma história e deixar que eles se virem para completá-la, alternando turnos entre si. Esta é exatamente a proposta do game que analisaremos hoje: One Million Monkeys.

Um Milhão de Macacos

O nome do jogo pode parecer meio estranho para os desavisados. "Como assim? Eles estão me chamando de macaco?", você pode se perguntar. Bom, de certa forma sim, já que, no jogo, você assume o papel de um macaco escritor, lutando para conseguir mais bananas, mas "One Million Monkeys" faz acepção a uma antiga frase, que diz que "um milhão de macacos, com um milhão de máquinas de escrever, em um período de um milhão de anos, eventualmente acabariam escrevendo a obra completa de Shakespeare".

Não estranhe: aqui todos são macacos até que se prove o contrário.

Como eu já disse, no game você assume o papel de um macaco escritor. Oras, um macaco com uma máquina de escrever! Assim, com uma proposta tão simples, o game consegue trazer à jogatina online uma divertida forma de interagir com outras pessoas ao redor do mundo.

O Jogo

Para jogar, basta, primeiramente fazer o download gratuito no Google Play ou no iTunes, e fazer um rápido cadastro dentro do jogo mesmo. Então você será levado para um tutorial que explica como o jogo funciona. Basicamente, você irá alternar turnos com outras pessoas (ou macacos, se preferir) ao redor do mundo tentando construir uma história - em inglês - que, ao menos, faça algum sentido. E não existem limites para a sua criatividade, desde que a frase que você constuiu se encaixe nas regras de cada turno.

Isso porque, antes de começar o seu turno, você deve escolher se quer uma regra fácil, média ou difícil. Em geral, as regras mais difíceis são as que lhe concedem mais bananas, mas se você ficar pegando sempre as regras difíceis elas se desvalorizarão, e as regras mais fáceis passarão a valer mais.

Até para se divertir existem regras.

Depois de completar sua frase (ou melhor, escolha de palavras) basta submeter e, caso ela se encaixe nas regras, você logo será premiado com quantas bananas tiver conseguido. As regras para obtenção de mais bananas são simples: quanto mais bananas a regra valer, mais rápido você for, e mais extensas palavras conseguir encaixar, mais você irá ganhar.

E não pense que para por aí pois, se você se deparar com uma regra absurda ou que te faça ter que repensar tudo o que planejou para aquele turno, basta usar um dos power-ups disponíveis - por uma pequena quantia em bananas - e puxar uma nova regra, ou até mesmo simplificar a atual.

Um Game Social?

A única imagem de quem
estiver do outro lado.
A resposta para a pergunta acima pode parecer absurda, mas é "não". Isso porque One Million Monkeys, apesar de trazer para os tablets e smartphones uma típica brincadeira de roda de amigos, não tem qualquer tipo de chat ou interação real, e muito menos links para o Facebook de seus amigos. Você pode, no máximo, mandar uma mensagem para um de seus adversários e companheiros, mas nem mesmo o nome real do jogador aparece, o que, apesar de manter sua privacidade, torna as coisas muito mais impessoais (e, em alguns momentos, você pode pensar que quem está jogando do outro lado é um macaco de verdade).

Além disso, um outro ponto negativo do jogo é que ele não tem qualquer tipo de punição para os jogadores desistentes. Isso significa que você pode estipular um prazo gigantesco para que seus adversários e companheiros tomem seus turnos, ou arriscar colocar um prazo muito pequeno e acabar jogando sozinho. Infelizmente, a jogatina em turnos não facilita as coisas para este tipo de jogo, transformando algo que seria uma brincadeira dinâmica em uma cansativa espera pelo próximo turno.

Prós

  • Traz para o mundo virtual online uma das brincadeiras mais divertidas em uma roda de amigos;
  • Os avatares que você pode escolher são variados e divertidos;
  • Dependendo do que você escolher em cada turno, o game pode tanto ser fácil quanto extremamente desafiador.

Contras

  • Não existem punições para jogadores inadimplentes;
  • A jogatina em turnos desfavorece e destoa da brincadeira original;
  • Não existe nenhum tipo de trilha sonora, apenas os sons dos macacos e das máquinas de escrever;
  • Prepare-se para perder alguns pontos dependendo do teclado que você tiver instalado em seu dispositivo;
  • Somente em inglês.

One Million Monkeys - Android / iOS - Nota Final: 7
Visual: 8 | Som: 6 | Jogabilidade: 7 | Diversão: 8

Revisão: Leandro Freire 
Siga o Blast nas Redes Sociais

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).