You are a fool to challenge me!
O ditador, em toda a sua glória |
Além de produzir uma sequência com uma jogabilidade muito boa, a Capcom começou a investir um pouco na história da franquia, e nessa parte M. Bison tem um papel fundamental. Cronologicamente falando, pouco se sabe sobre a infância ou o treinamento sobre o personagem. Isso é perceptível pela própria personalidade dele, que possui um aspecto extremamente fechado e sem emoções.
O primeiro contato de M. Bison com os outros personagens da franquia é através do torneio que a Shadaloo organiza, com o objetivo de reuniur os lutadores mais fortes do mundo. A verdadeira intenção de Bison era investigar a força de Ryu e utilizar esse conhecimento para aumentar os seus Psycho Powers.
What strikes horror in your heart, is simply humor to me!
Uniformes usados pelos oficiais das SS |
A simetria perfeita em seu uniforme, assim como as ombreiras, lembram fortemente o uniforme dos oficiais SS (Shutzstaffel), do exército nazista. Entretanto, não há qualquer registro oficial da Capcom sobre qualquer inspiração que tenha vindo do regime totalitarista. Os seus olhos representam o vazio em sua personalidade, a falta de emoção, pois não existem pupilas em suas cavidades oculares. Para completar, ainda há a imponente capa preta, que está sempre balançando contra o vento.
Ao lado estão o modelo de dois uniformes padrão dos agentes da SS. Note a semelhança com os trajes de M. Bison. Não há como não notar no quepe, o símbolo da caveira com as asas e as botas.
Curve-se diante de mim ou morra dolorosamente
Eu não sei se M. Bison possui um “lema” de vida, mas bem que poderia ser esse. Assim como sua força desconhece limites, sua mente carece de valores morais. Bison é a materialização do “vilão-ditador-megalomaníaco”, pois tudo o que o move são seus desejos narcisistas de possuir mais poder, seja ele físico ou mental. Ele é cruel, implacável e imperdoável, seja no trato de seus inimigos ou com seus subordinados.
Eu sei que o estágio de Bison fica na Tailândia, mas e se fosse na América Latina? |
Curiosidades (que todo mundo conhece)
Apesar de muito jogador saber disso, ainda vale lembrar da confusão de nomes que a Capcom fez ao localizar o jogo para as Américas. A confusão foi causado por causa do personagem conhecido por aqui como Balrog, pois seu nome original era M. Bison. Na época, a empresa temeu algum processo por parte do pugilista Mike Tyson. Não é muito díficil perceber a semelhança entre os dois. Veja como ficou:
Japão → EUA
M. Bison → Balrog
Vega → M. Bison
Balrog → Vega
Para evitar a confusão, alguns jogadores se referem ao vilão como Dictator.
Japão → EUA
M. Bison → Balrog
Vega → M. Bison
Balrog → Vega
Para evitar a confusão, alguns jogadores se referem ao vilão como Dictator.
Na péssima adaptação para os cinemas, Street Fighter II: A última batalha, M. Bison foi vivido pelo ator porto-riquenho Raul Júlia. Logo após as filmagens, o ator morreu vítima de um derrame cerebral. O filme foi horrível, mas não era pra tanto!
Revisão: Vitor Tibério