Como o próprio nome diz, top é o topo do mapa, a parte superior. A variação de escolhas é grande nessa lane, mas como em qualquer outra, as escolhas do meta são sempre as priorizadas. Atualmente, no patch 7.1, os top laners tanks ainda são os que mais aparecem em todos os lugares graças ao talento “Coragem do Colosso”. Poppy, Maokai e Nautilus são as melhores escolhas atualmente, mas como o meta varia a cada patch, tudo pode mudar.
Feitiços de Invocador
Para as escolhas de feitiço de invocador, o Flash é usado em grande parte das vezes (exceto com poucos personagens que necessitam do Fantasma no lugar do Flash, como Singed e Olaf), e acompanhado a ele normalmente se usa o Teleporte (para pessoas que querem focar em vencer a lane, o Incendiar é uma boa opção), mas qual motivo do teleporte?A presença global que o Teleporte fornece é muito boa para várias situações, como teleportar para a Bot Lane e lutar 3 contra 2, rendendo abates e mais vantagem no jogo para o seu time; teleportar em uma rota para splita-lá (ficar puxando e avançando até chegar na torre ou estrutura mais próxima e levá-la) ou até mesmo após uma troca ruim, ir base e voltar para a rota de teleporte para não perder muitos minions e ficar atrás. O teleporte tem grande utilidade na presença global no top laner.
Onde Wardar?
Dependendo do lado do mapa, existem certos lugares para se colocar a sentinela. No lado azul, uma sentinela no arbusto do rio e no arbusto atrás da torre são lugares que é praticamente obrigatório caso você queira uma boa visão. Uma sentinela no tri-arbusto já é uma sentinela avançada, mas caso você esteja pressionando o top laner inimigo, ela é uma boa opção. Independente do lugar, quanto mais visão é sempre melhor.Os pontos em azul marcam os lugares para se posicionar sentinelas |
Os pontos em vermelho marcam os lugares para se posicionar sentinelas |
Melhores escolhas
Como citado anteriormente, as melhores escolhas estão sendo os tanks com controle de grupo, principalmente a Poppy, Maokai e Nautilus.Poppy: Uma pequena yordle que consegue resistir a muito dano. Com sua passiva dando escudo, dano baseado na vida inimiga no Q, uma habilidade que cancela aproximações nela, um atordoamento e um golpe que afasta inimigos, a Poppy é uma boa opção contra qualquer personagem e inclusive contra os próprios tanks.
Maokai: Consegue ter uma utilidade maior graças a seu ultimate que forma uma área circular e quem estiver nela, tomará menos dano. Tem um enraizamento no seu W e outros pequenos controles de grupo no resto de suas habilidades.
Nautilus: Controle de grupo em tudo e um grande escudo no W. Nautilus com esse novo talento consegue ser insuportavelmente chato, ganhando escudo e atordoando em tudo que ele faz.
Mas, qual talento usar? Caso o personagem seja tank e tenha algum controle de grupo, a Coragem do Colosso é uma ótima opção. Caso seja um mago, Decreto do senhor do trovão ou Toque Ígneo são as melhores opções. Caso seja um tank que não tenha Controle de Grupo as coisas variam. Aperto dos Mortos Vivos se encaixa bem, mas Fervor da Batalha também pode servir, Trundle é um exemplo que se encaixa com os dois. Entretanto, Gnar se encaixa melhor com Fervor, mesmo tendo bastante controle de grupo, já que sua troca de dano se baseia na forma mini, cuja não tem controle nenhum.
As três escolhas mais fortes atualmente |
Escolhas mais simples
Apesar de tudo, existem algumas escolhas que podem ajudar a aprender a fazer certas coisas na partida.Shen: Um ótimo personagem para aprender a prestar atenção no mapa, já que seu ultimate possibilita uma presença global forte e ainda um escudo para alguém do seu time, usado normalmente quando esse alvo está em alguma luta. O jogador de Shen tem que ficar atento a quem ultar.
Jax: Um personagem simples, mas extremamente forte e ótimo para se aprender o Split Push (ficar puxando e avançando até chegar na torre ou estrutura mais próxima e levá-la). Jax nas lutas entre equipe não é muito forte, por isso seu foco é no Split Push e com isso, ele se torna um ótimo personagem para executar tal ação e aperfeiçoá-la.
Gnar: Devido a dois controles de grupo em área, Gnar é um ótimo personagem para se aprender como se comportar em uma luta de equipe, já que suas duas habilidades podem mudar o rumo da luta se bem usadas.
As três escolhas mais simples para se aprender certos pontos |
Créditos: Welterz pela capa
Revisão: Ana Krishna Peixoto