O cartão de visitas é importante
Convidar o jogador ao desvelar de seu game é fundamental. Nesse sentido, Rally EVO deixa claro que visa abraçar um público amplo em um gênero notoriamente de nicho: tanto pilotos estreantes como experientes se deparam com uma apresentação competente no título. Os menus são claros e fornecem informações relevantes sempre que necessário — o que é bem-vindo nos simuladores. Para tanto, o game inclui guias textuais, e no caso de novos elementos acessados pelo usuário, gravações de voz realçam as mensagens.A própria tela de espera do título, por exemplo, contribui com textos interessantes sobre a história dos veículos disponíveis. Para amantes do automobilismo, o conteúdo é convidativo e revela o próprio desenvolvimento da modalidade.
... E ter repertório também
Se a apresentação do game é gratificante, a variedade de conteúdo disponível ao jogador é outro elemento a ser mencionado. Fundamentalmente, o game oferta dois modos principais para um jogador: o Career e o Loeb Experience.
No modo Carreira, o usuário é colocado diante de nove categorias que podem ser disputadas e liberadas conforme progride: Debut, Junior, Masters e Vintage são algumas das divisões disponibilizadas pelo game e que são determinadas pelo tipo de carro permitido em cada uma delas. Por exemplo, na série de estreia, apenas versões modificadas de carros comerciais, como o Peugeot 106 Rallye, são permitidas. Aqui, o jogador é convidado a criar sua própria equipe e batizar seu piloto e co-piloto: no meu caso, nascia a Carga Pesada Motorsport, capitaneada pelas hábeis mãos de Pedro e Bino.
No modo Carreira, o usuário é colocado diante de nove categorias que podem ser disputadas e liberadas conforme progride: Debut, Junior, Masters e Vintage são algumas das divisões disponibilizadas pelo game e que são determinadas pelo tipo de carro permitido em cada uma delas. Por exemplo, na série de estreia, apenas versões modificadas de carros comerciais, como o Peugeot 106 Rallye, são permitidas. Aqui, o jogador é convidado a criar sua própria equipe e batizar seu piloto e co-piloto: no meu caso, nascia a Carga Pesada Motorsport, capitaneada pelas hábeis mãos de Pedro e Bino.
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Categorias do modo Career |
Cada uma destas categorias disponibiliza um bom número de corridas a serem disputadas, que gira em torno de sete a dez, geralmente. Da mesma forma, há variedade nos tipos de competição: percursos clássicos de rally, desafios de precisão ao volante, modos de eliminação consecutiva e circuitos integram um rol que exige diferentes habilidades do jogador.
O carro-chefe da campanha não poderia ser outro: o rali. Fiquei satisfeito com o bom número de localizações reais e com a fidelidade de suas ambientações: da gélida Suécia às plantações da Alsácia — região natal de Sébastien Loeb —, os traçados são coerentes e as características geográficas fidedignas. No entanto, a ordem de algumas pistas me intrigou em alguns momentos: em San Romolo, primeira disputa da categoria de estreia, a variedade de desafios, como hairpins (curvas extremamente fechadas) e ângulos agudos na mudança do tracejado, supera a de algumas corridas subsequentes. Isso aumenta ainda mais a inclinação de uma curva de dificuldade que já é bastante castigadora.
Como as categorias se dividem de acordo com o tipo de carro inscrito, o título obrigatoriamente conta com uma lista de automóveis extensa e que contempla diferentes períodos da história do rally: de veículos lendários, como o Lancia Fulvia de 1972 e o Subaru Impreza WRC 2003, a modelos contemporâneos, o game disponibiliza ao jogador 58 modelos diferentes que podem ser adquiridos com créditos obtidos em vitórias e, enfim, pilotados.
A Loeb Experience, por sua vez, traz à tona um dos elementos mais legais do game. Por meio dele, o jogador pode vivenciar um pouco da carreira de Sébastien Loeb ao volante. O modo cobre a carreira do piloto, de 1998 a 2013, por meio de provas que colocam o jogador no controle de carros pilotados por Loeb. Além disso, a modalidade conta com uma série de entrevistas com a lenda discorrendo sobre cada um dos anos abordados.
A construção da Loeb Experience se mostrou tanto divertida quanto instrutiva: se as corridas se mostraram gratificantes, conhecer a carreira do piloto francês por meio de suas próprias palavras é uma oportunidade rica e que permite que o jogador crie uma relação com Loeb — que deixa de ser um garoto-propaganda para se tornar voz ativa no jogo. Certamente, é mais bacana que ler o artigo sobre o atleta na Wikipédia.
Mas e a realização?
O site oficial de Rally EVO convida o jogador a “experienciar o mundo real do rali”. Por mais que as simulações avancem a passos largos ano após ano, essa sempre é uma promessa difícil de se cumprir — e o game possui algumas falhas no quesito. Por vezes, senti ter pouco controle de meu carro e, embora minha aptidão na pilotagem não seja a de um Sébastien Loeb, posso dizer com segurança que houve momentos em que tive dificuldade em manter o carro em linha reta sem que a culpa fosse minha. A cinestesia da experiência pode ser traidora em momentos cruciais, como em curvas de maior demanda técnica.Em determinados momentos, alguns acertos simples no game poderiam aumentar a fidelidade de sua física. No caso, destaco os efeitos sonoros do game, que em algumas colisões sequer chegam a ser acionados — ou, em muitos casos, disparam em um volume muito baixo. O problema foi encontrado usando os diferentes modos de câmera, de seu ângulo traseiro ao recomendado cockpit.
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Ok, não vou culpar esse estrago todo só na física do game (mas cheguei em primeiro!). |
Ainda assim, é importante mencionar que a Milestone é um estúdio significativamente menor que a Codemasters, desenvolvedora de DiRT, e apesar de suas falhas, Sébastien Loeb Rally EVO apresenta variedade e conteúdo significativos que não podem ser relevados, tal qual seus defeitos. A partir da estrutura estabelecida nessa iteração, talvez a franquia tome rumos mais interessantes em seu futuro.
Prós
- Variedade de conteúdo (carros, provas, modalidades);
- Boa apresentação;
- Informações relevantes acerca do automobilismo.
Contras
- Física pouco confiável;
- Curva de dificuldade acentuada pelos motivos errados.
Sébastien Loeb Rally EVO — Windows/PS4/Xbox One — Nota: 6.5Versão utilizada para análise: PS4
Revisão: Vitor Tibério