Reunindo jogadores do Japão (13), Estados Unidos (5), China (3), França (2), Coreia do Sul (2), Cingapura (2), Taiwan (1), Brasil (1), Hong Kong (1) e Reino Unido (1). Nosso representante foi o jogador Keoma Pacheco e seu desempenho surpreendeu a muitos no torneio e fez bonito junto a jogadores como Kazunoko, Daigo, Xian, Infiltration, Snake Eyez e outros.
Um torneio de surpresas
Alguns jogadores poderiam ser questionados, porém, o nível da competição estava muito alto. O campeão da edição 2015 e Evo 2015, um dos grandes favoritos, foi eliminado precocemente. Yusuke Momochi sofreu derrotas para Poongko no Round 2 e para Luffy na Losers na sequência. Gamerbee que fez um ótimo 2015, foi outro a cair antes da reta final com derrotas para o Keoma no Round 2 e para Tokido na Losers.Os japoneses eram os favoritos e chegaram até o Top 8, a reta final do torneio, os jogadores: Misse, Daigo Umehara e Kazunoko. Junto a eles estavam Keoma, Snake Eyez, Poongko, Xian e Infiltration. Um Top 8 diferente do que era projetado por muitos antes do torneio, porém, com lutas épicas e uma história ganhando novos capítulos.
Keoma
O brasileiro já havia dado seu cartão de visitas com suas participações no Street Grand Battle e Dreamhack Winter, alcançando o terceiro e oitavo lugar respectivamente. Sua estreia no torneio foi contra um dos Zangief referência no mundo, o norte americano Snake Eyez. Antes da luta, os favoritos tinham um vídeo comentando a primeira luta e em uma de suas frases, Snake deu uma leve menosprezada no adversário.Como resultado, Keoma castigou com seu Abel levando o rival a começar a vida no lado Losers do chaveamento. Na fase seguinte seu duelo foi contra Gamerbee, o qual já havia enfrentado no Brasil em 2012 durante o Treta Championship. Apesar de começar muito ofensivo e levar a primeira luta, o taiwanês levou a virada de forma espetacular.
Sua terceira luta foi eleita a melhor do torneio. Enfrentando o singapurense Xian e seu incrível Gen. A fase agora era em melhor de 3 e indo para a última luta com 2x2 no placar, o vencedor foi decidido nos detalhes. Keoma teve duas boas chances, porém, Xian conseguiu escapar e puniu o brasileiro. Xian passou de fase, mas travou um dura batalha com direito a levar dois Perfects.
No lado Losers, Keoma teve pela frente Itabashi Zangief, um dos melhores com o personagem. O japonês deu muito trabalho e aparentemente algumas ideias para Snake Eyez. Keoma pasosu com 3x2 e mais uma vez veio a enfrentar Snake Eyez.
Na revanche o norte americano estava extremamente focado em devolver a derrota e mudando seu estilo para ser mais agressivo, conseguiu vencer batendo Keoma por 3x1. O brasileiro quase conseguiu realizar mais um de seus comebacks (viradas) sensacionais que estavam sendo até comum no torneio, mas Snake freou. Terminando em sétimo lugar a história foi feita e coloca uma atenção maior para que a comunidade brasileira aproveite o momento e possa enfim crescer como almeja.
O grande vencedor
A grande final foi entre os japoneses Kazunoko (Yun) contra a lenda Daigo "The Beast" Umehara (Evil Ryu). Algumas semanas antes do evento, Kazunoko havia imposto a maior derrota sofrida por The BEast ao realizar 7x1 no Topanga A League. Kazu aplicou de fato um 7x0, visto que Umehara possuía uma luta de vantagem por terminar a faser classificatória em primeiro. No dia seguinte Daigo sagrou-se o primeiro bi-campeão do torneio.O primeiro encontro deles repetiu a história e com 3x0 para Kazu, Daigo foi trilhando sue caminho até a final pelo lado Losers derrubando Xian, que repetiu e falhou com a tática do ano passado ao utilizar Dhalsin contra o Evil Ryu; Infiltration em luta memorável com uma incrível comeback praticamente sem vida; atropelou Snake Eyez sem receio nenhuma de ficar na distância de levar pilão.
Mesmo com todos os esforços para acabar com a freguesia e quase resetando a final, Daigo caiu mais vez para Kazunoko e assim a grande era do Street Fighter IV foi encerrada, abrindo caminho para a nova era do Street Fighter V. Em 2016 o evento manterá a premiação de U$500.000,00 e anunciou as novidades para o jogo e extra jogo, como a web série Street Fighter V Resurrection.
Quais as suas expectativas para a nova era com Street Fighter V? Está preparado para essa nova fase mais amiga dos novatos nos jogos de luta?