A empresa Interbrand, que anualmente publica a influente lista de 100 melhores marcas do mundo, anunciou que a Nintendo saiu da lista pela primeira vez. Yuki Wada, CEO da Interbrand, criticou a Nintendo por não acompanhar as mudanças nas vidas das pessoas, citando como exemplo a demora da empresa de Kyoto em produzir jogos para smartphones. Desde que a lista foi criada em 2001, é a primeira vez que a Nintendo não está presente nela.
A Interbrand analiza a perfomance financeira das empresas, como suas marcas contribuíram para os lucros, e a partir disso estima os valores das marcas e as classifica. Wada adicionou que empresas como Facebook e Amazon, que são rápidas em se adaptar para novas modas, aumentam drasticamente seus valores.
Apple e Google ocupam o primeiro e segundo lugar da lista, respectivamente, pelo terceiro ano consecutivo. Seis empresas japonesas — Toyota, Honda, Canon, Nissan, Sony e Panasonic — também fazem parte da lista, sendo que a Toyota, na sexta posição da lista, é a empresa japonesa com a melhor colocação. A Sony se encontra em 58º lugar.
Fonte: Japan Times