A Era de Ouro e o Viajante
A Era de Ouro (The Golden Age), um tempo de prosperidade e avanços tecnológicos, foi causada pela chegada de uma entidade extremamente poderosa e senciente no nosso sistema solar chamada de “O Viajante” (The Traveler). Contudo, antes disso, o Viajante visitou vários outros planetas, incluindo o mundo de uma espécie chamada de Eliksni. Você provavelmente deve conhecê-los pelo nome de “Decaídos”, isso mesmo, aquela raça de casas nobres que caiu em desgraça.Ao visitar os Eliksni, o Viajante (chamado por eles de “grande máquina”) também os ajudou de forma parecida com a que iria ajudar nosso sistema solar no futuro, porém, uma grande calamidade os atingiu, um evento que passam a chamar de “O Turbilhão” (Whirlwind). Então o Viajante abandona os Eliksni, que depois da calamidade sofrida, se tornam os Decaídos. Mais informações sobre esse evento são desconhecidas, mas serão explicadas em futuras expansões do jogo.
É então que, no fim do século XXI, o Viajante chega em Marte e começa a causar algo que para ciência da época seria impossível: começa a chover naquele planeta. A humanidade envia uma equipe para investigar esse globo gigante que apareceu do nada no planeta vermelho e é lá que o Viajante faz o primeiro contato com os humanos.
Depois disso, com a sabedoria compartilhada do Viajante, a humanidade entra em uma época de prosperidade e evolui além do que se poderia imaginar: o tempo de vida humana aumenta exponencialmente, aprendemos a tornar planetas habitáveis, criamos os Exos (uma raça de máquinas com consciência e inteligência real) e também as Mentes de Guerra, uma rede interconectada de inteligências artificiais feitas para combater ameaças alienígenas (tipo uma Skynet mesmo). Como você aí já deve saber, Rasputin, que salvamos durante a expansão “A Escuridão Subterrânea”, é uma delas.
Como nem tudo são flores, o inimigo ancião do Viajante, a Treva, persegue-o até nosso sistema solar e destrói quase toda a nossa civilização, que estava espalhada por vários planetas. Rasputin (olha ele aí de novo), acaba detectando a chegada da Treva, mas impotente diante de tamanho poder, acaba calculando que seria melhor se esconder e se desativar, na esperança de que alguém no futuro, num momento mais oportuno, o reativasse.
A Grande Batalha
Durante o embate entre luz e treva, o Viajante decide expandir sua própria luz na espera de que assim pudesse conter o ataque da treva, o que acaba por ser extremamente eficaz. Porém, durante esse evento interplanetário muitos humanos são pegos pelo ataque e morrem. A parcela que sobrevive enquanto escapa, acaba recebendo uma quantia absurda de energia e passam a se chamar de Despertos (Awoken). Sob o comando da Rainha Mara Sov, essa nova raça passa a viver no Arrecife, o Cinturão de Asteróides.Depois da luta, grande parte da humanidade é destruída e a Era de Ouro acaba, dando espaço à Era das Trevas. O Viajante, sem poder e parcialmente destruído, permanece inerte na Terra, onde em um último ato de ajuda, envia pequenos fragmentos chamados de “Fantasmas” (Ghosts) para a Terra. Esses fragmentos tem uma única missão: encontrar indivíduos com uma potencial fonte de luz, ou seja, pessoas de grande força, disciplina e intelecto que possam ser “revividas” para lutar a favor da humanidade.
E é aí que entram os Guardiões, seres que podem ser trazidos de volta à vida pelo poder da luz. Em uma carta do grimório dos Decaídos, eles até os chamam de “soldados mortos”, mas não é bem assim: na verdade, os Guardiões são infundidos com luz, vida e senciência. Então não são nem vivos, nem mortos.
Continuando, a humanidade agora está espalhada pela terra e em miséria, além de todas as colônias espaciais estarem perdidas. É então que Guardiões se juntam pelo planeta e começam a reunir refugiados para ir a procura do Viajante, pois aparentemente ele pode prover refúgio. Ao encontrá-lo, uma pequena comunidade começa a se formar abaixo do Viajante, essa cidade passa a ser conhecida depois como “A Última Cidade na Terra” (The Last City on Earth).
A Batalha dos Seis Frontes
Ao estabelecer uma comunidade em baixo do Viajante, a humanidade finalmente consegue um bastião temporário. Como as coisas nunca ficam fáceis, os Decaídos começam a planejar um ataque contra a recém criada cidade. Procurando recuperar a sua “grande máquina” (lembra lá dos Eliksni? Pois é), os Decaídos começam a famosa Batalha dos Seis Frontes (Battle of The Six Fronts). Porque ela é chamada assim? Na época, a cidade possuía seis entradas e todas elas estavam sendo atacadas, precisando ser defendidas."Quatro Ordens de Tiãs defenderam seis pontos na primeira batalha na Útima Cidade, e nenhum fronte cedeu." |
Os Guardiões então se preparam para defender os seis frontes e depois de algumas batalhas conseguem repelir o ataque inimigo com sucesso. É aí que surgem as figuras míticas conhecidas como os “Senhores de Ferro” (Iron Lords): Felwinter, Jolder, Skorri, Timur, Radegast e Gheleon. Você provavelmente deve conhecê-los pela Bandeira de Ferro, evento do Crisol feito para homenageá-los. É durante essa batalha também que um Exo conhecido como São-14 insiste em fazer uma cruzada contra os Decaídos e desaparece. Sabe o Elmo do São-14? Pois é, um Guardião o encontra algum tempo depois.
Sucedendo a batalha, surge o Crisol: um lugar para Guardiões lutarem entre si e melhorarem suas habilidades para conseguirem repelir forças inimigas com mais facilidade.
A Guerra de Facções
Após a Batalha dos Seis Frontes, algumas facções começam a surgir e tentam assumir o controle “político” da cidade. Todas elas tendo diferentes ideologias, as coisas começam a ficar um pouco fora de controle e, posteriormente, violentas. Como os Guardiões não têm tempo nem paciência para aturar uma guerra civil, eles intervêm. Então um novo governo é formado, com o Consenso representando o povo, a Vanguarda representando os Guardiões e o Porta voz representando o Viajante. E aí fica decidido que as facções restantes devem perseguir seus objetivos de formas mais sutis. As que restaram são a Nova Monarquia (New Monarchy), Órbita Morta (Dead Orbit) e Culto à Guerra Futura (Future War Cult).A Nova monarquia tem como objetivo unir a torre sob só um comando e recuperar a glória da Era de Ouro. A Órbita Morta possui pouca fé no Viajante e têm como propósito escapar da Terra para procurar outro planeta habitável antes que a Treva retorne, e o Culto a Guerra Futura acredita que um próximo embate com a Treva seja inevitável, e para tal, precisam se preparar.
Enquanto toda essa questão é resolvida, os Guardiões começam a se dividir em distintos grupos funcionais: Titãs se incubem do trabalho de defender a cidade, construindo uma grande muralha para protegê-la. Caçadores exploram o desconhecido e ajudam refugiados a retornarem a Terra, e os Arcanos decidem estudar a Luz e o Viajante a fundo. E é assim que eles criam a Torre, o local onde todos os Guardiões se reúnem.
A Batalha da Fenda do Crepúsculo
Como os Guardiões só repeliram o ataque durante a Batalha dos Seis Frontes, adivinha quem voltou? Isso mesmo, os Decaídos. Para conseguir recuperar de vez sua grande máquina, os Decaídos se unem e marcham sob um único estandarte. Durante a Batalha da Fenda do Crepúsculo (Battle of Twilight Gap) não havia Casa dos Lobos, Casa dos Demônios ou Casa dos Reis, apenas um objetivo: derrotar a humanidade e pôr as mãos no Viajante. Vale lembrar que é nessa época que se passa também a Guerra do Arrecife (Reef Wars).Para a batalha, um titã chamado Senhor Saladin e seus estudantes Zavala e Shaxx ficam com a responsabilidade de criar um plano tático para defender a cidade. É então que uma batalha lendária acontece e vários e vários Guardiões são completamente destruídos. No fim, a Casa dos Lobos acaba não se juntando aos Decaídos em batalha e os Guardiões emergem vitoriosos na Fenda Crepúsculo. Logo após o fim da batalha, é criado um lança foguetes com as armaduras dos titãs mortos: a Gjallarhorn. Os Decaídos se retiram novamente e desde então não há relatos de outras tentativas de invasão, o que não quer dizer que eles não estejam planejando nada.
Os Despertos e a Guerra do Arrecife
Alguns humanos são pegos pela explosão causada pela luta entre o Viajante e a Treva e acabam se transformando, se tornando os Despertos. Alguns voltam para a Terra, outros permanecem onde foram pegos pela explosão: o cinturão de asteróides, o Arrecife. Comandados pela Rainha Mara Sov (tendo seu irmão, Uldren dos Corvos, como conselheiro), os Despertos fundam uma sociedade Matriarcal e seu lar é um planetóide chamado 4 Vesta, que fica entre Marte e Júpiter.A Casa dos Lobos acabou não ajudando os Decaídos, certo? Pois é, tudo isso porque no caminho para a Terra, eles acabam encontrando os Despertos e um grande conflito se inicia: a guerra do Arrecife (Reef Wars). Por razões desconhecidas, a Rainha Mara Sov decide interceptar as frotas espaciais dos Decaídos, que se chegassem a Terra acabariam aniquilando por completo os Guardiões e a humanidade. Após muitas batalhas espaciais, os Despertos acabam conseguindo matar o Kell (Rei) dos Lobos e uma briga interna por liderança na Casa dos Lobos acontece. Por meio de vários golpes para tomar o poder, Skolas acaba conseguindo a liderança dos Lobos.
Após a ascensão do novo Kell, a guerra fica um pouco mais complicada, com um lado tentando surpreender o outro com novas e mais agressivas táticas. Mas é então que Variks, um dos escribas e último integrante da Casa do Julgamento (uma casa interina da Casa dos Lobos) decide trair o odioso Skolas e entregá-lo para a Rainha, como forma de manter a Casa do Julgamento ainda viva, acreditando que o lado vitorioso seria o dos Despertos. É com Variks, que a Rainha consegue capturar o Kell e vencer a guerra. Sendo vitoriosa, é dado a ela o controle da Casa dos Lobos.
A chegada da Colmeia na Lua
Algum tempo depois, dos confins do universo, uma espécie completamente tomada pela escuridão chega ao sistema solar: a Colmeia (The Hive). Os Guardiões descobrem que essa nova raça é uma grande ameaça: eles se alimentam de luz e adoram um Rei (um "deus") chamado Oryx. Ele, por sua vez, envia seu primogênito (Crota) para liderar uma invasão. Crota então se apossa da lua e os Guardiões enviam uma enorme força para tentar recuperá-la.Só que o que inesperado acontece: os Guardiões não são páreos para a força massiva de Crota e acabam completamente aniquilados. A Colmeia então, em posse total da lua, acaba se estabelecendo nela e ficando inerte pelo momento. Contudo, ao cavar e se esconder, acabam destruindo pedaços do satélite, deixando-o deformado. Então sim, sabe aquelas rachaduras e “arranhões” que você vê na lua? Tudo culpa da colmeia.
Eriana-3 e sua incursão mal sucedida
Os Guardiões, por não terem força suficiente para lutar novamente, acabam deixando a lua e desistindo de novos ataques, já que a Colmeia pareceu não ter interesse de sair de lá e seus motivos não são bem conhecidos. O problema é que alguns Guardiões não pensaram da mesma forma: entre os sobreviventes do massacre está uma Exo Arcana de nome Eriana-3, e ela quer de toda a forma obter vingança. Eriana-3 então reúne um time de Guardiões dispostos à entrar na escuridão presente na lua. Dentre os integrantes do grupo estão a caçadora Eris Morn e Toland, o despedaçado (criador da Vodu do Jacu e Preço Sombrio)."Se você acredita que sua arma deseja acabar com toda existência, assim será." |
Com Toland, o esquadrão segue para a lua para tentar encontrar e derrotar Crota de uma vez por todas. Toland, por ter sido exilado dos Guardiões por perseguir conhecimentos da Colmeia obsessivamente, acaba se provando ideal para a missão: com seu diário e entendimento, conseguem penetrar nas camadas mais profundas da lua. Ao entrar nas defesas da Colmeia, o esquadrão vê que não é forte o suficiente para derrotar as hordas demoníacas de Crota e um por um, os integrantes do grupo acabam mortos ou torturados.
Porém, Eris Morn é ajudada por Toland (provavelmente lhe é ensinada algo) e acaba sobrevivendo e se escondendo em meio as profundezas da Colmeia, tendo a esperança de que um dia consiga escapar, só que agora ela já está com a mente afetada e sem seu Fantasma. Toland, por sua vez, acaba desaparecendo misteriosamente e apenas seu diário é deixado para trás, se tornando a maior fonte de conhecimento dos Guardiões sobre a Colmeia. A incursão do time de Eriana-3 é um fracasso e todos aqueles que participaram são dados como mortos.
Colaboração: Pedro Vicente
Revisão: Farley Santos