Diferente apenas por ser
Apesar de considerar que o melhor erro é o erro em tentar fazer algo diferente, erros continuam sendo ruins. No caso de Crea, essa tentativa de se diferenciar acaba falhando na maioria das vezes por não ter um objetivo além de apenas ser diferente. Visualmente o jogo se diferencia de uma forma bacana, tentando fugir um pouco do espaço comum gerado por Terraria nos jogos do gênero, e inicialmente achei legal, mas o visual não parece sólido e tudo desanda graças às animações mal trabalhadas e truncadas.Diferente, mas não o suficiente. |
Por que tudo é tão lento?
Esse é meu principal problema com Crea: sua lentidão. Não tenho problemas com jogos lentos desde que haja um motivo para tal. The Legend of Zelda: Wind Waker (GC) tinha uma progressão lenta para te fazer se sentir um aventureiro e explorador. o primeiro Castlevania (NES) era lento pois seu progresso deveria ser planejado, e não apenas corrido. Já a lentidão de Crea está lá apenas para se sabotar como um jogo potencialmente divertido.Construir é divertido, mas o processo pra chegar até aí não é. |
Um potencial desperdiçado
Crea é cheio de boas ideias mal executadas, e até em seus pontos positivos, há defeitos. Os momentos compensadores são adiados pela lentidão do jogo, visuais interessantes comprometidos pela animação, músicas que ambientam bem, mas se tornam repetitivas, controles bons que são frustrados por uma compatibilidade ruim com o joystick, que adapta bem as funções mas não a usabilidade (o movimento dos cursores não responde como o esperado, e muitas vezes é preciso arrastar o cursor que já está fora da tela, deixando tudo mais lento ainda).Como Crea é um jogo em Early Access, não se pode dizer que é irremediável, principalmente tendo em vista suas boas ideias. Porém, seus defeitos são tão distribuídos e tão elementares que fica difícil acreditar que tudo nesse jogo será resolvido, o que é uma pena para um jogo que tenta inovar em um gênero em que tudo tem ficado tão parecido.
Revisão: Luigi Santana
Capa: Nívia Costa