Obrigado a todos que se inscreveram (foram mais de 200 inscritos!). Faremos uma primeira filtragem e começaremos a entrar em contato com os testes para os cargos selecionados a partir do dia 18/08. Aguardem!
O GameBlast está abrindo a seleção 2015 de novas vagas em sua equipe. Se você tem interesse em participar desta comunidade, deseja trabalhar com jornalismo de games, ou quer aprender muito e conhecer gente incrível, é agora!
Mas espere. Antes de mais nada, você precisa entender como as coisas funcionam por aqui. O GameBlast foi fundado em julho de 2008 com o Nintendo Blast, expandindo-se com o PlayStation Blast em 2011 e Xbox Blast em 2012, e desde o início foi mantido por uma comunidade de fãs de forma voluntária. Porém, em 6 anos muita coisa mudou; abandonamos a estrutura de blog para nos tornarmos um portal, e a comunidade que administra, escreve, revisa, modera, diagrama e mantém tudo isso funcionando alcançou mais de uma centena de membros. Com o tempo, desenvolvemos nosso próprio método de trabalho totalmente digital e à distância, criamos metodologias editoriais que hoje são reconhecidas pelo mercado e produzimos uma grande quantidade de conteúdo em diversas mídias. São quatro sites, duas revistas mensais, três fóruns, dezenas de grupos, eventos, campeonatos, podcast e um canal de vídeos.
O GameBlast ganha dinheiro com publicidade e divide seus lucros. O dinheiro que vem de campanhas publicitárias é utilizado para pagar as despesas e os lucros são integralmente divididos entre todos os membros da equipe. Toda a comunidade recebe pontos de acordo com sua participação na produção do Blast, e são esses pontos que determinam o percentual de participação nos lucros que cada membro receberá. Trata-se de um sistema que permite uma participação menor, compatível com estudos, emprego e outras atividades, assim como permite participações maiores, retribuída com uma pontuação (e por sua vez, participação nos lucros) maior. Um relatório de verba lista tudo o que entra e sai, com comprovantes, recibos e notas, e pode ser consultado por qualquer membro da equipe, assim como os relatórios de divisão de lucros. Infelizmente, esta divisão está longe de ser o ganha-pão de qualquer membro da equipe, por isso lembramos que, embora a divisão de lucros seja uma prática da comunidade, o trabalho é voluntário.
O que você criar aqui será sempre seu. Tudo o que você criar e publicar através do GameBlast é licenciado com a Creative Commons BY-SA 3.0, uma licença aberta que permite a utilização do seu material, inclusive comercialmente, desde que o autor original seja citado. Nós temos a permissão de utilizar, mas nunca seremos o dono daquilo que você criou. Não há qualquer outro vínculo (seja empregatício ou de qualquer outra natureza), e você poderá se desligar a qualquer momento. Sob este ponto de vista, o GameBlast funciona como uma plataforma de conteúdo. Estando tudo isso claro, saiba que:
O GameBlast ganha dinheiro com publicidade e divide seus lucros. O dinheiro que vem de campanhas publicitárias é utilizado para pagar as despesas e os lucros são integralmente divididos entre todos os membros da equipe. Toda a comunidade recebe pontos de acordo com sua participação na produção do Blast, e são esses pontos que determinam o percentual de participação nos lucros que cada membro receberá. Trata-se de um sistema que permite uma participação menor, compatível com estudos, emprego e outras atividades, assim como permite participações maiores, retribuída com uma pontuação (e por sua vez, participação nos lucros) maior. Um relatório de verba lista tudo o que entra e sai, com comprovantes, recibos e notas, e pode ser consultado por qualquer membro da equipe, assim como os relatórios de divisão de lucros. Infelizmente, esta divisão está longe de ser o ganha-pão de qualquer membro da equipe, por isso lembramos que, embora a divisão de lucros seja uma prática da comunidade, o trabalho é voluntário.
O que você criar aqui será sempre seu. Tudo o que você criar e publicar através do GameBlast é licenciado com a Creative Commons BY-SA 3.0, uma licença aberta que permite a utilização do seu material, inclusive comercialmente, desde que o autor original seja citado. Nós temos a permissão de utilizar, mas nunca seremos o dono daquilo que você criou. Não há qualquer outro vínculo (seja empregatício ou de qualquer outra natureza), e você poderá se desligar a qualquer momento. Sob este ponto de vista, o GameBlast funciona como uma plataforma de conteúdo. Estando tudo isso claro, saiba que:
- Se você for universitário, poderá converter sua função no GameBlast em horas de atividades extracurriculares. Neste caso, a atividade precisa ter relação com o curso, como Jornalismo para especialistas, Design Gráfico para diagramadores e etc. Porém, tenha em mente que, dependendo da instituição, a atividade pode não ser aceita.
- Você poderá incluir sua função no GameBlast em seu currículo e portfólio. Vários de nossos membros e ex-membros trabalham hoje em grandes veículos, portais e até revistas por conta da sua participação no Blast, muitas vezes conciliando isso com a permanência na comunidade. Você também é livre para participar de outros sites ou qualquer outra atividade paralela.
- Caso aprovado, você receberá o Guia GameBlast, e um dos veteranos do site será designado como seu padrinho, de modo que você aprenda nossas regras/processos internos e seja apresentado à comunidade. Dependendo do aproveitamento deste período inicial, você poderá se tornar definitivamente um membro da equipe.
- Dependendo do cargo que for aprovado, você poderá receber material para produção de conteúdo diretamente das desenvolvedoras, como jogos físicos, digitais, pacotes de conteúdo, credenciais para eventos e outros produtos. Lembre-se que tudo isso é cedido para possibilitar a produção de conteúdo para o Blast.
- Não existem equipes separadas por site, portanto ao entrar, você fará parte dos 4 Blasts (GameBlast, Nintendo Blast, PlayStation Blast e Xbox Blast), de modo que procuramos preferencialmente pessoas que saibam lidar com todas as plataformas - ou que sejam excepcionais ao tratar de apenas uma delas.
Projeto GeekBlast: se você se interessa pelo universo "geek" (cinema, séries, quadrinhos, animes e outros temas) e gostaria de escrever sobre, também pode se inscrever na vaga de redator abaixo (não deixe de citar este projeto no campo "Por que você gostaria de entrar para a equipe" no formulário de inscrição). Estamos verificando o interesse para avaliar a possibilidade de falar sobre esses assuntos.
Vagas disponíveis
Você poderá se inscrever para mais de um cargo.
- REDATOR - Responsável por postar notícias, análises, prévias, colunas e matérias especiais. Escrever bem é imprescindível, além de gostar de pesquisar sobre o que escreve. O redator deve postar ao menos três notícias ou uma matéria por semana, e pode participar das revistas.
- REVISOR - Responsável pela revisão das matérias que serão publicadas nos sites ou revistas. Importante ter bom português e conhecimento das regras de ortografia e gramática.
- DESIGNER - Responsável por ajudar com a criação de capas de matérias, capas de revista e/ou ilustrações e HQs, na medida em que for solicitado. Necessário saber usar programas de edição de imagens, como o Photoshop.
- SOCIAL MEDIA - Responsável pelo gerenciamento de páginas em redes sociais, como Facebook, Twitter e Google+. Necessário ter boa escrita, ser criativo e saber instigar e interagir com os leitores.
- DIAGRAMADOR - Responsável pela diagramação das páginas das revistas. Necessária experiência com o software Adobe InDesign, e boa noção de design.
- APRESENTADOR - Responsável por gravar e apresentar vídeos no canal do YouTube ou em transmissões ao vivo no Twitch ou Hitbox. Necessário ser bem informado, falar corretamente (no caso de vlogger). Desejável ter experiência com vídeos e YouTube.
- EDITOR DE VÍDEO OU PODCAST - Responsável por editar vídeos ou podcast. Necessário ter conhecimento em softwares de edição de vídeo ou áudio. Também é desejável ter experiência com vídeos, YouTube e/ou podcast.
- COMERCIAL - Responsável por realizar a venda de publicidade nas mídias do Blast para outras empresas e pontenciais anunciantes. Este cargo recebe comissão de 40% sobre as vendas realizadas. Necessária boa capacidade de comunicação, negociação, persuasão e organização.
- RELAÇÕES PÚBLICAS - Responsável pelo relacionamento com outras empresas, desenvolvedoras e assessorias, solicitar cópias de jogos para realização de artigos e análises, postar releases, confirmar informações e organizar credenciamento para eventos.
Não deixe de participar e boa sorte!