Por isso, à primeira vista, a premissa de Hacknet (PC) é, no mínimo, inusitada. Em vez de se focar na mítica entorno do hackerismo, o jogo simula práticas e procedimentos reais usados na invasão e derrubada de sistemas — de uma forma bem mais simplificada, mas com muito mais precisão do que a abordagem usada pela cultura pop.
Como o jogo não quer limitar seu público à parcela mínima da população mundial que sabe programar, há também uma interface gráfica que abstrai vários elementos do terminal. Apesar de acessível, o resultado final não tira o aparência “técnica” da estética. A interface é muito bem construída para que o jogador se sinta um hacker “de verdade”.
Help
Mas sentir-se um hacker é diferente de ser um. Por isso, em seus primeiros minutos o game se foca em ensinar os comandos básicos para navegação, investigação de sistema e (claro) invasão. Eles servem como as mecânicas do jogo e são sua principal forma de interação com o mundo de Hacknet. Para quem está familiarizado com Linux e sistemas Unix, esta primeira parte mais parece uma aula virtual de uma versão simplificada do BASH (se você não sabe o que BASH significa: continue assim!).Quando os primeiros programas e ferramentas de quebra de segurança são adquiridos é que começa o hackerismo “de verdade”. A partir deste momento, o jogo se transforma numa espécie de quebra-cabeça sequencial. O procedimento é simples e linear: verificar quais portas de comunicação da maquina que se pretende invadir estão abertas e, se alguma estiver fechada, abrí-la com o programa certo, digitando seu nome no terminal. A adição constante de novas barreiras e programas para quebrá-las garante que o título não fique repetitivo rapidamente.
É um processo instigante, mas não exatamente a coisa mais emocionante do mundo. Se qualquer coisa, a experiência é muito mais contemplativa. A música calma, interface minimalista e ritmo do jogo são extremamente calmantes. Quer dizer, até você começar a derrubar o seu primeiro servidor.
Takedown
Quando você recebe a missão de derrubar um servidor, as instruções são claras: não deixe rastros, use todos os seus recursos e seja rápido. Ao invadir a máquina, tudo muda. A música fica frenética, a tela psicodélica e, pela primeira vez, você tem um tempo limite para executar suas ações.Estas simples mudanças trazem uma sensação de urgência gigantesca. Os simples procedimentos aprendidos até aquele momento se tornam muito mais desafiadores de se executar quando se sente que há algo em jogo — e tornam-se muito mais divertidos de se realizar por isso.