Vinte anos de inovações
Ano após ano, a Konami busca trazer inovações para dar ao jogador as melhores experiências em um jogo de futebol. Em PES 2016 não é diferente. Na versão deste ano, buscou-se aprimorar mais os confrontos 1-contra-1, para gerar uma experiência mais dinâmica e acirrada pela bola, algo bem adequado para o formato atual do futebol.
Dentre outras inovações apresentadas, estão câmeras melhores para aproveitar melhor a visibilidade do estádio, a escolha de cinco diferentes celebrações para cada jogador ao fazer um gol, usando os botões quadrado, X, círculo, triângulo e analógico esquerdo (na versão testada, a de PS4) e, uma das mais interessantes e aguardadas pelos fãs de jogos de futebol, a mudança de tempo durante o jogo, isso é, a partida pode começar ensolarada e no meio dela começar a chover.
Para suportar estas inovações, PES 2016 utiliza pelo terceiro ano seguido a poderosa, e agora aprimorada, Fox Engine, responsável pelos gráficos incríveis de jogos como Metal Gear Solid V: Ground Zeroes (Multi), P.T. (PS4) e, ainda este ano, Metal Gear Solid V: The Phantom Pain (Multi). A engine é reconhecidamente uma das mais interessantes do mercado e, com sua evolução, pode trazer bastante detalhamento e realismo aos jogadores e partidas.
Customizações em alta
Quando lançou Winning Eleven 4 (PS), a Konami iniciou uma funcionalidade das mais amadas dos fãs de futebol: a Master League. Ela segue em PES 2016 e, além dela, está presente também o myClub, lançado na versão do ano passado da franquia. Este, em especial, contará com jogadores exclusivos para experimentar, dentre os quais algumas das lendas do futebol.
As informações sobre licenciamento serão apresentadas apenas em julho. Todavia, algumas delas já estão confirmadas, como a presença de estádios brasileiros, como o Itaquerão (ou, para os corinthianos, Arena Corinthians). Outros estádios nacionais foram prometidos, mas os detalhes só virão futuramente.
Agora resta é aguardar o lançamento do título especial de 20 anos da franquia Pro Evolution Soccer, no PC, PS4, XBO, PS3 e X360.
Revisão: Alberto Canen