Talvez boa parte das pessoas só tenha começado a conhecer melhor a Bethesda recentemente, com o sucesso de The Elder Scrolls V: Skyrim (Multi). Não se envergonhe, esta é a realidade de muitos daqueles que passaram a vida consumindo videogames em consoles. O foco da empresa por muito tempo foi jogos para computador. Sendo assim, alguns podem se surpreender com o fato dela produzir jogos desde a década de 1980, quando já tinha na mão marcas como O Exterminador do Futuro e Wayne Gretzky Hockey (para aqueles que não acompanham o esporte, Gretzky é considerado o maior jogador de Hockey da história no ocidente) e, claro, The Elder Scrolls.
Na época do lançamento do Xbox, a Bethesda lançou The Elder Scrolls III: Morrowind para o console e começou uma política de adquirir franquias de peso no mundo dos jogos. Nisso, adquiriram os direitos de Fallout da Interplay Entretainment, além da Id Software, aquela que podemos considerar a mãe do gênero FPS, desenvolvedora de Wolfenstein, Doom e Quake, através da ZeniMax Media, da qual a Bethesda é subsidiária. Outra aquisição importante do grupo foi a Tango Gameworks, fundada por Shinji Mikami (designer de dezenas de títulos, entre os quais a franquia Resident Evil, Devil May Cry e até Goof Troop) e desenvolvedora de The Evil Within (Multi).
Pra quem pensa que a Bethesda é apenas Fallout e Skyrim, preparem-se para dia 14 |
O que já sabemos da Bethesda?
Na verdade, pouco foi apresentado oficialmente até agora, mas o suficiente para ficarmos de olhos abertos. Até ontem, tudo que tínhamos era um sneak peek com dois segundos de imagens do novo Doom, que será apresentado na feira. Em um caso interessante de amor dos fãs com a franquia, podemos dizer que o grande motivo para Wolfenstein: The New Order ter conseguido alguma projeção com o público foi o fato de garantir acesso ao beta de Doom (até a presente data, não entregue). Apesar deste fato, o jogo conseguiu obter grande sucesso de crítica.
Até ontem. Em um anúncio que parou a crítica na Internet, Fallout 4 estará presente na conferência, com previsão de lançamento para este ano ainda. A franquia, que não dava as caras desde 2010, com o Fallout: New Vegas (Multi), volta para as mãos da Bethesda após ter sido “emprestado” para a altamente competente Obsidian, também responsável por desenvolver nos últimos anos os sucessos South Park: The Stick of Truth (Multi) e Pillars of Eternity (PC).
O lançamento de The Elder Scrolls Online: Tamriel Unlimited para PS4 e XBO, datado para 9 de junho, cinco dias antes do evento, pode ser mencionado se for um sucesso de vendas. A pré-venda brasileira foi bem divulgada, contando inclusive com distribuição da Gaming do Brasil, antiga distribuidora da Nintendo. A magnitude da E3 também é um ótimo espaço para divulgar mais a Quakecon.
Rumores e especulações
Com tão poucas informações até agora, é natural que as especulações acerca do que será apresentado na noite de 14 de junho estejam altíssimas. A mais provável de acontecer veio de uma fonte inusitada: o Ministério da Justiça brasileiro. Enquanto a maioria deu atenção à suposta versão definitiva de Gears of War, alguns também comentaram que Dishonored: Definitive Edition vazou da mesma fonte. Sendo assim, aquele que foi considerado por muitos como um dos melhores jogos do ano de 2012 pode dar as caras em uma versão remasterizada. É claro que os fãs estão na expectativa de ver um Dishonored 2 sendo anunciado, até porque as recentes remasterizações vem acompanhadas de novidades em suas respectivas séries.Mesmo tendo o talento de Shinji Mikami nas mãos, é pouco provável que um novo jogo desenvolvido por ele tenha uma apresentação em breve, já que The Evil Within foi lançado no ano passado e lançou um DLC há poucos dias. Ainda assim, é bom ficar de olho porque podemos ter informações sobre um novo produto desenvolvido por ele, apesar da recepção do seu último jogo ter sido mediana.
Um ponto que pode aparecer também é a polêmica dos mods vendidos, uma vez que Skyrim foi o provável grande ator da situação e a Bethesda se mostrou solicita a trabalhar com a comunidade. Embora o Steam tenha tirado o sistema do ar, é bem provável que ele volte com outra cara, conforme bem comentado por este video do Extra Credits (possui legendas em português). A feira pode ser um bom espaço para trazer a comunidade para seu lado quando for o momento certo.
Com o anúncio oficial de Fallout 4, a expectativa da comunidade agora está voltada para o lançamento de um novo jogo, de outra franquia poderosa: The Elder Scrolls VI. Após quatro anos de Skyrim sendo mantido pela comunidade, e o que já podemos chamar de não-sucesso de The Elder Scrolls Online (Multi), pode ser o momento certo de consolidar a franquia, cujos jogos mais conhecidos do público geral são o próprio e The Elder Scrolls IV: Oblivion, com um sexto jogo.
Como era de se esperar, o Capitão acertou. |
Revisão: José Carlos Alves
Capa: Felipe Fabrício