O evento ocorreu novamente no Los Angeles Convention Center, entre os dias 10 e 12 de maio. Foi a última grande feira antes da E3 diminuir de tamanho e de público em 2007 e nos anos seguintes. Para nossa alegria, muitos jogos e consoles apareceram por lá. Tivemos uma nova maneira de jogar esportes no videogame e o surgimento de uma certa série de assassinos; o décimo segundo jogo da série Final Fantasy, e o aparecimento de Final Fantasy Versus XIII pela primeira vez; uma Microsoft empenhada com jogos como GTA IV e Mass Effect confirmados para o 360, entre outras novidades. Mas vamos começar com nosso Deus:
A jogada de mestre da Nintendo
A conferência da Big N começou com nosso mestre, Shigeru Miyamoto, dirigindo-se ao centro do palco. Com um Wii Mote na mão, Miyamoto se tornou um maestro de uma orquestra sinfônica de Miis, tocando o tema de The Legend of Zelda. E Quando Reggie Fils-Aime subiu ao palco, sua primeira frase foi: “se você quer a próxima geração, você veio ao lugar errado. O que a Nintendo vai te mostrar é o novo”. Daí para frente, a Nintendo se destacou na feira. Muita gente torceu o nariz para o nome Wii, mas, com títulos como Wii Sports conquistando as pessoas, o gelo foi quebrado.
Até o Spielberg entrou na brincadeira. |
Painel com os lançamentos para o portátil. |
Hoje, sabemos que tanto Wii quanto o DS foram videogames dos mais bem sucedidos da empresa. Na época, as coisas não eram tão claras, mas o sucesso dos dois aparelhos com o publico na E3 já dava um bom indício. Claro que muita coisa poderia ter mudado, e apenas jogos fariam tais sistemas se tornarem sucessos.
[Conferência completa da Nintendo. Logo no começo existe um clip bem legal que mostra alguns jogos e como os novos controles funcionam, e deixando clara a ideia da empresa em trazer novos jogadores. E próximo a 1h de vídeo você poderá conferir Iwata, Reggie e Miyamoto jogando Wii Sports no palco!]
Microsoft fazendo sua parte
O Xbox 360 já havia dado a largada para a geração, e cabia à Microsoft assegurar que os jogadores iriam encontrar grandes jogos em seu aparelho. Nesse sentido, nada melhor do que garantir que uma das maiores séries aparecesse também no 360. A confirmação de GTA IV para o console foi um momento muito importante para a Microsoft. Cabe lembrar que, na época, GTA: San Andreas era um dos jogos mais vendidos de todos os tempos (ainda é, mas caiu algumas posições de lá para cá).
Viva Piñata e Blue Dragon representavam os esforços da empresa em conquistar não só jogadores de shooters e jogos de esporte. Trazer o mítico pai da série Final Fantasy para o 360 foi uma jogada interessante, focando inclusive em um crescimento no mercado japonês. Sabemos que não deu certo, mas quem pode dizer que não foi uma tentativa razoável?
Halo 3 também deu as caras para reforçar o compromisso da Microsoft com a jogatina online e seu público shooter. Gears of War, Fable 2, Forza Motorsport 2 e Alan Wake eram outros exclusivos que prometiam agradar a muitos jogadores. Inclusive o começo da conferência da empresa mostrou um longo trecho de gameplay de Gears of War. A Microsoft também deu enfoque para o Xbox Live Arcade, com ainda mais jogos clássicos chegando.
Gears of War e Halo 3 foram a linha de frente da Microsoft na E3 2006. |
A empresa também enfatizou as novas formas de se jogar no PC que chegariam com o Windows Vista, ou assim ela acreditava. Cabe lembrar que, pela primeira vez, Bill Gates apareceu em uma E3. O CEO terminou a conferência apresentando um trailer de Halo 3.
[Conferência completa da Microsoft. Atente aos 55 minutos, quando na ocasião do trailer de Shadowrun uma canção em português é reproduzida]
Sony preparando sua artilharia
Não era só a Nintendo que se preparava o lançamento de um novo console, a Sony também estava às vésperas da chegada do PlayStation 3 (que, na época, ainda tinha aquele controle horroroso como protótipo). Entre os jogos já anunciados para a plataforma estavam Heavenly Sword, Heavy Rain, Lair, Genji 2 e um tal de projeto Naughty Dog PS3. No caso, era o primeiro Uncharted, e o resto da história vocês já conhecem.
A empresa também investia no PSP para fazer frente ao domínio portátil da Nintendo. O foco era no poderio gráfico e de processamento, com jogos como Killzone: Liberation e Locoroco. Não foi um dos anos mais bombásticos da família PlayStation na E3, mas foi uma boa preparação de terreno para a chegada do PS3.
Ainda bem que mudaram isso. |
Desenvolvedoras brigando por atenção
Felizmente, as desenvolvedoras também estavam assanhadas para conquistar o público. A Ubisoft começava ali sua escalada para crescer ainda mais. Uma nova IP, Assassin’s Creed, chamou muito a atenção da imprensa e dos jogadores. Mas, outras grandes iniciativas como Red Steel (Wii), Saints Row e jogos das séries Splinter Cell e Rainbow Six também apareceram.
A Square Enix também trouxe muita coisa. Desde entradas da série Mana (Children of Mana e Dawn of Mana), até uma atenção à fantástica franquia Valkyrie Profile (com VP 2: Silmeria e o relançamento do primeiro jogo para PSP). Mas a gente sabe que o negócio da empresa é nos trazer enxurradas de Final Fantasy. Além da presença imponente do grandioso Final Fantasy XII, e do exclusivo para Wii, Final Fantasy Chronicles: Crystal Bearers, a empresa apresentou a tão falada iniciativa Fabula Nova Cristalys, que envolvia três jogos FF XIII.
O primeiro era Final Fantasy XIII Agito, um jogo para celulares que acabou virando o Final Fantasy Type-0 para PSP que você, fã da série, deve ter jogado em HD recentemente no seu PS4 ou Xbox One. O segundo era o próprio Final Fantasy XIII (que chegaria pela primeira vez para Xbox) e gerou toda aquela série de continuações que pintaram ao longo da sétima geração. Agora o terceiro, meus amigos, foi (e é) uma novela. Nada menos que Final Fantasy Versus XIII, que ficou vários anos em desenvolvimento, transformou-se em Final Fantasy XV na E3 2013, e provavelmente será lançado ano que vem, 10 anos depois de seu anúncio.
Estátua de um juiz do jogo Final Fantasy XII trazendo estilo para a Square Enix na feira. |
A EA continuava, é claro, investido em seus jogos esportivos, mas trouxe também dois jogos que impressionaram: Spore e Crysis. A Eidos, que ainda não tinha sido comprada pela Square Enix, apresentou Just Cause e Hitman: Blood Money. Capcom trouxe bons títulos também, como Okami, Dead Rising, God Hand, Lost Planet e Phoenix Wright: Ace Attorney - Justice for All (melhor série da Capcom, lidem com isso).
Equanto a Atlus mostrava um dos RPGs mais importantes dos útlimos anos, Persona 3, e publicava o viciante Disgaea 2, a BioWare preparava Mass Effect. A americana Blizzard continuava investido em seu World of Wacraft, trazendo a primeira expansão do título: The Burning Crusade.
Gosto de Rogue Galaxy. Ele estava jogável na E3 2006. |
E vocês leitores, lembram-se desse jogos? Estamos chegando cada vez mais perto de 2015, e na próxima matéria conheceremos uma E3 diferente, menor. Não deixe de comentar sobre o evento de 2006 e seus jogos.
Revisão: Jaime Ninice
Capa: Paula Zanotelli
Link para a matéria sobre a E3 1995.
Link para a matéria sobre a E3 1996.
Link para a matéria sobre a E3 1997.
Link para a matéria sobre a E3 1998.
Link para a matéria sobre a E3 1999.
Link para a matéria sobre a E3 2000.
Link para a matéria sobre a E3 2001.
Link para a matéria sobre a E3 2002.
Link para a matéria sobre a E3 2003.
Link para a matéria sobre a E3 2004.
Link para a matéria sobre a E3 2005.