The Nintendo Difference
Para os fãs da Nintendo, esta pode ter sido a melhor E3 presenciada em muitos anos que viriam e que virão. O motivo? Títulos AAA em grande quantidade, incluindo as mais famosas franquias, como o trio Super Mario Sunshine, The Legend of Zelda: The Wind Waker e Metroid Prime, além de outros que também despertavam e muito a atenção: Star Fox Adventures, Wario World, Metroid Fusion, Mega Man Zero e Golden Sun 2, só para citar alguns. Era bom ver uma listona de títulos a serem lançados ao longo do ano…“Dá para afirmar, com toda a certeza, que nunca a Nintendo apresentou games tão fortes de uma só vez” — Pablo Miyazawa, NW#46, p. 22.
Só mesmo as páginas da Nintendo World para nos manter bem informados! |
A Nintendo ainda queria tirar o brio de companhia infantil e mostrou, logo de cara, títulos mais sérios: Metroid Prime, Resident Evil 0 e Eternal Darkness fizeram os jornalistas gritarem como fãs histéricos… Mas quem diria que jogos como o novo Zelda não arrancariam também, e talvez com ainda mais intensidade, lágrimas dos repórteres, tanto de choro quanto de raiva, por manter os gráficos Cell Shading mesmo após o anúncio na Spaceworld em 2001, que decepcionou muitos que esperavam por gráficos realistas na franquia.
Um grande espaço, onde os sonhos se tornam realidades! |
O Trio Nintendo AAA firme e forte na E3 2002! |
[Game Eye e outros acessórios Nintendo]
Apesar de anúncios que demorariam a serem lançados, como F-Zero GC (que se tornaria GX), diversos jogos eram apresentados em seu estande nos dias de feira, que possuía, assim como na E3 2013, uma roleta de brindes para os jogadores testarem os lançamentos e ainda poderem ganhar presentinhos. Uma festinha seria feita na noite do dia de conferência para conquistar os jornalistas, com direito a bandas como Smashmouth e comida liberada.
[Um pouco de emoção com a Nintendo na E3 2002]
Mas a Sony empunha seu armamento pesado…
Com o PlayStation 2 agora ainda mais firmado, com cerca de 30 milhões de consoles vendidos, a Sony apostou em novas IPs com os títulos Ratchet & Clank e Sly Cooper, que ganhariam a atenção do público. Outros jogos também viriam a fazer a festa dos Sonystas de plantão: Contra: Shattered Soldier, Devil May Cry 2, Metal Gear Solid 2 Substance, Red Faction 2, Shinobi, Silent Hill 3, SOCOM: Navy Seals e Suikoden III eram alguns exemplos.A Sony, como de praxe, arrasa com uma Booth fenomenal! |
O estande da Sony foi um dos mais bem construídos e contou com diversos quiosques com títulos de peso a serem testados. Luzes, estações de gameplay modernas, grandes figuras de jogos e personagens davam cor ao estande, e podemos incluir aí pisos brilhantes, efeitos de fumaça e muitas telas dispostas em um grande círculo. Também, um telão, ao centro e em formato circular, apresentava os trailers dos jogos em alta dimensão, coisa fina!
[Sony Booth]
A Microsoft começa a sair da caixa
A Microsoft se via na responsabilidade de mostrar novos títulos de sucesso para aumentar a fama de seu recém anunciado console de mesa 128-bit turbinado. A competição com a Sony, cujo PlayStation 2 já estava consolidado no mercado, e com a Nintendo, poderosa no know-how de games até então, não era fácil, e para isso ela precisava de novas táticas e novos meios de conquistar o público.Entre os jogos publicados pela empresa, a lista era grande: Age of Mythology, Asheron's Call 2, B.C., Blinx: The Timesweeper, Brute Force, Combat Flight Simulator 3, Counter-Strike, Crimson Skies, Freelancer, Impossible Creatures, Kung Fu Chaos, Links 2003, MechAssault, Midtown Madness 3, NBA Inside Drive 2003, NFL Fever 2003, Project Ego, Psychonauts, Quantum Redshift, Rise of Nations, Tork, Whacked. Mas a Microsoft também foi bem abastecida pelas Third Parties: Konami e seu Metal Gear Solid 2: Substance e SEGA com Panzer Dragoon.
A Microsoft investe pesado com a Xbox Live |
[Microsoft Booth na E3 2002]
Thirdy Party Show!
Os títulos das outras empresas também faziam sucesso absurdo na E3, como foi o anúncio de DOOM 3 pela id Software através de um de seus fundadores, John Carmack. O último título da franquia até então, DOOM 2, havia sido lançado há oito anos, e a expectativa para este retorno era a melhor possível. Já a Ubisoft mostrou grandes títulos como Tom Clancy's Rainbow Six: RavenShield, que possuía gráficos estupendos para a época e despertou muito a atenção do público, além de Rayman: Hoodlum Havoc e Tom Clancy's Splinter Cell.Mais imagens psicodélicas de dentro dos pavilhões LA Convention Center em maio de 2002! |
Activision também apresenta um estande de respeito! |
E3 2002: E com vocês, o Wii U!!! -n ...ops, é o Game Park #BacktotheFuture #Polystation #Miyamotosaw |
E vocês, leitores, o que acharam desta E3? Algum título ou fato que gostariam de relembrar? Na próxima sema, entraremos em detalhes sobre a E3 2003, com o lançamento do PSP, uma grande quantidade de títulos do Mario e o gameplay de Halo 2. Até a próxima!
Revisão: Luigi Santana
Capa: Ângelo Gustavo
Confiram os artigos sobre as E3 anteriores:
Link para a matéria sobre a E3 1995.
Link para a matéria sobre a E3 1996.
Link para a matéria sobre a E3 1997.
Link para a matéria sobre a E3 1998.
Link para a matéria sobre a E3 1999.
Link para a matéria sobre a E3 2000.
Link para a matéria sobre a E3 2001.