Monster Hunter: quanto maior o Rank, maior a frustração?

Cada um de nós possui uma experiência diferente com a franquia Monster Hunter, mas, em certo momento, todos parecemos desenvolver uma coisa em comum, a frustração.

em 05/04/2015

Lembro-me do ano de 2013 como fosse ontem, quando Fire Emblem Awakening (3DS) chegou ao Ocidente e ficou no top 10 de vários sites como um dos melhores lançamentos da temporada. Dois anos após seu lançamento, todos queriam um novo Pokemon, um novo Zelda, mas não eu, por incrível que pareça a coisa que mais desejava era, já anunciado desde o final de 2012, Monster Hunter 4 (3DS). Mal sabia eu que juntamente com essa nova leva de jogos também havia chegado à Nintendo a ganância da Capcom, que sempre quer correr os menores riscos possíveis, e só trouxe o jogo ao Ocidente mais de um ano depois de ter lançado o Monster Hunter 4 no Japão e 4 meses após o lançamento do Monster Hunter 4 G (3DS) (Monster Hunter 4 Ultimate na versão ocidental), uma versão ampliada do jogo contendo novas armas, novos monstros e novas quests. Confesso que em 2013 até tentei jogar o Monster Hunter 3 Ultimate (3DS/Wii U), mas sem o multiplayer online era muito difícil avançar, além do que as longas e solitárias caçadas solo me provocam um tédio profundo.

Finalmente, no memorável 13 de fevereiro de 2015, no lançamento do MH4U iniciei minha jornada no mundo de MH e uma vez que no jogo anterior da franquia eu não tinha sequer chegado na “dificuldade” High Rank (o jogo possui o total de 10 Ranks de dificuldade), resolvi optar pela arma Dual Blades (Lâminas Duplas), que geralmente é a mais indicada para os iniciantes por ser uma das armas mais ágeis do game, no entanto a desvantagem é que você tem de ficar muito próximo ao inimigo, o que, ao menos inicialmente, faz com que você morra várias vezes por puro descuido.
Great Jaggi, provavelmente o primeiro Monstro grande que você irá enfrentar no game

Após fazer algumas quests extremamente fáceis, cujo único propósito é introduzir elementos e mecânicas do jogo aos novatos, resolvi fazer a quest Jaggi Alliance e repetir a caçada ao monstro Great Jaggi, o primeiro grande monstro do jogo, algumas vezes, para assim produzir minha primeira armadura decente, a Jaggi Mail, e começar minhas partidas online em grande estilo.

O Inferno são os outros... Mas não era o Gogmazios?


Se você acha que o maior desafio deste jogo são os monstros que você tem de matar ou capturar e os itens que você tem de coletar para construir seu equipamento, você está muito enganado. As duas maiores dificuldades que inevitavelmente você terá de superar são os outros e, principalmente, a você próprio.

Como todo jogador de MH deve saber, as caçadas online geralmente funcionam da seguinte maneira: você é colocado com até mais três jogadores em um dos 18 locations (mapas) do game e deve procurar e matar ou capturar o monstro pedido pela quest. Em cada caçada pode-se morrer até duas vezes no total, não importando se isso acontece  com um mesmo jogador ou se são dois diferentes que sofrem a morte, entretanto, na terceira morte, a missão falha e você e os outros jogadores têm de começar tudo novamente.
Irá ser divertido, eles disseram. Você não deve morrer, de forma alguma, eles disseram

No começo, é normal que todo o iniciante morra muitas vezes e acabe levando o resto do time com ele. Mas o problema é quando isso continua a ocorrer mesmo em Ranks elevados. Algumas vezes, seu grupo está a ponto de matar uma criatura, que já está lenta e babando, quando um de seus colegas morre pela terceira vez, isso é muito frustrante.

Isso ocorre por três motivos, que irá ser explicado melhor daqui adiante, são eles:

1 - O outro jogador é de um Rank abaixo do pedido pela quest;

2- O outro jogador usa um gear (equipamento) inadequado para aquele monstro;

3- O outro jogador ainda não desenvolveu técnica e habilidade para ser capaz de enfrentar uma missão desta dificuldade;

4- Outros monstros interferem em sua caçada.

Prefira ir em missões para aumentar o seu Rank ao invés de jogar (na) Vanguarda

Eu ainda não entendo a razão e mesmo que alguém tente me explicar isso, acho que nunca irei aceitar o fato dos jogadores poderem pegar quests de nível superior ao seu próprio Rank. Eu imagino que isto sirva para aumentar o número de pessoas que possam pegar uma determinada missão e, consequentemente, facilitar você encontrar membros para a sua equipe, mas a verdade é que, na maioria das vezes, os jogadores não dão conta de realizar quests de nível mais alto que o seu personagem, elas geralmente não têm um gear e técnica suficiente para uma façanha deste tipo.

Falando em equipamento, não importa em que nível de dificuldade você esteja, você sempre encontrará aqueles jogadores com armas e, principalmente, armaduras que são totalmente incompatíveis com o monstro que estão caçando. Como todos deveriam saber, MH4U possui centenas de criaturas a serem caçadas e cada uma delas têm seus próprios ataques, geralmente associados a um determinado elemento (fogo, eletricidade, gelo, água, entre outros) e, consequentemente, elas têm uma fraqueza, que é, na maioria das vezes, o elemento contrário ao seu ataque. O Rathalos, por exemplo, é um monstro que possui ataques de fogo, provavelmente sua fraqueza é água ou gelo. Logicamente, há exceções e elas não são tão poucas assim, mas o que leva uma pessoa a enfrentar esta criatura vestindo uma armadura cuja resistência a fogo é negativa e ainda por cima empunhando uma espada que dá dano elemental de fogo? Esse, para mim, é um dos maiores mistérios da natureza dos games!
Eu acho que preciso de outra arma... HABILIDADE!

Há ainda o problema da jogabilidade. MH é um jogo que exige que você esteja sempre aprimorando sua habilidade com o joystick. Não importando qual a defesa de sua armadura ou quão resistente a um determinado elemento ela seja, em um game no qual existem monstros, que com um simples abanar de rabo podem te levar ao paraíso dos caçadores, é melhor que você desenvolva bem sua velocidade de raciocínio e a movimentação de seus dedos.
NÃO, NÃO! Você não me empurrou exatamente para o hiper blast do Gravios e me matou. Não, não, isso é só mais um dia...
 E, por fim, existe um empecilho imprevisível e que independe de qualquer gear ou habilidade dos jogadores: a aparição de outros monstros na área em que você está caçando. Tudo bem que normalmente são criaturas pequenas que, apesar de atrapalharem a utilização de itens, com poucos golpes vão ao chão, isso quando o monstro que você está caçando não dá conta dela antes. Mas, apesar de ser incomum, há caçadas em que inesperadamente uma criatura grande e acima do seu nível aparece bem no meio da sua luta provocando mortes indesejadas.

A solução não está só no "mamilos pad"

       
Antes de apontar as soluções tomadas por mim para resolver estes problemas, quero destacar um último problema, que se tivesse sido resolvido desde começo, não teria de enfrentar todos os outros empecilhos citados, eu, o jogador sem malícia.
Em MH, para que você não se torne um jogador frustrado, não basta você ter um excelente gear, a habilidade e a experiência de dezenas de horas de gameplay, é preciso ser racional, sem piedade e cortar os problemas “pela raiz” antes mesmo que eles tenham chance de vir à tona.
Simplesmente, bana os jogadores que insistem em cometer os mesmos erros e, ainda por cima, não aceitam conselhos!
 Em primeiro lugar, e o mais importante, não tenha medo ou receio em utilizar a opção Kick Players em desconhecidos, principalmente se esses jogadores forem a fonte de um dos problemas citados anteriormente, ou seja, estiver abaixo do Rank da quest, use um “gear ruim” ou já tiver morrido mais de uma vez na caçada anterior.
Obviamente, é interessante que você tenha paciência e tente conversar com esta pessoa antes de tomar qualquer atitude deste tipo. Às vezes, ela pode até lhe ouvir e trocar seus equipamentos antes da missão ou mesmo lhe adicionar como amigo para futuras caçadas, mas tenha em mente que muitos jogadores simplesmente não aceitam conselhos e, pior ainda, se ofendem com qualquer crítica ao seu modo de jogar.Você também tem de dar o exemplo, não basta se achar “O Escolhido” e ir expulsando todo mundo.
Minta (deite), tente (não chorar) e chore (muito)

Algumas vezes, você irá morrer mais de uma vez em uma mesma caçada, é normal, principalmente no começo do jogo. A partir daí, você tem duas opções: você se isola em uma área diferente da do monstro que está sendo caçado, torce pela vitória do grupo e aguarda pelo fim da partida, para que, caso seu time seja vitorioso, você possa ficar com os espólios da batalha, ou simplesmente sai da partida sem nada, logo após sua segunda morte.
CRIMSON QURUPECO CHAMA POR AJUDA! Por favor não o Deviljho, não o Deviljho, por favor não o Deviljho, por favor não o Deviljho.

Quanto ao caso dos grandes monstros que surgem de surpresa no meio da sua caçada, também há duas soluções muito interessantes: você pode marcar ambos com o item Paintball, fugir para qualquer outra área próxima e aguardar para que eles se separem, ficando em locais diferentes ou simplesmente jogar uma Dung Bomb na criatura inconveniente para que ela fuja e permita que você termine a sua caçada. O aconselhável é nunca lutar contra mais de um monstro grande de uma só vez.

E, por fim, MH4U é um jogo que para ser concluído precisará de mais de 200 horas de gameplay. Então, quando tiver qualquer dúvida a respeito da localização de um dos milhares de itens do jogo ou qual é o ponto fraco de uma determinada criatura, não tenha vergonha de pesquisar em algum site especializado como o WIKIA ou o próprio GameBlast, senão sua jogatina passará de centenas para milhares de horas.

Essa foi a minha experiência com MH, provavelmente irá agradar a uns e provocar a discórdia de outros, afinal de contas, a relação de cada um dos jogadores com o game é única. E você, qual a sua experiência com o Monster Hunter 4? Ficou muito frustrado? Já platinou o game?

Revisão: Alberto Canen


Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.