Capa do Guia do evento |
Uma SEGA quase invisível
Este não foi um bom ano para a SEGA. Apesar de o Dreamcast ser um ótimo console e parecer bater de frente com os concorrentes, sua visibilidade parece ter sido afetada na E3 2000. Trazendo novos jogos, com uma ótima qualidade visual, seus estandes eram feitos para atrair o público masculino, com mulheres dançando em gaiolas.As dançarinas atraiam os visitantes, mas não era o suficiente para que os mantivessem lá dentro por muito tempo. |
Entre os lançamentos, estava o famoso Samba de Amigo, que colocava o jogador para remexer o corpo com controles em formatos de maracás. Seguindo a explosão japonesa dos jogos de ritmo, era necessário mover as mãos nas posições corretas conforme a batida da música. Como as tecnologias ainda eram novas, e tudo parecia ser divertido, o jogo teve filas para ser experimentado e as reações eram sempre muito positivas.
Dentre outros jogos, há um que merece ser citado: Seaman. Curiosamente, esse foi o jogo mais vendido no japão para o Dreamcast, por ser um pouco “esquisito”: era preciso utilizar um microfone para conversar com um peixe falante.A SEGA também começou a investir em um sistema online para os seus jogos. Chamado de SEGANet, ele seria pago em um modo de assinatura, e caso o jogador optasse por um contrato de dois anos, receberia um novo console. É difícil de entender os motivos pelo qual a empresa não conseguiu atrair o público, com tantos anúncios interessantes e com uma visão tão correta sobre o futuro do mercado. Mas ela não foi a única a ter problemas.
Uma Nintendo parada no tempo
Espaço da Nintendo na E3 2000: com tantos jogos bons, dá vontade de entrar na imagem para jogar tudo de novo. |
Analisando o mercado de jogos atual, é curioso ver a Nintendo tentando atrair públicos exclusivamente adultos na época. O jogo Conker’s Bad Fur Day foi anunciado com diálogos e piadas extremamente sarcásticas e muitas relações a sexo e política.A Nintendo também estava comemorando. Seu portátil mais famoso, o Game Boy, havia ultrapassado o número de 100 milhões de compradores, e não mostrava sinais de que pudesse parar de vender. Mais dois jogos da franquia Pokémon eram anunciados: Gold e Silver, deixando milhares de fãs enlouquecidos em todo o mundo.
Em uma tela, a Nintendo exibia o número de Game Boys vendidos até que chegassem no marco de 100 milhões. |
Controle utilizado para jogar Hey You, Pikachu!, durante o evento. |
Uma Microsoft querendo participar
Este ano parecia mostrar o potencial do mercado de games no mundo. Com Nintendo, Sony e SEGA na disputa, era mais do que esperado que outras empresas gigantes resolvessem criar algo e fazer parte de tudo. E foi em 2000 que a Microsoft chegou com tudo e anunciou o seu próprio console: o Xbox.O console Xbox era exibido em salas fechadas, tendo apenas a sua demonstração técnica exibida ao público. |
Mesmo não tendo recebido a mesma atenção das outras produtoras, o console fazia questão de mostrar a sua força: ele era três vezes mais potente do que o PlayStation 2, segundo os representantes. Com um visual um pouco esquisito, ele prometia algo que era tendência no mercado: trazer partidas online através da conexão com o cabo Ethernet.
O jogo que recebeu mais destaque até então foi Halo, que seria exclusivo para o console. Seus gráficos inovadores e trilha sonora de qualidade já atraíam olhares e ouvidos, mas a jogabilidade era completamente diferente do que ele viria a se tornar: tudo acontecia em terceira pessoa. Tudo isso foi só o começo, já que muito ainda seria anunciado durante o restante do ano e na E3 do ano seguinte.
A crítica especializada ficou animada com o aspecto gráfico dos jogos do Xbox, mas ainda tinham dúvidas quanto ao seu design. A Microsoft garantiu que a letra “X” poderia não existir na versão final, mas isso acabou não acontecendo.
Uma Sony querendo aparecer
Era difícil conseguir andar próximo do estande da Sony: todos queriam conferir o mais novo console da empresa. |
Se há algo pelo qual a E3 de 2000 merece ser lembrada é o anúncio do PlayStation 2, que seria lançado nos Estados Unidos em 26 de Outubro do mesmo ano, por 299 dólares. Através de estandes cheios de televisões e luzes, o console era anunciado em um pequeno palanque, com diversos vídeos de jogos em desenvolvimento transmitidos ao redor.
Contando com leitores de DVD e CD, o PlayStation 2 trouxe a ideia de criar um centro de entretenimento na sala de estar dos jogadores. Algumas TVs do evento mostravam filmes rodando diretamente do console.Graças a titulos famosos e gráficos melhores que os da antiga geração, filas eram formadas para experimentar novas versões de Street Fighter e FIFA, deixando todos espantados com o poder do PlayStation 2. Havia também a promessa de que Tekken Tag Tournament fosse lançado junto ao console, causando certa curiosidade nos jogadores.
Mas o melhor ainda estava por vir. Em um estande enorme, a Konami instalou uma tela gigante para anunciar o seu mais novo jogo: Metal Gear Solid 2. De hora em hora, um trailer de 5 minutos era exibido para quem estivesse ali, com contagem regressiva e diversos avisos para atrair a multidão. Centenas de pessoas sentavam em frente, garantindo um lugar para ver o lançamento mais aguardado do evento.
Uma E3 para ficar na história
Nenhum protesto foi o suficiente para abafar os lançamentos da E3 2000. Dentre novos consoles e franquias que mudariam o mercado, era óbvia a importância da feira para o crescimento do setor, e para nos fazer pensar no futuro dos videogames.Neste ano, pudemos ver o crescimento da Sony, que seria cada vez maior. Com isso, a Nintendo e a SEGA receberam um forte impacto, mudando toda a história que estavam traçando. Para acompanhar isso ainda mais de perto, não perca a nossa próxima retrospectiva da E3, quando as disputas começam a pegar fogo com a então nova geração de sonsoles!
E você? Lembra-se de algo que não citamos sobre a E3 2000? Comente e nos traga um pouco das suas experiências, afinal, elas sempre farão parte da nossa relação com os games.
Capa: Angelo Gustavo
Link para a matéria sobre a E3 1995.
Confiram os artigos sobre as E3 anteriores:
Link para a matéria sobre a E3 1996.
Link para a matéria sobre a E3 1997.
Link para a matéria sobre a E3 1998.
Link para a matéria sobre a E3 1999.