Na semana passada revisitamos a E3 1996, ano que a Nintendo apresentou para o mundo o Nintendo 64, e Sony e Sega revelaram seus novos mascotes: Crash e Nigths. Desta vez, longe de Los Angeles, a E3 1997 marcava o forte crescimento dos FPS e a disputa cada vez mais acirrada entre Nintendo, Sega e Sony, pela hegemonia do mercado com excelentes jogos.
Olimpíada dos games
Após o sucesso das primeiras edições em Los Angeles, a E3 foi para Atlanta, Georgia, palco das Olimpíadas de Verão de 1996. O lugar escolhido para acolher os principais lançamentos de 1997 e as promessas para 1998 foi o colossal Georgia Dome. Com 1500 novos títulos, mais de 500 desenvolvedores e uma área equivalente a 35 campos de futebol, a Electronic Entertainment Expo 1997 era a maior de todos os tempos até então.Georgia Dome. |
E3 1997. |
Foram três dias de pura diversão (trabalho também, claro) entre amantes dos videogames. Mesmo que por um curto período de tempo, Atlanta foi a capital mundial dos videogames, vendo surgir títulos inesquecíveis e a primeira grande invasão dos jogos de tiro em primeira pessoa, numa época em que os jogos de plataforma e aventura dominavam o mercado.
Era imenso. |
Os encantos da Nintendo
Muito se esperava da Nintendo nesta feira. O Nintendo 64 ainda não contava com uma biblioteca de jogos diversificada, e a maioria dos títulos eram produzidos pela própria empresa. Isso até a E3 começar. Bastava ir ao estande da Rare, por exemplo, para ver o que o N64 teria para os próximos meses — GoldenEye 007, Conker’s Quest e Banjo-Kazooie, todos em versões demos, marcaram presença na ala da Rare.Conker marcou presença na E3 1997. Mas, pelo visto, ele ainda não curtia noitadas como o conhecemos. Se você não sabe, Conker estrelaria um título colorido e simpático, chamado Conker’s Quest, apresentado nesta E3. Interessante notar que o pessoal que compareceu ficou maravilhado com a perfeição das expressões faciais do esquilo, o que mais tarde se tornaria uma das características principais de Conker Bad Fur Day, a versão final dessa aventura.
Mesmo não mostrando o tão esperado Nintendo 64DD para o público americano, a Nintendo agradou aos visitantes com jogos memoráveis — mesmo tendo sido lá que o mundo conheceria o nada agradável Superman 64. Demonstrações de F-Zero X, The Legend of Zelda: Ocarina of Time e os já citados acima no estande da Rare animaram os nintendistas presentes.
[Foi na E3 1997 que os americanos conheceram Ocarina of Time]
O estande era incrível. Televisores espalhados, um ao lado do outro, traziam consoles para os visitantes testarem GoldenEye e os outros lançamentos para o Nintendo 64. Tinha até cabines em forma de naves esperando por jogadores de Star Fox 64, exibindo as imagens dos combates de até quatro jogadores em um telão.
Mesmo com o foco no Nintendo 64, os consoles mais antigos tiveram seu espaço na feira. O GameBoy teve sua versão compacta e colorida apresentada, assim como jogos de renome, como Donkey Kong Land e Metroid II. Todos disponíveis para testes em estantes iluminadas. Até o Super Nintendo teve seu espaço com Donkey Kong Country 3 — era Nintendo ou nada.
A Sega reage
Se já não bastassem todos os anos de rivalidade extrema com a Nintendo, a Sega agora precisava enfrentar as investidas da Sony com o PlayStation contra o Sega Saturn. E para isso, investiu bastante no seu estande na feira, ficando em pé de igualdade com as outras duas gigantes.Com Sonic R e Sonic Jam, tivemos uma overdose do mascote da empresa, exaustivamente transmitido nas TVs e banners do lugar, gerando muito alvoroço entre os visitantes. Além de Sonic, a Sega apostou em vários títulos de espotes e no belíssimo Panzer Dragoon Saga, que junto do primeiro Resident Evil e da versão de Marvel Super Heroes deixou muito dono de Saturn esperançoso para os meses seguintes.
A Sony chegando para ficar
A Sony caprichou produzindo um estande gigantesco, com lançamentos para o seu primeiro console, mostrando que ela chegava para dominar de vez o mercado em 1997. Era para impor respeito mesmo. Telões maiores do que qualquer um por lá exibiam imagens dos títulos que chegariam ao console, como Tekken, Spawan e Marvel Super Heroes.Marvel Super Heroes fez sucesso na E3 1997. |
Crash na E3 1997. |
Konami e Capcom
O estande da Konami mais parecia um parque de diversões, repleto de jogos e luzes por todo lado. Nele, ainda era possível descolar uma bela grana. Para isso, bastava acertar uma cesta de uma distância enorme para levar US$ 10.000. Sorte da Konami que a maioria do pessoal só dominava o basquete virtual.Castlevania: Symphony of the Night era apresentando na E9 1997. |
A Capcom, por sua vez, honrou seu legado com títulos de luta de renome, como Marvel Super Heroes — saindo dos arcades para os consoles 32 bit —, X-Men x Street Figther e Super Street Fighter II Collection. Para completar a onda de luta na arena da Capcom, Street Fighter Ex Plus apresentava os lutadores da famosa série de luta de rua com gráficos poligonais incríveis.
A empresa também apresentou Mega Man X4, aventura exclusiva para os consoles de CD da Sony e Sega. |
Para os mais tradicionais, ainda rolou um agitado torneio de Super Street Figther III, atraindo verdadeiras multidões ao redor de um mega telão que transmitia as lutas. O campeão levou um trofeu de Ryu dourado e o passaporte para voltar em 1998 para defender o título.
Por fim, quase passando despercebido pelos mais desavisados, estava Metal Gear Solid. Apresentando em vídeo, o jogo que marcaria o retorno de Solid Snake revolucionaria a indústria dos videogames e marcaria para sempre seu nome entre os melhores jogos de todos os tempos.
Acclain e Midway
Entre os vários jogos de esportes disponíveis para teste, como NFL Club 98, All Star Baseball 98 e NBA Jam 98, a empresa levou Turok para demostração e apresentou Batman e Robin em versão demo, mas já contando com os gráficos detalhados da versão final. Como o filme de mesmo nome estava prestes a sair, o alvoroço pelo jogo foi grande.Também marcaram presença nos estandes jogos como Forsaken, X-Treme G, WWF 98 e outros títulos de menor expressão. Mas, para os mais atentos, era possível, dali mesmo, avistar um cara vestido de Sub-Zero, mas em outro estande.
Era justamente entre televisores enormes, no estande da Midway, que rodava Mortal Kombat Mythologies Sub-Zero, título solo do ninja azul do gelo. Num fantástico jogo de ação e plataforma, os jogadores podiam, pela primeira vez, controlar um dos personagens principais da série de luta em uma aventura solo. Devido à popularidade da franquia na época, o game fez bastante sucesso na feira, principalmente com o anúncio do segundo longa de Mortal Kombat, feito na própria E3.
Quem ganha esse duelo? |
Lucas Arts Entertainment
Enquanto a maioria dos visitantes se empurravam entre TVs e consoles, a Lucas Arts preparava algo mais intimista. Em uma sala reservada, a empresa recebia a mídia especializada para falar, com detalhes, sobre seus futuros lançamentos. E o grande destaque do espaço era mesmo Star Wars Rebellion, jogo de estratégia em que era possível controlar a aliança rebelde ou o império galáctico, cujo objetivo é conquistar a galáxia, nos PCs.Star Wars Master of Teräs foi uma das apostas da Lucas Art para a E3 1997. |
Espaço para todos
Muitas outras empresas compareceram à E3 1997. Algumas com foco nos computadores domésticos e ourtas abraçando os consoles de mesa. Não faltou espaço para criatividade e bons títulos.A aposta da Virgin foi no seu sucesso para PCs Subspace, jogo de naves que já atraía mais de 300.000 jogadores online, em 1997. Títulos de esporte, como NHL PowerPlay 98, e a adaptação de Hércules, sucesso de bilheteria da Disney, também animaram os visitantes, junto a Duke Nuken, Balls of Stell, Courier Crisis, Oddworld: Abe Oddysee, Total Annihilation e o fantástico Unreal, para computadores.
Visitando o estande da Virgin. |
No estande da Dreamworks, os visitantes podiam entrar numa caverna escura para testar o aguardado The Lost World: Jurassic Park, jogo baseado no sucesso de bilheterias de Steven Spielberg. Com gráficos em 3D incríveis para a época e possibilidade de controlar homens e dinossauros, o título para PlayStation e Sega Saturn fez sucesso na feira.
Do cinema para os videogames. |
Lara Croft animando os visitantes da E3 1997. |
Como um meteoro
Sobrou espaço para todo mundo no Georgia Dome. Empresas menores conseguiram expor seus títulos criativos e as gigantes do mercado arrebataram jogadores, especialistas e revendedores com uma safra invejável de excelentes jogos. Sem dúvidas, a E3 de 1997 foi marcante para a história do principal evento de jogos do mundo.Lá, os jogadores se despediam do Super Nintendo e do Mega Drive, e viam o PlayStation ganhar ainda mais força contra o Nintendo 64 e o Sega Saturn. |
Não deixe de comentar suas experiências com os jogos anunciados nesta E3. Acompanhou a feira pela TV? Leu tudo nas revistas da época? Ou conseguiu se manter informado pela internet discada?
Revisão: Vitor Tibério
Capa: Angelo Gustavo
Confiram os artigos sobre as E3 anteriores: