A hora e a vez do Nintendo 64
O palco da E3 foi novamente o Los Angeles Convention Center, dos dias 16 a 18 de maio. O grande astro da feira naquele ano foi o Nintendo 64, que antes era chamado de Ultra 64, e ainda antes era conhecido como Project Reality. Com um grande estande atraindo os olhares ao almejado novo console, a empresa ainda apresentou um dos mais importantes jogos de todos os tempos: Super Mario 64.Além de mostrar o jogo (em um cartucho muito maior do que seria lançado) em uma conferência, existia uma versão beta para ser testada na feira. O jogo deixou jornalistas e fãs impressionados, e não era para menos, já que estamos falando do título que representou a mudança do mundo 2D para o 3D completo sem perder a qualidade.
Mas nem só de Mario se vive, e a Nintendo trouxe outros bons títulos para a E3: Pilotwings 64, Wave Race 64 e Star Wars: Shadows of the Empire e, vejam só vocês, um título ainda desconhecido sobre o filme Goldeneye 007. Se a menina dos olhos da empresa e da feira foi o N64, o lendário e inesquecível Super Nintendo ainda tinha jogos importantes aparecendo.
Ainda estavam lá games da estirpe de Donkey Kong Country 3, Kirby Super Star e Super Mario RPG. Este último produzido pela, então, Squaresoft, empresa que daria o que falar na E3 1996. Além dos jogos, a Nintendo não poupou custos e trouxe uma equipe do Cirque du Soleil para a festa pré-E3.
A E3 dos novos “mascotes”
Se todos estavam alvoroçados com a Nintendo e suas novidades, as concorrentes não podiam ficar atrás. A SEGA continuava apostando em seu Saturn, e apresentou o seu mais novo pretendente a mascote, Nights. O jogo em questão era NiGHTS Into Dreams. Desenvolvido pela Sonic Team, o título acabaria se tornando um clássico cult. Outro game a ser apresentado foi Panzer Dragoon II.Nights e Sonic X-Treme na área da SEGA. |
Mas a SEGA não trouxe nada do Sonic para a feira? Trouxe sim. O instigante Sonic X-treme, título que nunca chegou a ser lançado, mas que na época representava os esforços da empresa em trazer uma nova aventura de seu maior mascote. O jogo, mais recentemente, serviu de inspiração para Sonic and Lost World.
E, falando em mascotes, a Sony também trouxe um: Crash Bandicoot. O primeiro título da importante franquia do PlayStation chegava para competir com Mario, Sonic e Nights. Naqueles tempos, a produtora do game era a Naughty Dog (essa mesmo que faz você suspirar pelo próximo Uncharted e, quem sabe, The Last of Us).
Muito Crash Bandicoot no estande da Sony. |
A tacada de mestre da empresa, entretanto, foi anunciar o corte de preço do console. Passando a custar 199 dólares, o PS acabou ofuscando o Saturn e dificultando a vida do ainda não lançado Nintendo 64, que também anunciariam, em poucos dias, um corte de preço. Desde aquela época, o valor dos videogames era uma das coisa das mais importantes, e podia decidir o rumo da “guerra dos consoles”
E no mundo dos computadores?
Ainda estávamos há alguns anos da entrada da Microsoft no mercado de consoles com o Xbox, mas a empresa esteve presenta na E3 para divulgar sua nova iniciativa em jogos, tudo para mostrar que o Windows podia ser uma plataforma melhor que o saudoso DOS para se jogar.Nesse sentido, a própria Microsoft trouxe alguns jogos. Close Combat, um jogo de simulação da Segunda Guerra Mundial, e os shooters Hell Bender e Deadly Tide. Ainda para PCs, um importante game era apresentado em uma versão muito incial: StarCraft.
O jogo que fez os fãs de Warcraft sonharem alto! |
A consolidação do evento
Com cerca de 500 desenvolvedoras e publishers apresentando mais de 1500 produtos, a segunda edição da E3 já estava ficando bem grande. Palco de grandes anúncios, consoles e jogos, o evento já era considerado o mais importante do país.Plano da E3 1996. |
Grandes títulos foram apresentados na E3 de 1996. Não deixe de nos contar sobre sua experiência com eles e se você teve um Nintendo 64, um PlayStation ou mesmo um Saturn.
Revisão: Jaime Ninice
Capa: Victor Pereira
Confiram os artigos sobre as E3 anteriores: