Há muitos anos em desenvolvimento, Project CARS está sendo feito com a ajuda de diversos fãs e entusiastas de corridas através de fóruns na Internet. Apesar de em seu anúncio original ele ter sido previsto como lançamento para a geração anterior de consoles, no ano passado teve as versões de PlayStation 3 e Xbox 360 canceladas, migrando para o PlayStation 4 e Xbox One. Através de vídeos, o jogo tem como um de seus pontos fortes os gráficos extremamente bem trabalhados, mostrando grande semelhança com a realidade. Após atrasos e mudanças, o lançamento está previsto para março de 2015.
O título aqui descrito se trata de uma versão em desenvolvimento. A versão final pode diferir.
Gráficos espetaculares? Só no computador
Project CARS é enorme. Com mais de 60 pistas garantidas e centenas de carros customizáveis, há um modo história no qual será possível criar um piloto e fazê-lo subir na carreira. Cada carro e pista foram minuciosamente estudados para criar sensações únicas, fazendo com que haja diferenças em pesos, velocidades e muito mais. Jogá-lo utilizando equipamentos de simulação é mais do que uma experiência única — é algo que deveria ser essencial para todos os jogadores.Durante o replay é possível ver o potencial do console: tudo fica muito mais bonito. |
Tendo em vista os vídeos já divulgados pela Namco, a versão apresentada para nós de PlayStation 4 apresentava diversos problemas. Algumas texturas, como a roupa do piloto e pedras na estrada, podiam pertencer à geração anterior de consoles. Além disso, mesmo estando muito bonito, ainda era fácil perceber que estávamos vendo um jogo, e não a realidade (nas propagandas do jogo, havia diversas comparações entre a imagem real e a digital, criada pela empresa). Mas isso não tiraria a diversão do jogo, já que há muito mais.
Não é só acelerar e frear
Durante as três voltas em um circuito na Califórnia, percebemos que o jogo leva a sério os elementos que o tornam um simulador. Mesmo sem aparentar os danos físicos, basta uma pequena colisão para que o veículo comece a se locomover diferentemente, o que dificulta o trajeto do jogador. O Force Feedback do volante, que reproduz as forças reais de um carro, fazia tudo ficar mais pesado quando a pista mudava de textura, e as curvas se tornavam extremamente leves quando em alta velocidade. Ainda assim, dirigir karts é algo mais simples do que carros pesados, então vencemos a corrida com facilidade. Nos divertimos e conseguimos nos empolgar com o lançamento. E garantimos: a inteligência artificial do game não facilita em nenhum momento, já que fomos jogados para fora da pista várias vezes.Mesmo sem aparentar danos, todos os carros podem quebrar e parar de funcionar no meio de uma corrida. |
Imersão completa
A linda capa do jogo. |
Project CARS será lançado para PlayStation 4, Xbox One, Wii U (este sem data definida) e PC no dia 17 de março de 2015.
Revisão: Luigi Santana
Capa: Felipe Araújo