Recentemente, no Warner Bros. Games Summit 2014, tivemos a chance de saber um pouco mais sobre o novo jogo da franquia que está criando muita ansiedade e espectativa em alguns fãs. Será o vigilante aquele que conseguirá levar os jogos da franquia ao merecido palco? Confira conosco o que ocorreu na conferência e a opinião sobre os testes!
A volta do Senhor dos Anéis
Passando-se entre as obras O Hobbit e “O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel”, Sombras de Mordor tem como protagonista Talion, um dos membros da Vigília dos Portões Negros de Mordor, onde Sauron, o Senhor dos Anéis, possuidor do Um Anel, encontrava-se caído.A história toma como estopim o retorno do rei (Sauron) ao mundo dos vivos, matando os vigilantes e aqueles que estavam próximos. Nesse meio, Talion presencia a morte de sua família pelas mãos dos subordinados de Sauron, sendo executado logo em seguida.
É... ele voltou. |
Agora, com a ajuda de Celebrimbor, Talion buscará respostas do por quê fora trazido de volta e, principalmente, vingança.
A vingança e seus métodos
O fator mais abordado na apresentação foi o sistema inovador que o jogo traz: o Sistema Nêmesis. Esse sistema consiste em criar rivalidade entre Talion e seu alvo. Enquanto o apresentador jogava, ele acessou o menu do sistema em questão, fazendo com que gerasse uma espécie de tabuleiro de RPG onde se encontravam vários orcs, entre eles subordinados mais fracos e seus chefes, que são os alvos de Talion. Nesse tabuleiro são exibidas as informações dos alvos, como sua curta história, motivo de seu nome e habilidades, sendo que podem ser cada vez mais detalhadas, dependendo das informações que o protagonista conseguir.Ao acessar o menu do sistema, tudo se assemelha a um bom e velho RPG de mesa com suas devidas fichas. |
Ao escolher algum inimigo, é possível marcar a posição dele no mapa e seguir diretamente para o local, seja correndo ou por uma espécie de teletransporte, fruto dos poderes cedidos por Celebrimbor. Ao atacar o inimigo há a possibilidade matá-lo ou não; caso o faça, a missão estará completa, caso não, o inimigo poderá fugir e sua inteligência artificial será aprimorada para se adaptar às habilidades do jogador, fazendo com que esteja mais hábil ao enfrentá-lo.
As informações coletadas geram mais dados como chance de sucesso da missão e mais informações de habilidades. |
Eu já vi isso antes…
O sistema de batalha, que pôde ser testado, realmente é muito fluído, porém assim como em LEGO Batman 3, se mostrou um tanto lento na resposta dos comandos. O jogo parece incorporar estilos de diferentes jogos como os atuais Ninja Gaiden, Assassin’s Creed e Batman Arkham, variando bastante entre escalar torres, invasões furtivas e batalhas contra bandos, o que impressionantemente não pareceu tirar de algum modo sua identidade própria, possuindo a necessidade de estratégias para poder atacar, como um bom e velho RPG.O mapa é vasto e aberto, possuindo, assim como em Far Cry, por exemplo, vários animais e bestas pelo caminho, além de acampamentos e ruínas habitadas por orcs. Para não apenas andar pelo mapa por longos caminhos, o jogador pode utilizar o poder das sombras para hipnotizar alguma besta que se encontra no caminho e fazê-la de montaria, deslocando-se assim mais rapidamente, além de também utilizá-las (sim, mais de uma) em batalha, fazendo com que ataquem seu inimigo.
Conquistar bestas e atacar os inimigos não tem preço. |
Os inimigos (orcs) vivem e atacam em conjuntos, sendo sempre hostis. Como informado acima, o vigilante pode escravizar um dos oponentes que seja mais fraco e utilizá-lo para conseguir informações sobre os chefes, agregando-as ao Sistema Nêmesis.
Talion, por conta de seu poder, pode gerar um arco etéreo, desacelerando também o tempo à sua volta por um breve momento, além de conseguir se teletransportar a alguns pontos específicos do mapa, reduzindo consideravelmente a caminhada que pode fazer na caça de um inimigo.
Estava Boromir, filho de Denethor, errado?
Terra Média: Sombras de Mordor pode ser um dos maiores lançamentos do ano, contando também com alguns outros já lançados e anunciados. Entretanto, o jogo já conseguiu impressionar alguns e decepcionar outros com todos os elementos que trouxe, além de trazer a franquia de volta ao mundo dos jogos, desta vez com um ar um tanto mais sério.Contudo, confesso que a quantidade de detalhes nele presente conseguiu chamar a atenção, pois é extremamente bem trabalhada, contando com um mundo vasto e diversas criaturas já conhecidas da franquia. Levando isso em consideração, é possível também levar em conta que a história, para não colidir negativamente com as obras originais, fora trabalhada com a participação do diretor dos filmes, Peter Jackson, e dos artistas da Weta Workshop, responsável pelos efeitos especiais dos longas. Tudo isso para assegurar que tudo esteja de acordo com o universo criado pelo escritor e retratados nas telonas.
Sombras de Mordor chega às lojas no dia 16 de outubro para PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360 e Xbox One pelo preço de R$199,90 e para PC custando R$99,90. Assim como LEGO Batman 3: Beyond Gotham, o jogo virá totalmente localizado em português, apenas nas versões nacionais, e também possuirá edição especial para os consoles no Brasil contando com filme “O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei”, o último da trilogia.
O jogo também marcará presença na Brasil Game Show deste ano, que ocorrerá entre os dias 8 e 12 de outubro, estando disponível para testes em primeira mão, então não deixe de conferir a nossa cobertura do evento!
Revisão: José Carlos Alves
Capa: Felipe Araujo.