Dance Dance Revolution (Arcade) e sua trilha sonora de mexer qualquer esqueleto irá cativá-lo

em 16/02/2014

Se Just Dance e Dance Central fazem sucesso hoje, eles devem muito aos antigos jogos de dança, famosos pelo seu esquema de setas e seus ... (por Gabriel Toschi em 16/02/2014, via GameBlast)

Se Just Dance e Dance Central fazem sucesso hoje, eles devem muito aos antigos jogos de dança, famosos pelo seu esquema de setas e seus tapetes de dança que já fizeram muita gente suar nos arcades pelo mundo afora. Entre diversas séries que tinham este formato, uma delas foi especial para muitas pessoas: Dance Dance Revolution, da Konami, uma das pioneiras nos jogos rítmicos. É hora de conhecer a lista de músicas da primeira versão do jogo para arcades e saber quais delas agitavam as pistas dos fliperamas em 1998!

É bom frisar que a série sempre muda suas músicas de acordo com o país em que é lançado e até mesmo quando os jogos são portados para outras plataformas, como foi o caso deste DDR original, que teve uma versão para PlayStation. Neste Game Music, iremos tratar das músicas da versão japonesa de Dance Dance Revolution, a primeira lançada na história da série.

De músicas pra se sentir na balada… 

A ideia de Dance Dance Revolution era realmente fazer você se sentir como um verdadeiro dançarino, mesmo tendo de prestar atenção em várias setas coloridas e em um tapete cheio de desenhos. Logo, as músicas do jogo eram realmente bem animadas e todas receberam um toque eletrônico. Comecemos por Kung Fu Fighting, que foi um sucesso nos anos 70 na voz de Carl Douglas e que chegou ao DDR em um remake feito pela banda britânica Bus Stop. Todo o ambiente da música oriental na música não se perde em meio às batidas eletrônicas, sendo uma das músicas preferidas de toda a série por este redator que vos escreve.


Seguindo a pegada oriental, Butterfly, do grupo sueco Smile.dk, que viria a ter muitos outros sucessos nos jogos DDR, também é outra música bem interessante e mostra a mistura perfeita que as músicas do título costumam ter entre as batidas eletrônicas, fundamentais para combinar com os passos de danças em setas, e a própria melodia da música. Have You Never Been Mellow, gravada pelo The Olivia Project, é uma outra música que mostra a perfeita combinação das batidas e da melodia original das canções. Quem diria que conseguiriam fazer uma música de 1975 ficar melhor ainda pra se dançar?



Outras músicas fora desta linha também fizeram um grande sucesso. O clássico That’s the Way (I Like It), cantado por KC & The Sunshine Band, é uma das mais divertidas músicas, que contrasta com as outras, sem nenhum tipo de batida eletrônica, em sua versão original de 1975 e traz o charme das discotecas antigas e da música disco. E se você acha que não conhece a música Let’s Get Down, cantada por JT Playaz, ela é bem parecida com o característico refrão do clássico Celebration, do Kool & The Gang.


…até verdadeiros desafios de ritmo!

Com o passar da jogatina, você vai desbloqueando em Dance Dance Revolution novas músicas e, assim como nos jogos atuais, cada vez as canções ficam mais difíceis. O primeiro jogo da série trouxe músicas puramente eletrônicas, caracterizando algumas das mais complexas combinações de setas. Você não se sente dançando, mas sim desafiado a seguir o ritmo e superar seus próprios limites. Um bom exemplo é Trip Machine, do músico De-Sire.


Entretanto, a música que melhor exemplifica esta ideia é Paranoia, do grupo 180. Sem nenhuma letra e com uma melodia eletrônica bem pesada, é a música final do arcade e, logo, uma das mais difíceis da série. Paranoia fez tanto sucesso que foi remixada várias vezes e apareceu em quase todos os jogos posteriores da série.


Você já gastou muitas fichas jogando Dance Dance Revolution? Ou conheceu estas ótimas músicas por meio de outros jogos, como Stepmania? Qual é sua música preferida? Deixe suas opiniões nos comentários e até o próximo Game Music!

Revisão: Jaime Ninice
Capa: Diego Migueis

sempre com projetos criativos, estranhos ou os dois ao mesmo tempo. desenvolvedor de software, game designer e escritor sobre as coisas que eu gosto.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.