Vejam o caso de Broken Age, o novo adventure da Double Fine que foi inteiramente financiado por jogadores no Kickstarter, um site onde você pode pedir doações para tocar seu projeto adiante. Originalmente foram pedidos US$400 mil, mas no final do prazo Broken Age havia acumulado mais de 3,45 milhões de dólares, vindos de mais de 87 mil investidores. Um sucesso que felizmente se refletiu na qualidade do jogo quando este ficou pronto. E a história não se aplica apenas a jogos: o Ouya e o Oculus Rift são exemplos de hardware para jogos que foram fenômenos de arrecadação.
Mas existe o outro lado. O lado dos que não atingem a meta estipulada dentro do prazo. Pelas regras do Kickstarter, quando um projeto não alcança a quantia de dinheiro solicitada pelo seu criador, nenhuma das doações feitas é realizada e a ideia fica sem nada além de um gosto amargo na boca. Não é difícil imaginar que esses jogos esquecidos compõem uma fatia mais obscura mas também muito maior que a dos sucessos como Broken Age ou Mighty No. 9, novo jogo do Inafune, criador do Mega Man. Segundo estatísticas do próprio site, 2.796 projetos relacionados a jogos (que incluem jogos de tabuleiro, cartas e similares, embora em menor número) foram financiados com sucesso, contra 5.203 que falharam. Destes, 341 chegaram a nem receber doação nenhuma, e 72 chegaram muito perto do seu objetivo, obtendo de 81% a 99% do valor pedido. Infelizmente para eles, foi por pouco. A grande maioria dos jogos que falharam, 3.713, conseguiu levantar apenas de 1% a 20% do valor pedido.
Dentre esses mais de 5 mil projetos falhos, encontramos um pouco de tudo. As causas para um jogo não atingir sua meta de arrecadação são várias: valores absurdamente altos, ideias mal acabadas ou mal apresentadas ou propostas demasiadamente… peculiares. Mas o motivo mais decepcionante é a falta de exposição adequada: ideias que de fato resultariam em bons jogos, mas não conseguiram chegar ao público alvo e se perderam no mar de propostas.
A volta dos que não foram
A melhor maneira de ilustrar o que os usuários do Kickstarter poderiam ter feito pela indústria de jogos é mostrando um pouco desses projetos falhos, então lá vamos nós.Being a Bird - An Oculus Rift Virtual Reality Game
O que é? Título literal: um jogo para Oculus Rift onde o jogador é um pássaro.
Quanto precisavam? $2.000
Quanto conseguiram? $413
Dead Century: Mosaic
O que é? Jogo de mistério com puzzles e um visual diferente para iOS e Android.
Quanto precisavam? $95.000
Quanto conseguiram? $11.763
Shadow of the Eternals
O que é? Sucessor espiritual do aclamado Eternal Darkness, entrou no Kickstarter duas vezes, se envolveu em polêmicas e foi parar no limbo dos jogos que não são nem cancelados nem confirmados.
Quanto precisavam? $750.000
Quanto conseguiram? $323.950
Super World Karts GP - 16-bit mode7 style karts!
O que é? Jogo de corrida estilo Mario Kart com visual retrô e personagens de outros games do Kickstarter.
Quanto precisavam? $16.000
Quanto conseguiram? $11.704
Talk 'Em Down
O que é? Impeça suicidas de pular do alto de prédios falando as coisas certas.
Quanto precisavam? $9.000
Quanto conseguiram? $1.010
Boogerman 20th Anniversary: The Video Game
O que é? Remake HD do jogo de plataforma para SNES e Mega Drive Boogerman: A Pick and Flick Adventure.
Quanto precisavam? $375.000
Quanto conseguiram? $40.252
Stalin vs. Martians 3
O que é? Stálin, marcianos e robôs gigantes.
Quanto precisavam? $125.000
Quanto conseguiram? $2.270
Retro Space Shooter
O que é? Asteroids, só que com menos coisas.
Quanto precisavam? $2.000
Quanto conseguiram? $0
The Rage Game
O que é? Um simples jogo de plataforma feito para irritar os jogadores.
Quanto precisavam? £3.000
Quanto conseguiram? £16
New upcoming RPG/SIMULATION game for IOS and Android!
O que é? Construa um castelo e o defenda de monstros.
Quanto precisavam? $5.000
Quanto conseguiram? $0
Alien OverKILL
O que é? FPS com aliens.
Quanto precisavam? £2.000
Quanto conseguiram? £65
É claro que essa é apenas uma pequena amostra do que podemos encontrar vasculhando o cemitério do Kickstarter, que seguirá crescendo. Que estes jogos descansem em paz.
Revisão: Alan Murilo
Capa: Daniel Machado