Conheça um maravilhoso mundo musical universitário com a turma mágica da série Nodame Cantabile

em 18/01/2014

Extremamente famosa no Japão e nos locais que foram contagiados, a série Nodame Cantabile é referência no Oriente quando o assunto se tra... (por Jaime Ninice em 18/01/2014, via GameBlast)

Extremamente famosa no Japão e nos locais que foram contagiados, a série Nodame Cantabile é referência no Oriente quando o assunto se trata sobre a vida musical de estudantes dos cursos superiores de habilitações em instrumentos musicais. Trazendo para as mídias tudo o que se pode vivenciar em um ambiente assim, Nodame, a jovem estudante, irá te envolver nesta história deveras interessante, inovadora, cativante e que preenche uma lacuna em séries baseadas no mundo do estudo da música de concerto! E digo mais! A série vale muito a pena, seja para estudantes de música, otakus assumidos, ou mesmo para quem sempre quis entender e viver um pouco do maravilhoso mundo da música clássica!

Uma grande jornada musical em busca de um sonho

A história de Nodame, uma jovem estudante de graduação em piano, se desenrola na Universidade de Música Momogaoka, uma famosa escola de música no Japão, conhecida pelo excelente ensino de piano, além de formações orquestrais. Como centro das atenções no decorrer da trama, e pela qual ela é contada na maioria das vezes, Chiaki, também estudante do curso de piano, agora já em seu último ano, contudo, almeja se tornar um grande maestro. Por isto, irá passar por muitas aprovações e lições ao longo de sua jornada, além de se tornar a companhia favorita de Nodame, jovem pela qual despertou um enorme interesse pelo seu estilo “livre” e maneira “cantada” de tocar, bem expressiva em sua excentricidade.

Tantos estudantes e tantas histórias irão se desenrolar ao longo do drama, de uma maneira bem divertida e empolgante. A série tinha mesmo tudo para dar certo, cheia de variedades e conhecimentos acerca deste universo musical. Muitas referências à música e aos seus compositores são contadas e vistas de um ângulo completamente apaixonante, detalhando as suas mais variadas características e qualidades dentro da história da música erudita universal.

A série privilegia diversos compositores dos mais variados períodos, tais como Vivaldi, Bach, Beethoven, Brahms, Chopin, Ravel; e suas músicas são tocadas com as mais variadas formações, como solos, duos, trios, quartetos e orquestral, apresentando a nós o rico repertório existente na história da música e consagrado por suas mais maravilhosas características.

A série segue também mostrando o dia a dia da vida atribulada dos estudantes de música ao retratar os caminhos percorridos e suas histórias na orquestra, música de câmara, e em recitais solo. Muito interessantes, e em grande parte verdadeiros. Por sinal, a descrição deste universo em forma de anime é feito de maneira bastante convincente e natural, tornando-o uma das séries de maior qualidade realista existente até hoje.


A história do Mangá e Anime, onde tudo começou...

A história da série Nodame Cantabile tem início nos mangás, desenhado por Tomoko Ninomiya e publicado pela Kodansha na Josei, por um longo período: entre 10 de julho de 2001 e 10 de outubro de 2009. Ele mostra toda a história da série principal e é a primeira fonte de inspiração para os trabalhos posteriores, além de possuir um capítulo inédito na franquia, o Opera Hen.

Já o anime conta a história inicial de Chiaki e todos os seus caminhos até se tornar um experiente regente, bem como a de Nodame, que caminha junto com ele na sua busca em se tornar uma grande pianista (ou mesmo uma professora de jardim de infância, que é o seu sonho, um pouco mal visto pelos seus amigos, que a consideram uma pessoa, além de baderneira, bem pouco rígida para domar alunos já que, muita das vezes, acaba se comportando como eles) e esposa de Chiaki, se bem que este último parece ser seu principal objetivo.

Traços muito divertidos e engraçados podem ser percebidos aqui ao passar da história dentro da Universidade de Música e depois pelo mundo afora. O anime possui um aspecto muito agradável e envolvente, podendo ser classificado com a mesma qualidade entre os animes que mais fizeram sucesso entre o público mundial.
Descolado, intrigante, enriquecedor e, para quem está habituado ao universo da música, é muito engraçado ver tudo com que se pode deparar em vias multimídias. Alguns absurdos, tudo bem, mas tudo com a cara de um típico desenho japonês. Gráficos bem atuais, e algumas vezes com toques 3D de CellShading nas performances instrumentais, dão o clima à toda esta aventura nova e criativa, tanto na parte visual quanto na parte sonora, que também se destaca pelo seu estilo marcante e ideal à atmosfera presente.

O anime é dividido em três temporadas, todas elas muito divertidas, e que apresentam de forma cômica a realidade e peculiaridades da extrema convivência em âmbito universitário de uma escola de música, e segue com a ida para um aperfeiçoamento no exterior. Tudo é muito bem contado, cômico em que a realidade apresentada não deixa nunca de ser interessante, assim como se mostra bastante convincente.
A turma de Nodame toda reunida! Música!

1 - Nodame Cantabile

A Universidade de Momogaoka é o palco principal para o desenrolar de toda a história deste primeiro episódio da série. Neste, é onde os personagens vão se conhecer e destacar pontos cruciais de suas características.


2 - Paris-Hen

Aqui Nodame Chan e Chiaki Senpai vão juntos para a França para aperfeiçoar seus estudos. Ele, para seguir seu eterno Mestre, Vieira Sensei, já que se considera seu pupilo desde pequeno, e Nodame, para estudar Piano no Conservatório de lá. Muitos acontecimentos irão ser observados neste capítulo, como a participação de Chiaki no Concurso Internacional Platini de Condutores, e a adaptação de Nodame no Conservatório de Música da França, com seu estimado mestre AuClair.

3 - Finale

Ainda em Paris, os personagens seguem seus caminhos em busca dos seus sonhos. Contudo, muitas reviravoltas acontecerão e indagações a respeito de seguir ou não a profissão tomará conta em alguns momentos.

Desbravando a série em um mundo Live Action

Uma orquestra com estilo!
A série em Live Action, no formato de seriado, foi uma tentativa de implementar um Live Action ao anime, utilizando os mesmos atores que logo viriam a ser utilizados nos subsequentes filmes. Ele também tenta mostrar certa comicidade já apresentada nas partes do anime, porém, o estilo cartunesco possibilita bem mais esse aspecto para o qual foi criado. Não obstante, é um adicional para quem quiser assistir à mesma efervescência das interpretações dos atores reais em episódios iniciais.

Pode parecer um pouco estranho se você já viu o anime, mas vale a pena pela interpretação real dos atores e localidades diversas. Estes episódios representam um resumão em torno da história principal, ficando ainda mais resumida nos filmes, porém, estes com detalhes acentuados no que diz respeito à música, que iremos ver agora.

A ascensão da mídia cinematográfica como recurso qualitativo-resumido


Os filmes são considerados o louvor de toda a série Nodame. Eles foram criados de uma maneira muito mais musical, em que se destacam e dão um brilho principal para o fechamento da série.

A história dos filmes, protagonizados pelos mesmos atores da série, ocorre no período em que Chiaki e Nodame vão para a França, com a finalidade de aprimorar seus estudos. Já no segundo filme, os personagens seguem com o intuito de participações em concursos. Muita música é mostrada aqui, até mais que nos animes, além de representarem de forma mais fiel a forma com os músicos de verdade se comportam durante sua execução.

Nodame Cantabile: The Final Score - Part 1 (のだめカンタービレ 最終楽章 前編 / Nodame Cantabile Saishu Gakusho Zenpen) – 19 de dezembro de 2009
Em sua primeira exibição nas telonas, o filme continua a história vista nos animes. Após vencer a Platini International Music Competition como regente, Chiaki é convidado a se preparar para uma posição permanente na Orquestra de Roux-Marlet. Porém, ao chegar, passará por inúmeras dificuldades, visto que os músicos desta orquestra, em sua maioria, são músicos medianos, como retrata Chiaki, além de possuírem muita baixa estima. Enquanto isso, Nodame e seus amigos musicistas da faculdade se preparam arduamente no Conservatório de Paris, onde realizarão seus últimos exames. O belo trabalho de gravação por ambientes onde o filme se passa inclui, além do Japão, cidades como França, República Tcheca, Eslováquia e Áustria.


Nodame Cantabile: The Final Score - Part 2 (Nodame Cantabile Saishu Gakusho Kouhen) – 17 de abril de 2010
Um filme mais musical. The Final Score - Part 2 conta os desenlaces de um concurso realizado na França, em que Chiaki toma a difícil decisão de partir para o país e se dedicar a seus estudos por um tempo como regente, dentro dos mais diversos concursos realizados no local. Nodame e seus amigos da faculdade também aparecem e desejam competir em diversas modalidades do concurso internacional de piano e música de câmara.

Muita diversão com os mais doidos estudantes em suas histórias e convivências podem ser vistas, além da volta do Maestro Stresseman e de um desentendimento mais sério entre o casal, que é resolvido de forma apaixonante ao final do filme. É revelado, ainda mais, todo o amor pela música presente na vida dos eternamente dedicados estudantes de música do universo de Nodame Cantabile!

Agora o que interessa, vamos falar dos games desta série

Foram lançados quatro jogos até hoje sobre a série, todos se utilizando da dinâmica de trabalho de condução dos instrumentos e regência orquestral.

A versão para o para PlayStation 2, lançado em 19 de julho de 2007, possibilitou controlar intérpretes em seus instrumentos, além de lhe colocar frente a minigames vez ou outra. Com a batuta na mão, você era o rei e podia controlar os personagens, além de mostrar em cena uma grande história envolvendo os personagens do mundo de Nodame.

Logo depois veio a versão para Wii, lançada em 27 de dezembro de 2007, que caiu como uma luva para o console, visto que ele sempre teve esta ideia de implementação como uma de suas propostas para a jogabilidade. O manuseio de instrumentos musicais é feito com mais realismo, sendo que o Wii Music tentou de alguma forma implementar o conceito de regência e obteve uma experiência bem-sucedida. Agora você poderá ter um game voltado especificamente à condução de orquestras e de instrumentos musicais utilizados no ambiente da música de concerto. Destaque para o violino, nunca foi tão legal, e fácil, tocar um instrumento e ser acompanhado ao piano num jogo de videogame!



No mesmo ano em que o primeiro jogo para Wii apareceu, foi lançado, também na terra do sol nascente, a primeira versão do game para o Nintendo DS, no dia 19 de abril de 2007. Um pouco menos privilegiada por seus controles de toque, ele não fazia tanto sentido quando comparado com o WiiRemote, mas apresentava um bom estilo de jogabilidade, condizente com um game rítmico musical.

A segunda versão do game para o DS veio com a ascensão do segundo filme, este lançado em 2010. Entitulado “Nodame Cantabile: Tanoshii Ongaku no Jikan Desu”, o jogo trouxe um gás a mais para a série que tinha lançado seu último game há pouco mais de dois anos.


Vamos conhecer os principais personagens da série:

Tão grande é o elenco de Nodame que reunimos aqui as principais personalidades tão cativantes da série:

Megumi Noda (Juri Ueno) “Nodame” - A principal protagonista de toda a série. Nodame vai lhe envolver com o seu jeito animado e brincalhão, mas que nem por isso deixa de pegar pesado nos estudos de piano.


Shinichi Chiaki (Hiroshi Tamaki) “Chiaki-senpai” - Chiaki é a bola da vez e aqui estará sempre se apresentando e superando dificuldades para se tornar um dos melhores regentes, podendo estar a par dos grandes.

Franz von Strezemann (Takenaka Naoto) “Milch Holstein” - O regente ídolo de Chiaki, mas que, com o tempo, se mostra um cara totalmente por fora de suas obrigações. Um verdadeiro aproveitador da vida.


Okuyama Masumi (Koide Keisuke) - Percussionista especializado em tímpano. Sua personalidade no filme é um pouco mais contida que no anime, onde grita e põe todos os seus sentimentos para fora.


Miki Kiyora (Mizukawa Asami) - Uma violinista prodígio que gostava de Rock, passando por diversas orquestras e meios receptivos da mídia especializada.


Tamaki Keiji (Kondo Koen) - O clarinetista do grupo faz aparições em músicas de câmara e está sempre junta aos outros colegas músicos.


Rui Son (Yu Yamada) - Esta grande pianista possui uma aparição especial no desenho, tendo vontade de estudar na França e seguir um pouco da técnica de Nodame, além de causar ciumes nela, para complementar seu modo de tocar.



Entre outras, a série também, através de sua grande set-list, foi responsável pelo lançamento de inúmeros CDs de música, e integrou uma lista variada de itens colecionáveis, além de ter recebido o “Kodansha Manga Award 2004” como o melhor Shōjo Mangá. Sendo assim, a série criou uma história de sucesso que merece ser vista por todos os estudantes de música ou interessados nesta arte!

E vocês, já conheciam a série Nodame Cantabile, ouviram falar ou se aproximaram mais através dos famosos filmes ou animes? Se, assim como eu, vocês ficaram encantados após esta descoberta oriental, deixe suas experiências abaixo sobre esta importante série! Voilá, vamos estudar!


Revisão: Catarine Aurora
Capa: Daniel Siva

Jaime Ninice é cravista, formado pela UFRJ, e mestre em música na mesma instituição. Sua paixão por games, eventos e revistas o levou a escrever e revisar artigos desde 2010 no @Blast. Hoje é redator das publicações impressas sobre retrogames WarpZone.me
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.