Cidade de Nova Iorque. A “Grande Maçã”. Uma metrópole gigantesca em que você pode encontrar todos os povos e todas as culturas reunidas. E no meio desse formigueiro humano, existe um bairro especial. Um local que, para qualquer cidadão comum, passaria por um distrito comum, com seus prédios de apartamentos baratos, bares fumacentos, comércio popular e até algumas casas mais ricas. Seja bem-vindo a Fabletown! Um bairro onde os personagens de contos de fada podem viver em segurança e tranquilamente e reconstruir suas vidas e lares. Mas a realidade está bem longe disso e as aparências, de fato, enganam. Envolvendo-se em uma trama cheia de mistérios e descobrindo que os problemas dos habitantes do bairro são mais profundos do que aparentam ser, o Grande Lobo,
Bigby Wolf, talvez acabe vendo que nem todas as histórias podem ter um final feliz.
Há algo de podre em Fabletown
Antes de começarmos a falar sobres os principais aspectos do jogo, é importante ressaltar que, até o momento da publicação dessa análise, apenas o primeiro episódio de The Wolf Among Us estava disponível. Mas espera aí, o game é dividido em capítulos? Não é um título com uma história apenas? Não. The Wolf Among Us é dividido em cinco episódios, sendo que os próximos já tém lançamento programado até o inverno desse ano. Da mesma forma que em
The Walking Dead, a
Telltale Games produz um título que está mais próximo de um seriado do que um game (por sua estrutura narrativa e jogabilidade). Mas que nem por isso deixa de contar uma história incrível que consegue capturar a atenção do jogador desde o primeiro dialógo entre os personagens.
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Fabletown e seus personagens tem muito para contar. |
Em The Wolf Among Us, o jogador mergulha em um mundo lúgubre, de luzes tênues com um visual estilizado incrível de uma
graphic novel. Tanto pela aparência do jogo quanto pela forma como a história se desenvolve, tem-se a nítida impressão de que estamos dentro de uma história em quadrinhos ao estilo policial. E tal acontecimento não é à toa, já que o game foi baseado na famosa série de quadrinhos,
Fable (Contos Fabulosos), de Bill Willingham. Com um enredo surreal, o jogador vai para o coração de Nova Iorque, no misterioso bairro Fabletown. Um local que, apesar de parecer comum, não é nada do que aparenta ser. É lá que se encontram e residem a maioria dos personagens de contos de fada que, após serem expulsos de sue próprio mundo (durante o que eles chamam de
Exílio), tiveram que se refugiar em nossa realidade. Com o bairro protegido por um feitiço, seus habitantes estão relativamente seguros do mundo exterior.
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No coração da casa do Prefeito ficam depositados todos os itens mágicos dos contos de fadas. Além de registros detalhados sobre cada história. |
O problema é que, ao contrário dos reinos encantados e das histórias fofinhas, viver no mundo real não é nenhum mar de rosas. Pelo fato de muitos personagens possuírem formas não-humanas, eles precisam comprar um feitiço, chamado
Glamour, que mantém sua aparência escondida das pessoas comuns. Mas o Glamour não sai barato e, com muitos personagens despojados de suas riquezas do mundo das histórias, viver escondido é necessário. Para aqueles que não podem pagar pelo Glamour, existe uma outra alternativa, a Fazenda. Uma comunidade afastada da cidade onde eles podem viver seguros. Contudo, os personagens relatam que o local se parece mais com uma prisão do que um lugar de libertação.
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Sem dinheiro para comprar Glamour, o Sr. Sapo e seu filho precisam viver escondidos dentro de um apartamento simples. |
E é no meio de tantos personagens famosas que se encontra o protagonista dessa história maluca, Bigby Wolf, o grande
Lobo Mau das histórias da
Chapeuzinho Vermelho e dos
Três Porquinhos. Possuindo forma e tentando controlar seus instintos para não se tornar uma fera monstruosa novamente, Bigby é o xerife de Fabletown que garante a ordem e segurança entre os personagens. Rechaçado pela comunidade devido aos seus atos passados no mundo dos contos de fada, Bigby é um sujeito mal-humorado e irritado, sempre com um cigarro na boca e nunca dispensando um copo de bebida. Poucos integrantes do bairro confiam na índole do personagem e muitos até preferiam vê-lo morto.
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Bigby Wolf não é exatamente o xerife mais politicamente correto que você já viu. Mas tenta manter a ordem no bairro a sua maneira. |
Apesar de tanta falta de amor, Bigby continua fazendo seu serviço, que toma um rumo perigoso e arriscado quando ele decide resolver uma briga entre uma jovem prostituta e o Lenhador, no prédio de apartamentos do
Sr. Sapo. A partir daí, coisas estranhas começam a acontecer e o grande Lobo precisa da ajuda de outras personagens, como a gentil
Branca de Neve, para resolver um misterioso assassinato que promete abalar as estruturas de Fabletown. E será no meio de suas investigações que Bigby vai olhar mais fundo na vida de cada personagem e de seu próprio mundo e acabar descobrindo que as mentiras ultrapassam em muito os feitiços que protegem o bairro e enganam os humanos.
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Vale a pena consultar até o Espelho Mágico em busca de alguma pista para desvendar os mistérios. |
“E todos viveram felizes para sempre.” Será?
Para ajudar Bigby a realizar suas investigações, o jogo conta com uma jogabilidade ao estilo
point n’ click, onde o jogador vasculha o ambiente em busca de objetos ou pessoas que possam lhe fornecer informações. Além disso, o grande trunfo na aventura se encontra no grau de imersão à narrativa que ela proporciona ao permitir que o jogador tome decisões que irão influenciar completamente o desenvolvimento da história. No entanto, essas oportunidades costumam aparecer poucas vezes durante o gameplay e, em outros momentos, a interação com o jogador permanece restrita, ficando por conta de cutscenes apresentarem o desenrolar da história. Devido à qualidade da narrativa, tais momentos não chegam a atrapalhar consideravelmente a relação jogo-jogador, mas, por vezes, temos a impressão de estar assistindo a um filme policial, e não jogando.
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O nível de imersão é grande. Você tem opções para responder e tempo para fazê-lo, além de escolhas mais difíceis de serem realizadas. |
É incrível perceber como a Telltale preservou (e até melhorou) a forma de construção da história e da personalidade de seus personagens tão bem como havia feito em The Walking Dead. Aos poucos, o jogador vai se envolvendo com aquele mundo cheio de histórias e consegue quase adentrar a mente de personagens como Bigby ou Branca de Neve (que é assistente do prefeito do bairro, Ichabod Crane, da história do Cavaleiro sem Cabeça). Com uma narrativa que sofre mudanças a todo o tempo e uma história que ganha novos elementos a todo o instante, é impossível não se envolver com o jogo profundamente e partilhar dos sentimentos de cada personagem.
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A gentil, mas determinada Branca de Neve e o covarde Ichabod Crane são alguns dos personagens que você encontrará no jogo. |
Toda essa atmosfera de imersão é potencializada pelo incrível visual de estilo graphic novel que o game possui. Realizando um trabalho maravilhoso, a direção de arte da Telltale obteve um estilo entre o desenho animado e o filme em um ambiente delineado por tons marcantes e escuros, carregados de emoções conflitantes. O jogo ganhou ares de produção hollywoodiana e certamente podemos esperar mais história para descobrir e outros mistérios para desvendar nos próximos capítulos que serão lançados. Afinal, Bigby precisa terminar seu serviço e saber se, no fim, todos viveram felizes para sempre ou se Fabletown ficará manchada com o sangue de contos de fada.
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O visual do game é um jogo de luz e sombra que faz você se sentir dentro de uma história em quadrinhos. |
Prós
- Visual e direção de arte incríveis;
- História envolvente e personagens complexos.
Contras
- Poucas decisões a serem tomadas.
The Wolf Among Us - PC - Nota: 8.5
Revisão: Bruno Nominato
Capa: Daniel Machado