Cansado dos HUE BR? Saiba como lídar com trolls em jogos online

em 14/11/2013

Naue era um rapaz que adorava sacanear em jogos online. Para Naue. Não tem graça… Huehuehue BRBRBRBR . A cena se repete a cada partida j... (por Unknown em 14/11/2013, via GameBlast)


Naue era um rapaz que adorava sacanear em jogos online. Para Naue. Não tem graça… Huehuehue BRBRBRBR. A cena se repete a cada partida jogada. Você está lá, se divertindo tranquilamente até alguém do seu time começar a se matar, gritar ao microfone ou matar os próprios companheiros. São os trolls, uma praga que assola as comunidades online compostas por brasileiros e estrangeiros.

Não somos o único povo com trolls, certamente, mas todos sabemos que o brasileiro é um povo brincalhão... as vezes até demais. O problema está em quando essa brincadeira atrapalha o divertimento dos seus colegas, o que por muitas vezes pode até comprometer a continuidade de uma comunidade em títulos online.

Se você, assim como nós, está cansado de ver o pessoal falar mal do comportamento dos brasileiros em jogos online, cansado de ver seu time perder porque alguém resolveu sacanear e cansado de ver piadas sem graça como as do Naue. Compartilhe este manual e faça de nossos jogos um lugar melhor.

Troll Falastrão

Para começar nosso estudo de caso, acredito ser apropriado fazermos uma definição das diferentes espécies de trolls que encontramos durante nossas partidas. Em primeiro lugar temos o troll falastrão. Troll falastrão é aquele cara que gosta de gritar no microfone pra tudo, ele se diverte falando sobre o jogo, sobre outro jogo, sobre sua vida, sua escola, sua escova de dentes, aliens e outros… Tudo sem dar um minuto de descanso aos ouvidos alheios.

Trolls falastrões são facilmente encontrados em quaisquer jogos onde exista comunicação por voz dentro do time. Seja um MOBA como League of Legends ou Dota 2, seja um shooter como Counter Strike e Battle Field. Estas criaturas estão em todos os lugares e podem ser combatidas de diferentes maneiras.

Para lidar com um Troll falastrão, comece tentando educar a criatura. Acredite, cada alma de troll que você consiga salvar vale 100 anos a menos no purgatório e duas balas juquinha, portanto, experimente conversar com o troll pedindo-lhe para que evite falar coisas desnecessárias ao microfone. Caso não funcione, experimente ignorar por um tempo, muitos trolls falastrões estão apenas em busca de atenção, se ignorados eles podem perder completamente o interesse na partida. Em último caso, a maioria dos jogos online possuem alguma função de mute, para você bloquear o microfone alheio. Use-a com sapiência.

Troll Reclamão

Uma antiga espécie oriunda das profundezas das antigas montanhas tibetanas, os Trolls reclamões são um dos mais poderosos grupos de trolls. Pouco acostumados a qualquer tipo de contato social, quando apresentados ao mundo estes seres descobriram que sua individualidade não lhes bastava. Perdidos e sem conhecer a idéia de espirito em equipe, estas criaturas acreditam do fundo de suas almas que tudo gira ao seu redor e amam reclamar de qualquer comportamento que indique que você tem uma vida própria. Comprou uma AK-47 em vez de uma Glock? Burro! Preferiu jogar de carry que de support? Noob! Conseguiu pegar o loot do boss? Ladrão!

Esta família de trolls pode ser realmente difícil de lidar, especialmente pelo fato que eles não costumam aceitar críticas. Infelizmente, trolls reclamões são também uma espécie de fácil adaptação, sendo encontrados em praticamente qualquer ambiente de jogo online. Para contornar a situação, procure lembrar o monstrengo que ele não joga sozinho, seja educado, acredite, o que você menos quer é deixar um troll reclamão ainda mais irritado… Em último caso, procure pelas ferramentas de denúncia por ofensas verbais. A maioria das empresas costuma olhar a quantidade de denúncias recebidas por um jogador, para então tomar alguma atitude.


Troll Gritão

Criada por algum cientista louco, os Trolls Gritões são uma terrível mistura entre os Reclamões e os Falastrões. Uma criatura que faria os Orcs de Saruman parecerem crianças. Armados com o que há de mais letal em termos de destruição de partidas, trolls gritões costumam aparecer em dias chuvosos, quando nuvens cinzentas pairam sobre o ar.

Especialistas em destruir a felicidade alheia, estas criaturas não pouparão esforços ou cordas vocais para encher o saco do seu time até que os próprios jogadores desistam e comecem a sair do game. Felizmente, para nós, a grande força deste grupo também é sua grande fraqueza, e embora eles sejam insensíveis a tentativas de correção, eles podem facilmente ser anulados pelas ferramentas de mute e denúncia. Na dúvida, não tenha piedade, estas criaturas precisam desaparecer.

Esse cara... Não seja esse cara.

Troll Pidão

Uma família de trolls originada nas belas florestas brasileiras, este grupo de mendigos e pedintes costuma infestar MMORPGs, ocupando as cidades e implorando para que os passantes doem-lhe algumas moedas… um pouco de comida… um equipamento antigo… um set full plate + 70… sua alma. Enfim, tudo que puder ser conseguido com pouco ou nenhum esforço.

Infelizmente este troll, por ser originário de nossas terras, é um dos que mais corrobora com a má fama que os brasileiros tem no mundo dos jogos. Para lidar com estes seres recomendamos que você, boa alma, busque criar algum tipo de amizade para tentar ensinar a criatura o quanto este comportamento é ineficaz e deplorável, pois, além de certamente render poucos lucros, ele destrói por completo a graça do jogo, afinal, eles passam o dia pedindo, quando poderiam estar jogando.

Troll Assassino

Digno de verdadeiros filmes de terror, trolls assassinos são a causa de muitas chacinas em shooters online. Para qualquer jogo onde o friendly fire esteja liberado, sempre haverá uma destas criaturas a espreita, pronta para aniquilar qualquer coisa que apareça em sua frente, inimigo ou companheiro. Estranhamente, eles parecem ter uma certa preferencia mórbida por matar seus próprios companheiros, muitas vezes já no começo das partidas.

Para lidar com estas criaturas, que podem literalmente esvaziar servidores, todo cuidado é pouco. Se possível não tenha medo, denuncie o troll e reze pelo melhor. Em jogos que permitam o vote-kick faça um bom uso da ferramenta e ajude o mundo na luta contra estes monstros.

Troll Hu3

Sendo uma das espécies mais comuns atualmente, estes trolls fazem de qualquer partida um verdadeiro inferno. Não tendo um padrão de comportamento definido, eles podem ser difíceis de serem identificados, adotando novos métodos de encheção de saco a cada partida. Muitas vezes estes trolls vão buscar destruir o jogo errando em momentos críticos, outras tantas eles podem matar um companheiro "acidentalmente" e várias outras eles podem passar como tratores por cima do time adversário usando algum tipo de hack. Se existe uma constante neste grupo? Eles gostam de dar risada e se gabar.

Para identificar então estes monstros, fique de olho no jogo e preste atenção se o comportamento "acidental" não se repete vezes demais ou em momentos importantes. Na hora de lidar com estas pessoas, procure conversar, caso não de certo tente, como sempre, buscar as autoridades mais próximas.

Mega-Master-Ultra-Blaster-Troll of Doomed Doom

O rei de todos os trolls, o Diablo de todos os Diablos, o cramunhão de todos os jogos onlines. Este cara não está lá para jogar, ele está lá para destruir a felicidade alheia. Armado com todo arsenal de maldade de todas as outras raças, este raro troll é capaz de destruir uma partida em questão de minutos. Adotando os mais diversos comportamentos, pedindo, matando, roubando, trapaceando, enganando e dando risada abertamente, este temido ser consta nos anais da internet como uma mítica criatura que não pode ser detida. Mais do que um troll, ele é uma força da natureza.

Podendo ser encontrado em qualquer modalidade de jogo online, este ser vai sempre buscar o meio mais eficiente de destruir um jogo. Shooter? Ele usa Speed Hack para acabar com toda graça do jogo. RPG? Ele estará roubando todo seu loot, se o PVP for liberado ele ainda será 50 níveis superior a você e te matará apenas pela diversão. MOBA? Ele é o cara que feeda o time adversário, ou pior, usa skills e itens de modo a fazer o time adversário matar você. Colheita feliz? Ele vai roubar todas as suas verduras e jogar vermes na sua fazenda.

Este é um troll que não pode ser enfrentado. Mais do que um monstro, ele é uma alma perdida a qual só o tempo poderá salvar. Para contornar este problema, tente chutar o cara do jogo, denunciar se for possível, fugir se for preciso. Um encontro com este troll pode ser o suficiente para te deixar semanas sem vontade de jogar, portanto todo cuidado é pouco.

Lutando por um jogo melhor

Heróis do mundo, uni-vos. Esta é a hora de espalhar este grimório para combater a praga que assola nossas comunidades. Agora que você conhece, também poderá lidar com esta praga e fazer sua parte. Sentiu falta de algum troll? Sabe alguma forma melhor de lidar com eles? Compartilhe conosco para que vençamos nossa cruzada e lembre-se: não alimente os trolls.

Revisão: Jaime Ninice
Capa: Douglas Fernandes

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.