No chamado "Steam Controller", a coisa que mais chama atenção é a ausência dos analógicos. No espaço onde eles estariam normalmente, encontramos duas superfícies côncavas, os "trackpads circulares". Usados com o polegar e clicáveis, a promessa é que possuem uma fidelidade maior que os analógicos normais e uma precisão equivalente a de um mouse de computador.
Para compensar a ausência de uma experiência mais física, a Valve apostou na tecnologia háptica. Em vez da vibração que estamos acostumados nos controles concorrentes, o Steam Controller utiliza ímãs eletromagnéticos acoplados a cada um dos trackpads, os quais permitem maior domínio da intensidade, frequência e localização da vibração nas mãos dos jogadores. Com algumas adaptações eles podem até mesmo funcionar como pequenas caixas de som (o formato eles já possuem).
No centro do controle, outra novidade, esta lembrando um pouco o novo DualShock do PS4: uma tela sensível ao toque, esta de alta definição, clicável como um único botão.
A tela em si também é clicável como um grande e único botão. Ações não são invocadas por um simples toque – elas exigem um clique. Isso permite que o jogador toque a tela, veja ações disponíveis para só então decidir o que fazer. Jogadores poderão navegar por páginas de ações em jogos em que isso seja propício. Quando programadas por desenvolvedores de jogos utilizando nossa API, a tela sensível ao toque pode funcionar como menu de rolagem, marcador radial, centro de informações secundárias como mapas ou outros modos de uso personalizáveis que ainda não foram imaginados.Fora os trackpads e a tela de toque, o controle conta com 16 botões, incluindo dois na parte traseira, nomeados de "Orange Portal" e "Blue Portal", em homenagem ao jogo. Assim como o SteamOS e as Steam Machines, o Steam Controller será "aberto e hackeável", livre para ser modificado pela comunidade.
Qual o objetivo?
Essas novidades possuem um objetivo claro, além da pura inovação: tornar o controle utilizável por todos os jogos do catálogo do Steam, mesmo os antigos e feitos exclusivamente para mouse e teclado, de forma que ele possa ser usado na sala de estar. O mais popular controle para PC atualmente, o de Xbox 360, falha por não suportar muitos jogos, até mesmo porque gêneros como simulação e estratégia nunca foram pensados para esta configuração. Agora a situação é diferente: os trackpads fazem as vezes de analógico e de mouse/teclado. A tela sensível clicável funciona como mouse e também como menu seletor, abrindo opções de jogo, e os comandos de jogos antigos foram mapeados para funcionar no novo conjunto de botões. Ao que tudo indica, a Valve está muito focada em levar adiante seu plano de levar a experiência dos PCs para a sala de estar.Esta é a mesma fase beta das máquinas Steam ou é algo separado?
Mesma coisa. Você só precisa se registrar uma vez.
Como que a fase beta funciona? Quando vai começar? Como vocês escolherão os participantes?
Leia a seção de perguntas sobre máquinas Steam onde já respondemos várias perguntas importantes.
Eu sou um cliente contente contentemente usando meu teclado e mouse contente. Eu não quero um controle?
Não dá pra transformar uma frase em pergunta só colocando um ponto de interrogação no final. Mas estamos contentes que esteja contente, e sem sombra de dúvida siga utilizando qualquer método de controle faça mais sentido para você. Fique tranquilo, nós não vamos abandoná-lo. Nós também amamos o teclado e o mouse.
Posso usar um controle se eu não tiver uma máquina Steam?
Sim. Funcionará muito bem com qualquer versão do Steam.
Eu sou um desenvolvedor - como posso incluir suporte para o Controle Steam em meu jogo?
Mais pro fim do ano, no mesmo dia em que os protótipos forem enviados para os usuários, a primeira versão de nossa API também será disponibilizada para desenvolvedores de jogos.
O controle beta é muito diferente daquele que será vendido no ano que vem?
Há algumas diferenças importantes: as primeiras 300 ou mais unidades betas não incluirão uma tela sensível ao toque e também não serão sem fio. Estes controles beta terão quatro botões no lugar da tela e exigirão um cabo USB.
E agora?
Já não temos mais anúncios e prometemos mudar de marcha e sermos mais específicos aqui na página da comunidade do Universo Steam. Falaremos em breve sobre o processo de design e como chegamos ao nosso protótipo atual. (Publicaremos também nesta semana especificações detalhadas do nosso protótipo para a sala de estar do SteamOS.)
Fonte: Steam