Só que eles não foram os primeiros a trazer esta ideia de não precisar usar botões. Uma empresa já tinha tentado trazer isto anteriormente e felizmente não estamos falando da Power Glove. É hora de conhecer o Sega Activator, periférico lançado para o Genesis (conhecido por aqui como Mega Drive) em 1993 e o real precursor dos controles de movimento.
Sem câmeras ou acelerômetros
Olha a propaganda brasileira! |
Na realidade, a ideia básica do Activator é bem geniosa: um octógono dividido em oito partes, cada uma com um sensor infravermelho que poderia captar o calor corporal dos jogadores. Um botão ou uma das direções do direcional do controle original do Genesis é atribuido à cada um destes sensores e cada vez que uma parte do corpo do jogador tocar a área de captação deste sensor, a ação relacionada ao botão é realizada. Tirando uma calibração do aparelho, que devia ser feita a cada vez que fosse jogar, tudo parecia bem simples e intuitivo, não?
Além disso, você poderia jogar qualquer jogo do Genesis com o novo controle, afinal, ele simulava todos os botões de um controle comum. E ainda tinham alguns jogos pensados totalmente para o Activator, como Street Fighter II, Mortal Kombat e Comix Zone. Sério, tinha como isso dar errado?
Uma tecnologia à frente de seu tempo
Bom, deu errado e o Sega Activator não fez sucesso e acabou se tornando mais um fracasso da empresa. O primeiro é que ele não podia ser usado perto de fontes de luz superiores ou espelhos, já que isto atrapalhava os sensores infravermelhos. O segundo é que ele era muito caro, custando 80 dólares no seu lançamento, o que era uma pequena fortuna.E vamos ser sinceros: o terceiro motivo é que usá-lo era quase como uma aula bizarra de ginástica naquela academia de fundo de quintal. No mínimo, era engraçado ver as pessoas tentando jogar alguma coisa.
O Sega Activator foi capaz de prever a tendência que o mercado seguiria anos antes de seu lançamento, assim como o Virtual Boy conseguiu com os gráficos 3D, por mais que não funcionassem em sua época como deveriam. Qual jogo do Mega Drive você queria ter jogado com o Activator? Diga nos comentários!
Revisão: Ramon Oliveira de Souza
Capa: Vitor Nascimento