A nova proposta
A proposta de Dragon Ball Z: Battle of Z tem um foco muito grande em um sistema multiplayer, que será sempre não-local, mas que contará com
modos online para até oito jogadores simultâneos. Um deles é cooperativo e o
outro será uma disputa entre dois times de até quatro jogadores cada. No modo
cooperativo poderemos nos unir a outros três jogadores para enfrentar poderosos
grupos de inimigos e tentar remontar as épicas batalhas vistas na história
original, mas sem necessariamente ter a obrigação de seguir à risca os eventos
da série. Aliás, criar versões alternativas para o desenrolar dos fatos parece ser um dos maiores incentivos que o jogo tenta dar aos
jogadores, apesar de poder não agradar todos os fãs.
Ao que parece, os personagens contarão com um atributo
análogo ao muito popular "Poder de
Luta” ̶
que determinava o grau de força e de habilidade dos personagens na série de TV e no mangá. Participando das batalhas o jogador acumulará “pontos de experiência” e
também uma série de itens especiais, que poderão ser utilizados para subir o nível dos personagens e customizar suas habilidades.
Uma coisa ainda incerta é se o
jogo contará com um sistema de combos de grupo satisfatório e funcional. A
ausência disso geraria consequências bem complicadas, já que numa batalha
travada entre até oito competidores, tudo na tela do jogo pode acabar virando uma
grande confusão.
O que se sabe ao certo é que Battle of Z contará com um
sistema de trava para a mira que parece bem
intuitivo e funcional, e que os cenários estarão sob uma perspectiva de câmera
que os deixará muito mais amplos, algo que pode facilitar e muito a aplicação
de combos e a elaboração de estratégias.
Aos moldes do jogo de arcade Dragon Ball Z: Tenkaichi Tag Team (de 2011), em Battle of Z os jogadores poderão não apenas voar ou planar pelo campo de batalha como também aterrizar e correr livremente pelos terrenos do cenário.
Aos moldes do jogo de arcade Dragon Ball Z: Tenkaichi Tag Team (de 2011), em Battle of Z os jogadores poderão não apenas voar ou planar pelo campo de batalha como também aterrizar e correr livremente pelos terrenos do cenário.
Um déjà vu nostálgico
Battle of Z pode lembrar bastante um dos jogos de Dragon
Ball Z que mais marcou a infância de muitos jogadores: Dragon Ball Z: Legends.
Os principais fatores responsáveis por essa associação são as batalhas entre
vários guerreiros lutando simultaneamente e a presença da Genki Gauge, uma
barra de energia que é preenchida todas as vezes que um aliado ataca um
oponente e que pode ser usada pelos membros do grupo para soltar os ataques
mais devastadores que existirão no jogo.
Em Legends, tínhamos a Power Balance, uma barra que era
preenchida da mesma forma que a barra de Battle of Z, e que servia aos mesmos propósitos. A única diferença
óbvia entre a Power Balance e a Genki Gauge é que a primeira era
compartilhada com aliados e inimigos, e sempre que um grupo ganhava energia o outra perdia. Já em Battle of Z, existe uma barra para
cada equipe de guerreiros.
Quando menos é mais
É bem provável que os gráficos do jogo não se destaquem por
sua contagem de polígonos por personagem. Mas, talvez, justamente por conta
dessa redução, que provavelmente se consolidará para viabilizar o modo multiplayer, o jogo venha a mostrar um
trabalho artístico de texturização dos mais belos e detalhados já vistos em um
jogo da série.
Pudemos ver alguns serrilhados, mas, ao mesmo tempo, tudo parecia muito mais fiel ao que víamos nos traços originais de Akira Toriyama, tanto no mangá quanto na TV. E vale lembrar que o jogo ainda está em fase de desenvolvimento, logo, até mesmo esse problema com serrilhados pode ser solucionado ou pelo menos suavizado até o dia de lançamento do jogo.
Pudemos ver alguns serrilhados, mas, ao mesmo tempo, tudo parecia muito mais fiel ao que víamos nos traços originais de Akira Toriyama, tanto no mangá quanto na TV. E vale lembrar que o jogo ainda está em fase de desenvolvimento, logo, até mesmo esse problema com serrilhados pode ser solucionado ou pelo menos suavizado até o dia de lançamento do jogo.
Restrições para o multiplayer
Uma iniciativa tomada em favor do gameplay, que irá ocorrer numa arena
com vários competidores executando ações simultaneamente, foi não permitir
que dois usuários joguem a partir do mesmo console, ou seja, todas as partidas multiplayer tomarão lugar através do uso
de alguma conexão por rede. Contudo, o jogo contará com todas as versões do modo online adaptadas para apenas um jogador. Nestes casos, os oponentes e aliados
serão controlados pela inteligência artificial do jogo, sendo que você poderá
mudar levemente a estratégia de seus aliados emitindo-lhes ordens através do direcional digital.
Dragon Ball Z: Battle of Z tem previsão de lançamento para 31 de março de 2014, e sairá para as plataformas PS3, Xbox 360 e PS Vita. Contando com cenários de batalha bem maiores do que os dos jogos anteriores, e com o uso de um cel shading com cores vivas e traços muito bem definidos, o jogo promete trazer consigo um ar de novidade não apenas ao gameplay, mas também ao visual e aos níveis de imersão, que serão alavancados pelo seu inovador sistema de multiplayer com alto fator de customização de personagens. E tem mais, pelo o que a própria arte da capa feita para o jogo sugere, em Battle of Z Goku poderá ter acesso à sua forma de Super Saiyajin Deus. Ao que parece, agora mais do que nunca poderemos sentir na pele como seria lutar ao lado dos guerreiros Z ao longo de batalhas épicas e memoráveis. Torçamos para que isso seja verdade.
Dragon Ball Z: Battle of Z (PS3, X360, PS Vita)
Publicadora: Namco Bandai
Desenvolvimento: Artdink
Gênero: Luta
Lançamento: 31 de março de 2014
Expectativa: 3/5
Revisão: José Carlos Alves
Capa: Hugo Henriques
Capa: Hugo Henriques