Murdered: Soul Suspect (PS3, Xbox 360, PC)
Murdered: Soul Suspect apareceu antes da E3 com um trailer muito instigante. Nele somos apresentados ao durão personagem que "nunca havia perdido uma briga...até agora". Acontece que ao perder essa briga o sujeito acaba sendo assassinado. Pronto. A premissa do jogo é a resolução do assassinato mais importante de todos os tempos: o seu. Durante a feira deste ano pudemos ver um pouco mais da jogabilidade e da proposta do game. É impossível não realizar comparações com jogos como Heavy Rain e Ghost Trick (este segundo bem menos famoso que o primeiro), mas Murdered parece conseguir impor o seu próprio jeito.
Com uma trama que parece estar sendo bem desenvolvida, mas que é, de pronto, interessante, e com aspectos diferentes na jogabilidade, o título pode ser uma bela surpresa aos jogadores que não estão lhe dando tanta atenção assim.
Deus Ex: The Fall (IOS, Android)
Além da presença de Deus Ex: Human Revolution Director´s Cut (que era exclusivo para Wii U, mas já não é mais e chegará também para PS3 e X360), a Square Enix anunciou uma nova entrada para a série. Deus Ex: The Fall é uma jogo para celulares, o que faz todo sentido em relação a uma das recentes posturas adotadas pela empresa, a de focar parte de seu desenvolvimento em games para plataformas móveis. Se a aposta neste nicho dará certo ou não, fica novamente à cargo do tempo, entretanto a Square pode estar dando um passo importante no longo caminho para superar seus problemas financeiros.
Thief (PS4, Xbox One, PS3, Xbox 360, PC)
Thief, conhecida série dos jogadores de PC, é uma das apostas da Square Enix para a próxima geração. O jogo de stealth não parece um caça-niqueis correndo atrás da notoriedade de games como Dishonored, por exemplo, mas sim uma sólida experiência que provavelmente vai agradar muita gente e ser um dos primeiros bons títulos a ser jogado nos consoles da oitava geração. A atmosfera do game está incrível, e a jogabilidade vai ao encontro da premissa de ser um ladrão, ou seja, você deverá se mover como uma sombra, sem ser visto ou detectado por ninguém.
Kingdom Hearts III (PS4, Xbox One)
De tanto esperar, por essa ninguém esperava. Após muitos spin-offs, a série da parceira entre Disney e Square Enix chegará à nova geração com seu terceiro título. Tetsuya Nomura revelou que o jogo foi revelado cedo demais (ainda que, no caso da Square Enix, esse tipo de anuncio se fazia necessário), mas ainda assim todo fã da série se emocionou com o pequeno teaser. A música da série e a pequena recapitulação culminando com o anuncio e com imagens de Kingdom Hearts III marcaram um momento mágico na conferência da Sony (é, o jogo foi exclusivo para PS4 por um dia).
Esse é um game que não tem muito como dar errado, mas nunca se sabe se trará retorno mediante seus altos custos de produção (que com certeza terá). De qualquer forma, o anuncio de Kingdom Hearts III foi um alívio para os fãs e um alívio maior ainda para a empresa.
Final Fantasy XV (PS4, Xbox One)
Final Fantasy Versus XIII foi uma verdadeira novela. Aliás, está sendo. Mas agora a coisa mudou, e mudou bonito. O game foi anunciado na E3, durante a conferência da Sony, e mostrou muita coisa interessante. Ao fim do vídeo a grande revelação, Versus se tornou Final Fantasy XV.
Junto com o anúncio de Kingdom Hearts III, o trailer de Final Fantasy XV trouxe esperança para este velho fã da empresa. Final Fantasy XV promete trazer um mundo muito bem construído. Nesta "fantasia baseada na realidade" já despontam grandes tramas políticas e dramas pessoais. Para além da questão narrativa, o gráfico agradou bastante e os aspectos da jogabilidade parecem estar empolgantes. Ainda não sabemos ao certo de que forma controlaremos os personagens e a habilidade "warp" de Noctis, mas a influência de Kingdom Hearts pode ser identificada. Com um anúncio épico, um trailer vasto que indica que uma grande fantasia nos aguarda, é difícil não se animar com as possibilidades do décimo quinto jogo da série.
Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima?
Ainda é muito cedo para saber se estes cinco jogos irão se converter em sucessos. Mas cada um deles traz algo único que pode, sim, se reverter em boas coisas para os jogadores e para a Square Enix. Pessoalmente, me senti como antigamente, quando aguardava ansioso por um título da série Final Fantasy, talvez seja um opinião destoante da maioria dos fãs da série, mas fiquei muito animado com o que vi, ainda que seja apenas a ponta de um iceberg, para o bem ou para o mal. Além disso, Kingdom Hearts III, ainda que esteja muito distante de seu lançamento, tem tudo para ser um dos grandes jogos da oitava geração. Murdered e Thief são jogos distintos e que parecem estar sendo tratados com uma boa dose de esmero. E o enfoque da empresa nos jogos para celular pode ser uma boa sacada, e o primeiro grande título desta empreitada é Deus Ex: The Fall. Aguardemos.
Além dos títulos indicados nesta matéria, a Square Enix também trouxe para a E3 os seguintes títulos: Final Fantasy X/X-2 HD, Final Fantasy XIV: A Realm Reborn, Lightning Returns: Final Fantasy XIII e Kingdom Hearts 1.5 HD ReMix.
Revisão: Ramon Oliveira de Souza
Capa: Douglas Fernandes