Esqueça os tônicos que prometiam curar a calvície e fazer o cabelo crescer ou outros que anunciavam tratar de problemas de sono. Os Vigor... (por Unknown em 26/04/2013, via GameBlast)
Esqueça os tônicos
que prometiam curar a calvície e fazer o cabelo crescer ou outros
que anunciavam tratar de problemas de sono. Os Vigors presentes no
fantástico universo de BioShock Infinite são muito mais do que
isso. Ao tomar uma dose desses maravilhosos elixires, o indivíduo
ganha habilidades extraordinárias, como poder lançar bolas de fogo
ou disparar choques mortais, e tudo isso diretamente pelas mãos! O
gosto de uma bebida tão potente assim pode até não ser bom, mas
com certeza a satistação do cliente é garantida!
CUIDADO:
O texto a seguir pode conter spoilers para quem não
jogou Bioshock Infinite. Leia por sua conta e risco!
Os melhores
sabores para todos os gostos!
A origem dos Vigors
não é muito clara, porém, quando Booker ouve uma gravação de
Voxophone de Jerimiah Fink (o empresário inescrupuloso da companhia
de energia de Columbia), ele explica de onde veio a ideia por detrás
dos famosos elixires. Por causa dos experimentos dos irmãos Lutece,
Columbia estava repleta de brechas no tecido do espaço-tempo, ou as
famosas “tears”: rasgos no tempo que permitiam o vislumbramento
de outros períodos históricos ou outros universos. Fink conta que
através de uma das tears ele teria visto os experimentos de uma
famosa bióloga (supostamente a Dra. Brigid Tenenbaum) com uma
substância misteriosa que dava poderes sobre-humanos a suas cobaias.
Tentando reproduzir a experiência, Fink conseguiu criar os Vigors. A produção da substância foi gerada em larga escala e as fórmulas são comercializadas em garrafas estilizadas, com os poderes gerados pelos Vigors sendo apresentados em feiras por toda Columbia.
Artes conceituais de algumas garrafas de Vigors
Ao contrário dos
Plasmids de BioShock, que eram injetados diretamente no indivíduo via
intravenosa, assim alterando seu código genético para lhe garantir
os poderes sobre-humanos, os Vigors de BioShock Infinite são bebidos
como se fossem tônicos energéticos. Eles não alteram o DNA da
pessoa e, muito menos, levam seus usuários à loucura por uso
excessivo, mas provocam efeitos colaterais momentâneos altamente
drásticos. Ao se beber o Devil's Kiss pela primeira vez, por
exemplo, a pessoa pode pensar que está literalmente pegando fogo, pois suas mãos começam a queimar até os ossos. Felizmente, esses
efeitos não passam de ilusões provocadas pelos efeitos dos Vigors
agindo no organismo.
Atenção: o uso de Vigors pode causar efeitos colaterais. Beba com moderação!
A seguir, uma breve
explicação sobre as capacidades e poderes de cada um dos Vigors
encontrados em Columbia. Todos eles possuem dois modos de serem
utilizados: no modo primário, eles disparam todo o seu poder contra
o inimigo, já no secundário, eles são lançados na forma de
armadilhas que são acionadas quando os inimigos passam por elas.
Deixando a batalha mais "eletrizante"!
Possession:
Utilizando o poder desse Vigor,
uma aparição fantasmagórica salta de suas mãos e possui pessoas e
máquinas, tornando-as suas aliadas e fazendo com que lutem ao seu
lado. Uma habilidade muito útil em batalhas com muitos inimigos ou
quando você pode fazer um turret ou um Mechanic Patriot virar a
casaca a seu favor. O interessante é que toda vez que você utiliza
esse Vigor, pode-se ouvir um sussurro que, nada mais é do que um
diálogo do Ato 3, Cena 2 de Romeu e Julieta, do famoso William
Shakespare, falado ao reverso.
Undertow: Ficando
com as mãos repletas de ventosas e com água correndo entre elas,
você pode até ficar parecido com um polvo ao usar esse Vigor, mas
graças e ele você é capaz de se livrar de inimigos apenas com um
jato de água potente. Além disso, ao se utilizar a função
secundária do Undertow, é possível lançar um tentáculo de água
que puxa os inimigos distantes até a sua frente para acertá-los.
Uma ótima ajuda para se livrar de snippers.
Bucking
Bronco: Com
o poder de um coice de cavalo, as capacidades desse vigor possibilitam
a levitação de seus inimigos no ar temporariamente. O vigor é de
grande utilidade contra grandes grupos de adversários, pois enquanto
estiverem no ar, os mesmos estarão completamente vulneráveis aos
seus ataques. Infelizmente, o efeito do Bucking Bronco não funciona
contra inimigos mais pesados como Patriots ou Handymen.
Shock
Jockey: Possuindo
poderes similares ao Plasmid Electro Bolt de Bioshock, Shock Jockey
dá ao seu usário o poder de disparar choques letais contra seus
inimigos. O ataque é muito útil para paralisar adversários,
aproveitando para atacá-los. Curioso notar que o Shock Jockey é a
principal fonte de energia que alimenta Columbia e gera força para
diversas máquinas, tanto que em um cartaz de propaganda do Vigor
logo na entrada da Fink Manufacturing pode-se ler: “Shock Jockey:
quem precisa da companhia de energia?”
Murder
of Crows: Quer
se livrar de seus inimigos de um jeito bem à la Edgar Allan Poe?
Então tome Murder of Crows! Com esse vigor, você invoca uma revoada
de corvos famintos que bicam e devoram seus inimigos. Ótima escolha
para inutilizar ou distrair inimigos enquanto você dispara uma
rajada de balas contra eles.
Return
to Sender: Se
o escudo adquirido por Booker logo no começo do jogo não está
sendo suficiente para se proteger dos ataques de seus adversários,
tente utilizar os poderes de Return to Sender. Com ele, você pode
criar um escudo magnético que bloqueia qualquer projétil. O melhor
é que, utilizando as funções secundárias de ataques, além de
bloqueá-los você pode disparar uma armadilha ou uma carga letal
de energia que destrói seus inimigos.
Charge:
Uitilizando
esse Vigor, você pode carregar suas energias e investir com
velocidade contra um inimigo, nocauteando-o, danificando-o, ou ainda, jogando-o para longe. Muito útil para atingir inimigos à distância
que estão incomodando durante uma batalha, ou apenas para desnortear
um adversário enquanto você lida com problemas maiores, como um
Handyman, por exemplo.
Devil's
Kiss: Capaz
de provocar grandes danos e de se tornar o pesadelo de qualquer
bombeiro, com o Devil's Kiss você pode lançar bolas de fogo como
se fossem granadas, explodindo em chamas logo após caírem no chão.
As chamas são tão intensas e poderosas que apenas uma bola pode
atingir vários inimigos e queimá-los até que não sobre nada além
de seus ossos.
Da mesma maneira que
os Plasmids de Bioshock, os poderes dos vigors podem ser melhorados ao
se utilizar as máquinas de vendas Veni! Vidi! Vigor! espalhadas por
Columbia. Muitas dessas melhorias incluem um aumento na potência ou
na duração do efeito de um Vigor sobre os inimigos ou a diminuição
do consumo de Salts ao utilizá-los.
Seu inimigo está longe? Sem problemas: Undertow é a solução!
Mas muita calma,
ávido leitor! Se você não se sente suficientemente seguro acerca
da eficácia ou dos métodos de utilização dos Vigors, preste muita
atenção nesses vídeos informativos curtos (mas muito divertidos)
que prometem sanar quaisquer dúvidas que inquietem a mente de
potenciais consumidores desses maravilhosos elixires!
Sentindo-se
desanimado? Tome Salts!
Os Vigors podem ser
poderosos, mas as habilidades que eles proporcionam aos usuários
duram um tempo limitado. Por causa disso, um elixir de recarga também
foi desenvolvido pela Fink Manufacturing. Os Salts, como ficaram
conhecidos, eram uma substância de cor azulada que podia ser
inspirada pelo usuário, produzida em massa na mesma quantidade que
os vigors. Armazenada em pequenas garrafas azuis, elas são
distribuídas em máquinas de vendas ou em máquinas de distribuição
gratuita limitada.
Ao longo do jogo,
Booker também pode obter Salts de fontes bem inusitadas, como xícaras
de café ou refrigerantes. Fumar cigarros também irá recarregar as
energias, porém vai custar um pouco de saúde porque fumar, afinal,
não compensa. E mesmo que essas fontes ofereçam uma recarga bem
pequena de Salts, muitas vezes elas já são suficientes para poder
continuar utilizando os poderes e prosseguir na batalha.
Se um Vigor não basta, por que não usar dois?
Uma curiosidade
sobre os Salts é que seu nome é inspirado na substância de mesma
aparência utilizada na Inglaterra durante a Era Vitoriana para
reviver pessoas desmaiadas. O pó em questão era o carbonato de
amônio ((NH4)2CO3)e ele vinha muito a calhar quando uma dama acabava perdendo o
fôlego e desfalecendo por causa dos espartilhos super apertados da
época.
Propaganda é a alma do negócio
Revisão: Vítor Tibério
Capa: Vitor Nascimento
Unknown
Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.