A Disney, que possuia os direitos sobre todas as divisões da LucasFilm desde o ano passado, fechou a LucasArts. Após o anúncio do encerramento da produção interna e mudança das atividades apenas para licenciamentos, um dos nomes de peso na história da empresa se manifestou com pesar. Em seu blog pessoal, o programador Ron Gilbert publicou uma nota lamentando a "morte" do estúdio, onde trabalhou por anos e desenvolveu títulos adventure que são lembrados até hoje. Confira as declarações do ex-funcionário:
"Será sempre Lucasfilm Games para mim, nunca LucasArts". [...] É difícil para mim não ficar triste. Eu não trabalho lá desde 1992, mas ainda assim, era casa para mim. Eu cresci lá. Também foi lá que aprendi quase tudo que sei sobre criação de jogos. Lá fiz amigos ao longo da vida. Foram oito dos anos mais memoráveis e influentes da minha vida. Eu não seria quem eu sou hoje sem a Lucasfilm Games".
Publicações de diversos sites em 2012 afirmavam que Ron Gilbert temia principalmente pelo futuro da franquia Monkey Island (qual ele criou quando empregado na LucasFilm Games), pois essa poderia ser abandonada pela Disney. O programador inclusive cogitou em dezembro de 2012, em uma entrevista ao site Eurogamer, entrar em contato com a companhia para que obtivesse novamente os direitos sobre a franquia e pudesse criar uma nova aventura.
A Disney mudou o foco na área de videogames após verificar prejuízos. Pelo que se entende através de seu comunicado, é possível que vejamos games baseados na franquia Star Wars sendo feitos no modelo de licenciaturas, mas, e quanto aos adventures que tiveram seu auge nos anos 90? Os veremos novamente, ou estes não representariam lucro suficiente para serem "ressuscitados"?
Fonte: Grumpygamer.com