Mega Man Prime X
"Rebootar" séries de jogos e filmes se tornou moda neste século. Mesmo obras com menos de uma década de idade já sofreram reimaginações, como o caso dos filmes do Homem Aranha, na tentativa de conquistar novos públicos ou aproveitar o sucesso de tendências mais atuais. No mundo dos jogos, a última experiência de reinicialização foi realizada no ótimo Tomb Raider (PS3/X360/PC), e uma das séries a receber esse trabalho quase foi Mega Man X. O portal Polygon divulgou ontem a chocante história de Maverick Hunter, a reimaginação de Mega Man X, originalmente lançado para o Super Nintendo em 1993 no Japão, segunda série de Mega Man, iniciada em 1987 no NES, e que rendeu mais 7 continuações diretas, também para Super Nintendo,e para Playstation e Playstation 2.O enredo de Mega Man X já havia sofrido um breve reboot com Maverick Hunter X, remake do primeiro jogo da série lançado para o PSP entre 2005 e 2009, mas ainda assim manteve a mesma jogabilidade original (com perspectiva e plataforma bidimensionais). Embora sucesso de crítica, as vendas não foram como esperadas, e impossibilitou refazer os demais títulos da série. Mas agora descobrimos que essa não foi a única tentativa.
Extremamente mais ousada poderia ser a releitura proposta pelos desenvolvedores da Amature Studio e Kenji Inafune em 2010. A Armature Studio é uma desenvolvedora fundada por dissidentes do Retro Studios, atual subsidiária da Nintendo, e que foram diretamente envolvidos na criação da releitura de Metroid no GameCube, Metroid Prime de 2002. A nova etapa na vida de Samus, que estava paralisada desde 1994 com Super Metroid, foi um sucesso estrondoso da Nintendo (ainda hoje é o jogo mais bem avaliado no console no portal MetaCritic, com 97/100) pontos e voltou a colocar a série no topo das paradas do mundo dos games.
Proposto in-game de Maverick Hunter |
Reimaginando Mega Man
A inspiração e influência de Metroid Prime no trabalho de Maverick Hunter é muito clara, embora detalhes de controles e nem de plataformas previstas não sejam conhecidos, tudo parece bem similar as obras primas lançadas para GameCube e Wii. A jogabilidade se desenvolveria em first person shooter exploratório, mas com leves toques de ação em terceira pessoa, mais notadamente na realização de combos e finalizações dos inimigos.Mas o principal impacto, pasmem, não seria nem a transformação de jogabilidade - e transpôr ação 2D para FPS é um dos grandes desafios do mundo dos games - mas sim toda a reimaginação do personagem. Nos vídeos demonstrados percebemos que Mega Man X estaria completamente diferente, o X-Buster daria lutar um também canhão de braço mas mais similar uma metralhadora, e os tiros carregados dariam lugar a outras armas, como lançadores de misseis e utilização de granadas.
O proposto novo Mega Man X |
O projeto seria dividido em três jogos, de acordo com as pretensões de Kenji Inafune, e terminaria - como ocorreu de, fato, com Mega Man Zero - em um terceiro título onde o jogador controlaria Zero buscando derrotar X, que estaria extremamente forte e tirânico ao final da segunda parte. Mas, como está ocorrendo muito com o blue bomber ultimamente (Mega Man Legends 3 que o diga), o projeto foi abandonado no mesmo ano (2010) após a saída do criador do personagem da Capcom.
Confira na íntegra a matéria do portal Polygon (em inglês)
Embora gostasse muito de ver Mega Man em ambientes tridimensionais, e achar Metroid Prime uma obra prima, a primeira vista não gostei muito do que foi revelado, e vocês? Gostariam de que Maverick Hunter tivesse seu desenvolvimento continuado?