A ciência evolui e, juntamente com ela, a tecnologia que é usada para descobrí-la e pesquisá-la. Ela quase sempre está nas mãos de grandes empresas que se superam cada vez mais. Hoje iremos contar a história de uma destas companhias. Talvez fosse a Black Mesa? Haha, isto é uma piada, sem chance. Estamos falando de algo muito melhor, estamos falando da Aperture Science.
Deixemos que a própria história conte o percurso que tornou o Centro de Enriquecimento da Aperture Science tão importante para a humanidade. Toda história tem um começo e utilizaremos uma gravação encontrada nos anos 1980 para ser este nosso início. ATENÇÃO: este texto contêm spoilers sobre a trama dos jogos da série Portal.
1950-1980: Aperture Science Innovators
Bem-vindos, senhores, à Aperture Science. Astronautas, heróis de guerra, atletas olímpicos - você está aqui porque queremos o melhor, e você é o melhor. Então: quem está pronto para fazer ciência?
Cave Johnson, fundador da Aperture Science Innovators, 1950
Se você ouviu estas palavras de nosso amado fundador, provavelmente está apto a fazer ciência na Aperture Science Innovators. O conhecimento deste grande homem, Cave Johnson, foi o responsável pela fundação da Aperture Fixtures, na longínqua década de 1940, se tornando uma das maiores produtoras de portais de baixa tecnologia entre os dois lados de um chuveiro, conhecido pelos concorrentes como “cortinas de chuveiros”. Deixamos claro que este nome não corresponde à grandiosidade do controle de qualidade Aperture, vencedora do prêmio “Vendedor de Cortina de Chuveiro de 1943”.
Johnson, porém, com seu espírito empreendedor, logo viu que “Aperture Science Innovators” era muito mais higiênico, e comprou uma mina de sal abandonada, onde viria a ser formado o Centro de Enriquecimento Aperture Science, onde a ciência iria chegar a sua verdadeira Idade de Ouro. Usando os melhores indivíduos para testes, como astronautas, heróis de guerra e atletas olímpicos, esta grande empresa se tornou a segunda maior empreiteira para o Departamento de Defesa de sua pátria amada.
Estes grandes esforços foram responsáveis pelos maiores avanços da ciência vistos até então. O Cubo de Armazenamento Pesado e o Super Botão de Hiper-Colisão de Trabalho Árduo da Aperture Science se tornaram uma ótima combinação para a realização de testes científicos do Gel de Repulsão Aperture Science, capaz de rebater objetos apenas com o toque - por mais que sempre avisemos, não pode ser confundido com creme dental por sua coloração azul-clara.
Entretanto, a maior revolução de Cave Johnson foi a criação do projeto Portal, responsável pelo desenvolvimento do Dispositivo Portátil de Tunelamento de Quantum Aperture Science: sem nenhuma sobra de dúvidas, a maior inovação da ciência em toda a história da humanidade, capaz de criar portais para o transporte de objetos e criaturas pelo espaço.
Nos anos de 1970, o marketing inovador de Cave Johnson permitiu que qualquer pessoa pudesse participar dos testes, recebendo como pagamento a quantia de $60. Esta manobra foi responsável pela criação do Gel de Propulsão Aperture Science, um grande avanço no projeto Portal ao permitir o aumento repentino da velocidade em qualquer corpo que deslizasse por ele, reduzindo o atrito com o solo em apenas um toque.
E, finalmente, chegamos ao presente. Esta década de 1980 será um marco tão grande para a história quanto a criação da escrita ou da roda. A Aperture Science Innovators tem o prazer de apresentar o Gel de Conversão Aperture Science. Feito a partir de substâncias extraídas de pedras lunares, é o melhor condutor de portais já desenvolvido pelo homem. Portais são o futuro e é a Aperture Science que está trazendo isso até você e tudo isto foi graças aos nossos pesquisadores, que se aventuraram em diversas câmaras de teste para fazer ciência.
Também temos o prazer de anunciar que estamos um passo a frente de nosso tempo: estamos desenvolvendo a primeira e única Forma de Vida Genética e Sistema Operacional de Disco, o projeto GLaDOS. Com a palavra, o nosso fundador e cientista, Cave Johnson:
“Mapeamento cerebral. Inteligência artificial. Deveríamos ter trabalhado nisso há 30 anos e eu vou dizer isto - e eu vou dizer em uma gravação, para que todos ouçam milhares de vezes por dia: se eu morrer antes de vocês, podem me derramar dentro de um computador. Eu quero Ca-”
Cave Johnson, CEO da Aperture Science Innovators, década de 1980
1998: (apenas) Aperture Science Laboratories
A gravação anterior termina naquele ponto. A partir de agora, temos a transcrição de alguns escritos encontrados em pontos secretos de algumas câmaras de teste. De acordo com a datação por carbono-14, ele prevém de 1998, com margem de erro de dois anos para mais ou para menos.
Se você está lendo isto, provavelmente deve encontrá-la com um antigo anúncio publicitário da Aperture Science gravado em um disco. A possibilidade disso não é tão grande pois não sei se conseguirei terminar de escrever sem ser levado pelo que se tornou estes laboratórios. Eu sinto que são horas de esclarecer alguns fatos que o marketing, indiscutivelmente, não deixaria levar a tona. Existem alguns deles mal explicados na “grandiosa” história da Aperture Science (esqueça as inovações por ora).
Cave Johnson e Caroline |
Com a morte do fundador, o desejo dele - que iria dizer no exato momento do fim da gravação - era que GLaDOS ficasse pronta para que seu desejo de fazer ciência nunca parasse. A consciência de Caroline, assistente de Cave Johnson, foi passada para a máquina e parecia dar tudo certo. Parecia, já que ela matou todos com neurotoxinas. Quase todos, já que eu sobrevivi, pelo menos, por enquanto.
Todo aquele espírito de evolução científica da época de Cave Johnson deu lugar a um ritmo monótono e infinito de testes, na qual precisava de pessoas dispostas a ficarem realizando testes do projeto Portal. Os painéis feitos a partir das rochas lunares tomaram as paredes das câmaras de teste: a Aperture agora é algo branco e preto por todos os lados. Um branco frio, assim como o que está por trás desta empresa a partir de agora.
O que um dia já foi o orgulho do país e o futuro da ciência agora é um lugar onde ninguém quer entrar e muito menos pode sair. Espero que você, a garota que vi um dia andando por aí, veja isto, e boa sorte. Se a sorte é importante? Pode não ser exata, mas é uma grande aliada dos cientistas.
P.S.: O bolo é uma mentira.
Presente: Aperture (ou Wheatley) Laboratories
Este último fragmento é a transcrição de um arquivo de registro dos computadores centrais da Aperture Science, encontrado em um disco. Pelo motivo dos dados relativos ao tempo estarem criptografados com algo que se assemelha à fórmula química de batatas, eles foram descartados desta transcrição. De acordo com os nossos pesquisadores, os dados correspondem ao tempo presente que vivemos.
Registro 1
Núcleos de personalidade retirados da Forma de Vida Genética e Sistema Operacional de Disco. O sistema está comprometido. A Aperture Science será colocada em espera em poucos minutos.
Registro 2
Situação pós-apocalíptica registrada pelos sensores. Vegetais foram registrados em <número> câmaras de teste e produção, compremetendo pesquisas. Dejetos e partículas de terra também foram encontradas nas mesmas câmaras. Câmara de Relaxamento ainda intacta. Back-up de emergência sendo restaurado conforme padrões de segurança.
Registro 3
Sinais de vida foram identificados na Câmara de Relaxamento. Dados de núcleos de personalidade aumentaram em 1800% nos últimos segundos. Diversas salas estão inutilizáveis. Vidros e panéis precisam ser reparados. Mais uma sala acabou de ser quebrada.
Registro 4
Forma de Vida Genética e Sistema Operacional de Disco reativada. Câmaras de teste estão sendo reparadas e voltando a funcionar, mesmo com a infestação vegetal que se propaga nas câmaras. Gravação de voz anexa:
“Oh, é você. Já faz um longo tempo. Como tem passado?”Registro 5
GLaDOS
Troca de núcleo de controle registrada. Mudança no banco de dados: variável Nome_da_Empresa, valor “Wheatley Laboratories”. Os algoritmos de controle de dificuldade dos testes apontam facilidade dos testes aumentando rapidamente. Acidentes são registrados em diversos pontos da empresa. De acordo com as normas, é necessário registrar a quebra de qualquer elevador. Um elevador quebrou.
Registro 6
Registrado quebra de tubulações em vários pontos da empresa. Vazamento de Gel de Repulsão registrado. Vazamento de Gel de Propulsão registrado. Vazamento de Gel de Conversão registrado. Mensagem pré-determinada por estagiários para esta probabilidade de caso específico: “tudo vazou”.
Registro 7
Mensagem pré-determinada: “quem for que esteja controlando esta empresa, seja um pouco mais inteligente”. Mensagem pré-determinada apagada do sistema.
Registro 8
Troca de núcleo de controle registrada. Níveis de gravidade chegando a zero. Sinal de núcleo de personalidade “Wheatley” perdido. Sinal restaurado pela base lunar. Projeto de Iniciativa de Teste Cooperativo recuperado. De acordo com as normas, todo movimento da porta de saída deve ser registrado. A porta de saída se abriu.
Alguns registros foram descartados por apenas conterem piadas de baixa inteligência e importância para a história, localizados entre os registros 5 e 8.A história da Aperture Science pode conter altos e baixos, mas, com certeza, se tornou uma empresa que ficará marcada pra sempre na história. Estamos em busca de novos registros, mas nada ainda foi encontrado. O que você ainda espera destes laboratórios de pesquisa? Você está preparado para o Centro de Enriquecimento da Aperture Science?
Revisão: Leonardo Nazareth
Capa: Daniel Machado