Mesmo sendo criticada, ameaçada e agredida verbalmente, Anita dá continuidade aos seus planos em defesa dos direitos femininos, desta vez com uma série de vídeos voltados à participação das mulheres nos videogames, estes criticando, explicando e questionando a participação dos ícones femininos no jogos desde suas origens. O atual projeto titulado de Damsel in Destress (Damas em Perigo) havia iniciado com uma "arrecadação" no Kickstarter e tinha como meta a marca de 6 mil dólares (cerca de R$ 11,500), mas mesmo com todas as ofensas, ataques e críticas, ela recebeu uma quantidade MUITO maior que a estimada. Com cerca de 160 mil dólares, a série já possui seu primeiro episódio e este questiona diretamente a participação de alguns personagens icônicos nos videogames, por exemplo: "Por que as 'guerreiras' sempre têm de utilizar alguma roupa com apelo sexual?", ou "Por que Zelda sempre tem de ser salva por Link?", ou até "Por que Krystal, de Star Fox Adventures (GC), não pôde ter seu próprio jogo e acabou se tornando mais uma 'dama em perigo'?".
O vídeo mostra isso e mais de uma forma crítica, mas respeitosa. Confira o vídeo:
A crítica ainda explica o intuito do projeto iniciado:
Sarkeesian ainda selecionou algumas imagens de algumas situações dentro de jogos para mostrar como a situação é bem mais frequente do que aparenta:"Eu amo jogar videogames, mas estou muito desapontada com as limitações que as mulheres vêm recebendo nos mesmos. Este projeto irá explorar, analisar e 'desconstruir' a atual visão que temos das mulheres nos jogos. Esta série vai focar mais nos padrões utilizados na indústria de games ao invés de apenas nos "piores" e mais ofensivos."
Ratchel, Ninja Gaiden (Xbox/X360) - 2004 |
Nicole Brennan, Dead Space (PS3/X360/PC) - 2008 |
Rinoa Heartilly, Final Fantasy VIII (PS) - 1999 |
Elena, Pandora's Tower (Wii) - 2012 |
Fonte: Kotaku