ACIGAMES publica carta aberta em repúdio à declaração da ministra de que "games não são cultura"

em 14/03/2013

Após a declaração infeliz da ministra da cultura, Marta Suplicy, de que games não são cultura, e que, portanto, não poderiam ser utilizad... (por Amèlie Poulain em 14/03/2013, via GameBlast)

Após a declaração infeliz da ministra da cultura, Marta Suplicy, de que games não são cultura, e que, portanto, não poderiam ser utilizados com o vale-cultura, a ACIGAMES, Associação Comercial, Industrial e Cultural de Games publicou uma carta aberta em repúdio a tal afirmação. A carta cita o jogo Toren, recentemente aprovado pela Lei Rouanet, do mesmo ministério, e também jogos que estimulam o aprendizado.

Para a associação, a declaração deixa claro que a ministra não considera games como uma forma de cultura, e o presidente, Moacyr Alves Jr afirma: “Infelizmente essa notícia pode se espalhar no mundo inteiro que hoje enxerga games como uma das mais fortes fontes de renda na economia criativa e de cultura, ultrapassando a indústria do cinema já a dois anos. Se games não são considerados cultura por nossa própria ministra é uma afirmação de grave preconceito e um desrespeito a todos os trabalhos acadêmicos e ciêntificos na área. Games são a nova expressão digital do mundo e nos países desenvolvidos isso é deixado bem claro”

A carta inclui uma declaração parecida da FATEC, Faculdade de Tecnologia de São Caetano do Sul, também em carta aberta.

Fonte: ACIGAMES

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.