Dos consoles ao Windows
Capa japonesa de RMDS |
Porém, principalmente naquela época, compartilhar o jogo que você tinha criado com todo suor e esforço era muito difícil e as versões para computadores fizeram mais sucesso. O RPG Maker 95 foi o primeiro, lançado em 1997, que é raramente utilizado hoje. Depois dele, vieram as versões 2000 e 2003 (em 2000 e 2002, respectivamente), que são muito utilizadas até hoje, inclusive por brasileiros. Muitas mudanças vieram desde a primeira versão até as do terceiro milênio, nas quais, atualmente, é possível fazer um perfeito jogo old-school, remetendo aos clássicos do NES e SNES.
A real revolução veio com o RPG Maker XP, lançado em 2005, o primeiro lançado em todo o mundo para computadores, trazendo o RGSS (Ruby Game Scripting System), uma espécie de linguagem de programação própria da engine baseada em Ruby, que aumentou as possibilidades de criação para o infinito, em comparação com a chamada “programação por eventos”, disponível desde a primeira versão, que era bem limitada. Junto com as novas versões do sistema (RGSS2 e RGSS3), vieram também as novas versões RPG Maker VX (lançada em 2008) e VX Ace (lançada em 2012).
Imagem de abertura do RPG Tsukuru 2000 |
O pulo do gato: o RTP
Por algum motivo, usuários do RPG Maker gostam de siglas. Chamam a engine de RM, os sistemas de batalhas em tempo real de ABS (Action Battle System), as interfaces gráficas de valores como HP, MP e experiência de HUD e conhecem muito um tal de RTP. Seu nome completo é Run Time Package e serve como base primária de, praticamente, qualquer jogo feito na plataforma.
Gráficos disponíveis no RTP do RPG Maker VX |
Por mais que se queira fazer um jogo original com seus próprios recursos originais, o RTP serve como uma luva para quem quer apenas fazer um jogo amador. Tudo está lá, é só colocar as ideias pra funcionar. Ainda que isto não seja que isto não seja tão professional quanto se deseja e que muitos usuários fujam o quanto podem do RTP (experiência própria!), ele, provavelmente, foi o responsável por tornar o RPG Maker tão famoso e base de muitos jogos ótimos. Espera, você não conhece nenhum? Sério?
As pérolas do RPG Maker
O RPG Maker é berço de ótimos jogos, conhecidos por todos, e de grandes pérolas, que são conhecidas por quase ninguém, mas que valem a pena serem jogados. Os que abaixo estão são apenas 0,1% de tudo que o ser humano já conseguiu fazer nele:
- To The Moon: sim, a história sobre um sonho de ir à Lua que mais se fala atualmente no cenário indie foi feito em RPG Maker XP! Esse jogo já ganhou prêmios, foi parar no Steam e até ganhou versão em português recentemente... Um ótimo jogo, com uma ótima trama;
- Yume Nikki: um jogo japonês sobre uma garotinha que viaja pelos seus sonhos em busca de respostas é um dos mais famosos no quesito RM. Feito na versão 2003, vale muito a pena ser jogado, mesmo que esteja na língua nipônica;
- Vila do Nevoeiro R.E.L.I.D.O: lembra quando você viu gráficos 3D renderizados em Donkey Kong Country, em plena era de ouro do SNES? A mesma coisa acontece com este jogo, que apresenta o mesmo estilo de gráfico para o RPG Maker XP, além de uma ótima trama de terror;
- A Princesa da Torre: este vem pra mostrar que o RPG Maker não é só pra fazer RPGs e consegue ser bem versátil, como este jogo de tabuleiro com algumas batalhas com sequência de setas: curto, porém divertido e bonitinho;
- Poseidon: Deus dos Mares: trazendo toda uma atmosfera baseada na mitologia greco-romana, este jogo é um grande RPG feito na plataforma, ótimo para arrancar bons momentos de jogatina;
- Inside: um dos maiores desafios desta engine é fazer jogos em plataforma e este título consegue demonstrar que é possível, mesmo no RPG Maker 2000 (e com gráficos 8-bit!).
São apenas alguns dos jogos, muitos desses brasileiros. Aliás, Brasil e Portugal são um grande berço de jogos em RPG Maker e boa parte disso cabe às grandes comunidades sobre o programa em português que existem na internet, como a Mundo RPG Maker, a Reino RPG, a Central RPG Maker e o Santuário RPG Maker. Eles podem ser um bom lugar se você quiser começar no desenvolvimento de jogos! Eu comecei pelo RPG Maker e muita gente também... Do que você se lembra: qual é a sua nostalgia com o RM?
Revisão: Thyago Coimbra Cabral