Stage Select: The Land of Departure/Castle Oblivion (Kingdom Hearts)

em 23/12/2012

Toda lenda começa em algum lugar. Toda história precisa de um ponto de partida. E alguns lugares são tão especiais que não são palco do ... (por Fellipe Camarossi em 23/12/2012, via GameBlast)

Toda lenda começa em algum lugar. Toda história precisa de um ponto de partida. E alguns lugares são tão especiais que não são palco do começo de apenas uma aventura, mas de várias. No Stage Select de hoje vamos falar de The Land of Departure, um mundo mostrado pela primeira vez em Kingdom Hearts: Birth by Sleep. Entretanto, os jogadores dessa famosa série já haviam passado por essa área em um jogo anterior. Era um território sinistro, com ambientes desconhecidos e uma trama envolvendo as memórias dos personagens, sob outra alcunha: Castle Oblivion.

O início de uma aventura

The Land of Departure é um dos poucos mundos em Kingdom Hearts que ficam entre a Realidade da Luz e a Realidade das Trevas. Isto se deve a própria estrutura da natureza deste mundo; é um local de treinamento e de ensinamentos. Geralmente conhecido por nele habitar sempre um Mestre da Keyblade, que deve guardá-lo e mantê-lo entre as duas realidades, preservando, assim, o equilíbrio de todas as coisas. É neste contexto que conhecemos Mestre Eraqus e seus três aprendizes: Aqua, Terra e Ventus.

As correntes dão o aspecto de que o castelo vai sair do lugar a qualquer instante.

Não irei me aprofundar aqui nos eventos ocorridos em Birth by Sleep, mas gostaria de falar um pouco sobre as partes do enredo que tangenciam este local. Antes de Eraqus treinar os seus aprendizes, ele fora treinado por outro mestre junto de Xehanort, famigerado vilão da série Kingdom Hearts, exatamente neste lugar. Portanto, temos que este mundo foi o que desencadeou a aventura de Xehanort para conquistar a escuridão assim como também a aventura dos aprendizes de Eraqus para impedi-lo, que por sua vez, resultou no desenrolar dos papéis de Sora, Riku e Kairi, protagonistas da série como um todo, sendo puxados para o mundo das Keyblades.

No fim do enredo, Aqua assume o seu papel de Mestra da Keyblade e, sabendo que teria de se ausentar do território, ela então ativa o sistema de segurança interno natural de Land of Departure, que transforma-o num castelo confuso no qual todos se perderiam ao andar por ele. Este castelo mais tarde seria conhecido como Castle Oblivion − o “Castelo do Esquecimento”.

A mudança foi meio... Drástica.


Conectando as memórias 

Anos no futuro a Organization XIII, fundada por Xemnas – o Nobody de Xehanort –, encontra o castelo e o transforma em sua segunda base no momento em que Sora e companhia chegam ao local (Kingdom Hearts: Chain of Memories). A esta altura o sistema de segurança do local já foi parcialmente subjugado pelos vilões que utilizam-se dos poderes de Naminé, uma Nobody especial, para criar um labirinto de memórias no decorrer da escalada pelo castelo. Nisso criou-se um sistema artificial de proteção que exigiu de Sora uma grande força de vontade e determinação para chegar até o fim e ter as suas memórias restauradas como deveriam ser.

O cavaleiro da Keyblade jamais suspeitou durante a sua estadia que estava no lugar onde se iniciaram as aventuras dos Mestres da Keyblade que mudaram o curso de sua vida, mas é provável que o local receba novamente o enfoque quando esta verdade vier a tona, eventualmente – já que o final desta saga se aproxima cada vez mais.

Se o Sora soubesse a importância desse lugar...
Apesar de receber bem menos atenção do que Destiny Islands, Land of Departure também foi essencial no decorrer dessa aventura. Tudo bem, não é daqui que o grande mal e o salvador dos mundos surgiram, mas, vamos combinar, se não fosse por este mundo, nenhum deles teria uma Keyblade para seu embate decisivo. Até a próxima pessoal!

Revisão: Samuel Coelho
Siga o Blast nas Redes Sociais
Fellipe Camarossi
Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).