Como você já deve saber, a série Mass Effect é famosa por permitir que o jogador tome uma série de decisões morais que acabam não apenas moldando o caráter de Shepard, o personagem principal, como também o destino de seus amigos e inimigos. Desta maneira, acaba sendo um pouco complicado estabelecer um perfil preciso de Shepard, já que sua personalidade será sempre um espelho das decisões que você toma ao longo da sua própria jornada.
O astronauta cujo nome inspirou o comandante Shepard. |
Não obstante, alguns fatos sobre o personagem não podem ser alterados independente de sua vontade. Depois de se formar no programa de forças especiais N7 da Aliança, Shepard é mandado como oficial para a SSV Normandy, onde seus feitos notáveis levam o personagem a ser condecorado como o primeiro ser humano digno de entrar para os Spectres, uma força-tarefa especial do Conselho da Citadel. E é assim que Shepard chega aonde nenhum homem jamais esteve.
Com a cara do jogador
Muito embora as principais nuances do caráter de Shepard sejam criadas no decorrer dos jogos, conforme você se depara com escolhas morais que decidem se ele vai ser Paragon (escoteiro; mocinho; protetor dos bons costumes) ou renegade (durão; os fins justicam os meios), parte da mentalidade do personagem é montada por meio do Profile Reconstruction.
Aqui é possível estabelecer como foi o passado de Shepard antes do serviço militar e seu perfil psicológico. Shepard pode ser um Spacer, Earth-born ou Colonist, o que pode faze-lo um órfão cuja família foi brutalmente assassinada ou um prodígio que segue a carreira militar dos pais. Psicologicamente, Shepard pode ser um Sole Survivor, War Hero, ou Ruthless, dependendo do tipo de passado que você tiver decidido ter já como membro da Aliança. É aqui que se define se você é um líder que daria sua própria vida para proteger sua tripulação, ou se tudo que importa é cumprir o trabalho, custe o que custar.
Construir o perfil psicológico ajuda na experiência de imersão do jogador. |
Outra escolha curiosa que o jogador pode fazer, mas esta no decorrer da aventura, é a opção sexual de Shepard. Se você quiser ser um solteirão convicto, tudo bem, vá em frente. Porém Mass Effect estimula você a formar um casal com quem bem entender. Está a fim da ordenança da nave ou de uma bela e exótica alienígena? Tudo bem! Quer manter um relacionamento com alguém do mesmo sexo? Problema nenhum. Mass Effect é uma franquia que, felizmente, sempre tratou a sexualidade com muita naturalidade.
Shepard prova que o amor não conhece limites de raça, planeta, ou opção sexual. |
Pastor, lenda, ícone dos videogames
O fim da saga aborreceu alguns fãs, que "xingaram muito no twitter". |
Numa decisão sem precedentes na indústria, foi lançado o primeiro "patch de roteiro" da história dos videogames, numa tentativa de sanar a fúria dos internautas mais esquentadinhos. A fina ironia é que, independente do que você ache do final de Mass Effect, há dezenas de encerramentos mais inadequados no mercado, e nenhum deles gerou tamanha comoção popular.
Mesmo com esse triste incidente, devemos sempre nos lembrar de Shepard não como o ícone de uma desnecessária polêmica, mas como um dos maiores heróis dos videogames. Um verdadeiro líder, cuja sede de aventura deveria servir de exemplo para todos nós. Mas não acredite em mim, ouça essa música e tente não se apaixonar. Meu nome é Thomas Shepard, e esse é meu vídeo favorito na Citadel:
Revisão: Leandro Freire